Estudo:

CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – Fora da Igreja não há Salvação - Fora da Caridade não há Salvação – itens 8 e 9.

HORA DO EVANGELHO NO LAR 
 
A máxima: Fora da caridade não há salvação é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência.” (ESE – Cap. 15 – item 8)  
 
PRECE INICIAL  
Senhor, nesta semana que se inicia, queremos Te pedir a paz, a sabedoria, a força.
Queremos olhar o mundo com olhos cheios de amor, sermos pacientes, compreensivos, mansos e prudentes, vermos além das aparências os Teus filhos, como Tu mesmo os vês e, assim, vermos somente o bem em cada um deles. 
Fecha nossos ouvidos a toda calúnia.
Guarda nossa língua de toda maldade. 
Que só de bênçãos se encham nossos espíritos, que sejamos tão bondosos e alegres que todos quantos se achegarem a nós sintam a Tua presença. 
Reveste-nos de Tua beleza, Senhor, e que, no decorrer desta semana que se inicia, nós não Te ofendamos e possamos Te revelar a todos que se aproximarem de nós, através de nossas ações e de nossos sentimentos. 
E assim Senhor, em Teu nome, com Tua proteção e amparo, iniciamos os estudos do Evangelho.  
Que possamos compreender e aplicar em nossos dias os Teus ensinamentos. 
Sê conosco Senhor hoje e sempre. 
Que assim seja. 
 
 
MENSAGEM INICIAL 
Caridade sempre 
Enquanto vigoravam conceitos religiosos procedentes das mais diversas escolas de fé, os Excelsos Benfeitores da Humanidade, através de Allan Kardec, foram concludentes: "Fora da Caridade não há salvação. " Caridade não apenas como virtude teologal. 
Caridade não somente como diretriz religiosa. 
Caridade não implícita como condicionamento de fé. 
Caridade pura e simplesmente como norma de comportamento. 
A diretriz lapidar por isso mesmo é a síntese de toda a vida de Jesus, em atos, através da exaltação do amor no seu sentido mais eloquente, consoante Ele mesmo o exemplificou. 
 
Quando Hilel, o velho, o nobre doutor judeu do Século I antes do Cristo, foi interrogado por um jovem discípulo que lhe solicitou ensinasse toda a Bíblia durante o tempo em que ele se pudesse manter de pé, num só pé, teria respondido o sábio: — "Amai!" Surpreendido ante a resposta sintética e inesperada voltou a inquirir o moço:
— "Bastará só isso? E o restante?" Ao que concluiu o pensador: — "O restante do que se encontra na Bíblia é explicação disso: o amor!"  
 
Parafraseando o inolvidável mestre israelita, poderíamos também afirmar que todas as lições do amor e da sabedoria, a se fixarem soberanas em "O Evangelho segundo o Espiritismo", podem sintetizar-se na Caridade. 
Caridade antes da aflição