Estudo:

CAPÍTULO 12 – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS - SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA – itens 07 e 08

HORA DO EVANGELHO NO LAR


“... Eu, porém, digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra...” – (Mateus, V:39.)



PRECE INICIAL

Que a Paz de Jesus permeie nossos corações hoje e sempre.

Vamos buscando em nossos pensamentos a figura meiga de Jesus, pedindo ao Divino Amigo que nos envolva e nos ampare neste momento de estudos e de reflexões.

Que possamos nós Senhor, realmente, aproveitarmos as lições benditas e transformadoras para alterarmos o rumo de nossas vidas e que possamos caminhar sempre rumo a nossa evolução espiritual.

Ampare Senhor, a todos que comungam do mesmo ideal, que se encontram na mesma sintonia e especialmente aqueles que ainda não Te encontraram.

Que tenhamos força, fé, ânimo firme e coragem para continuarmos buscando o nosso aperfeiçoamento espiritual, amando e respeitando nossos companheiros de jornada.

Rogamos que nos abasteça de oportunidades e que saibamos reconhecê-las e aproveitá-las em nosso próprio benefício.

Graças vos damos Mestre Jesus por tudo que nos deixou, pelo imenso amor com que nos envolve sempre.

Agradecidos, com nossos corações pacificados e repletos de amor, iniciamos nossos estudos em Teu nome, em nome dos benfeitores espirituais responsáveis por esta tarefa de amor, mas sobretudo, em nome de Deus, nosso Pai.

Que Tuas bênçãos recaiam sobre todos nós, agora e sempre.

Permaneça conosco e que assim seja!



MENSAGEM INICIAL

Acalma-te

"...A Deus tudo é possível..." - Jesus (MATEUS, 19:26.).

Seja qual for a perturbação reinante, acalma-te e espera, fazendo o melhor que possas.

Lembra-te de que o Senhor Supremo pede serenidade para exprimir-se com segurança.

A terra que te sustenta o lar é uma faixa de forças tranquilas.

O fruto que te nutre representa um ano inteiro de trabalho silencioso da árvore generosa.

Cada dia que se levanta é convite de Deus para que lhe atendamos à Obra Divina, em nosso próprio favor.

Se te exasperas, não lhe assimilas o plano.

Se te aperfeiçoas à gritaria, não lhe percebes a voz.

Conserva-te, pois, confiante, embora a preço de sacrifício.

Decerto, encontrarás ainda hoje corações envenenados que destilam irritação e desgosto, medo e fel.

Ainda mesmo que te firam e apedrejem, aquieta-te e abençoa-os com tua paz.

Os desesperados tornarão à harmonia, os doentes voltarão à saúde, os loucos serão curados, os ingratos despertarão...

É a Lei do Senhor que a luz domine a treva, sem ruído e sem violência.

Recorda que toda dor, como toda nuvem, forma-se, ensombra e passa...

Se outros gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam, acalma-te e espera...

Não olvides a palavra do Mestre quando nos afirmou que a Deus tudo é possível, e, garantindo o teu próprio descanso, refugia-te em Deus.



Emmanuel – “Palavras da Vida Eterna”, psicografia de Francisco Cândido Xavier.



LEITURA DO EVANGELHO

CAPÍTULO 12 – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS – SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA – itens 07 e 08.



7 – Vós tendes ouvido o que se disse: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quer demandar-te em juízo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregado mil passos, vai com ele ainda mais outros dois mil. Dá a quem te pede, e não volte às costas ao que deseja que lhe emprestes. (Mateus, V: 38-42).



8 – Os preconceitos do mundo, a respeito daquilo que se convencionou chamar ponto de honra, dão esta suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e do exagerado personalismo, que leva o homem à geralmente retribuir injúria por injúria, golpe por golpe, o que parece muito justo para aqueles cujo senso moral não se eleva acima das paixões terrenas. Eis por que dizia a lei mosaica: Olho por olho e dente por dente, mantendo-se em harmonia com o tempo em que Moisés vivia. Mas veio o Cristo e disse: “Não resistais aos que vos fizer mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra”. Para o orgulhoso, esta máxima parece uma covardia, porque ele não compreende que há mais coragem em suportar um insulto, que em se vingar. E isto, sempre, por aquele motivo que não lhe permite enxergar além do presente. Deve-se, entretanto, tomar essa máxima ao pé da letra? Não, da mesma maneira que aquela que manda arrancar o olho, se ele for causa de escândalo. Levada às últimas consequências, ela condenaria toda repressão, mesmo legal, e deixaria os campos livres aos maus, que nada teriam a temer; não se pondo freio às suas agressões, bem logo todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da natureza, nos diz que não devemos entregar de boa-vontade o pescoço ao assassino. Por essas palavras, Jesus não proibiu a defesa, mas condenou a vingança. Dizendo-nos, para oferecer uma face quando formos batidos na outra, disse, por outras palavras, que não devemos retribuir o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que tende a reduzir-lhe o orgulho; que é mais glorioso para ele ser ferido que ferir; suportar pacientemente uma injustiça que cometê-la; que mais vale ser enganado do que enganar, ser arruinado que arruinar os outros. Isto, ao mesmo tempo, é a condenação do duelo, que nada mais é que uma manifestação do orgulho. A fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa o mal impune, é a única que nos pode dar força de suportar, pacientemente, os atentados aos nossos interesses e ao nosso amor próprio. Eis por que vos dizemos incessantemente: voltai os vossos olhos para o futuro; quanto mais vos elevardes, pelo pensamento, acima da vida material, menos sereis feridos pelas coisas da Terra.



REFLEXÕES: Não resistir ao mal, significa não investir contra ele, no esforço de combatê-lo, com a mesma vibração, revidando da mesma maneira ou com mais violência, mas vencê-lo de forma pacífica, demonstrando não o acolher em si.

Jesus é o maior exemplo da coragem do não revidar, não só na prisão e na crucificação, mas como também exemplificou isso durante toda sua vida. Jesus não condenou a defesa, mas sim a vingança, que iguala ou rebaixa a condição espiritual da vítima ao agressor.

Oferecer a outra face significa não revidar, não se exaltar.

A lei da evolução, por si só, nos mostra que é preferível ser ferido do que ferir, ser ofendido do que ofender, ser enganado do que enganar, suportar uma injustiça do que ser injusto, ser arruinado do que arruinar, porque está se preparando para um futuro melhor, sem dívidas a pagar, com méritos a receber e mais tranquilidade interior.

Essa certeza faz com que os acontecimentos e situações desagradáveis ou de dores sejam entendidos como obstáculos a serem vencidos, oportunidades de prática dos ensinamentos de Jesus, e ao invés de provocar desesperos ou revolta, provocam sentimentos doces e suaves de humildade, de resignação, de libertação das imperfeições e a pessoa se sente mais próxima de Deus, da paz e da felicidade.





PRECE E VIBRAÇÕES



"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]



Com nossos pensamentos e sentimentos elevados vamos à prática da caridade.

Neste dia, humildemente, Te pedimos Mestre Jesus que nos envolvas e derrame Tua Luz em nossa direção.
Cubra-nos com Tua proteção, reabastece nossas energias, fazendo-nos compreensão.

Com nosso coração elevado vamos vibrando sentimentos de Paz, de Amor, de Harmonização, de Saúde e Equilíbrio em benefício de todos os nossos irmãos sejam eles encarnados ou desencarnados.
Vibremos por todos aqueles que caminham pela vida sem deixarem-se ofuscar pelas facilidades da matéria.
Vibremos por todos que, tendo uma compreensão maior das suas reais necessidades, não se deixam enganar pelo brilho que se esconde atrás do poder.
Vibremos por todos que vivem com tranquilidade o seu dia-a-dia, sem se preocuparem com o amanhã. Pois dentro deles reina a certeza que o Pai não abandona um filho seu.
Vibremos por aqueles que, na aceitação das determinações do Pai, têm a certeza que esse é o caminho do aprendizado, da humildade e da fé num porvir melhor.
Vibremos pelos que aceitam a vida sem murmurar, pois deles é o reino dos céus.

Vibremos especialmente e amorosamente por todos os que estejam doentes, obsedados, solitários, desesperançados, desempregados; pelos idosos, pelas crianças, pelos jovens, por todas as famílias, a nossa também;

Vibremos por nosso Brasil, por nosso povo sofrido; por nosso Estado; nossa cidade; nossos vizinhos e companheiros de jornada.

Vibremos carinhosamente por nossa Casa Espírita e por todos seus colaboradores, voluntários e assistidos, que todos sejam amplamente abençoados, esclarecidos e fortalecidos.

Jesus Amigo, neste momento em que vamos encerrando nossos estudos, queremos Te pedir ainda, que permita aos Espíritos Consoladores derramarem por toda a parte a Paz, a Esperança e a Fé e, depositarem em nossas águas os fluidos divinos e assim, através deles recebermos as bênçãos que tanto necessitamos para reequilibrarmos a saúde física, mental e espiritual.

E assim Senhor, agradecidos e pacificados, encerramos nossos estudos de hoje.

Permaneça conosco e que assim seja.



Paz e Bem!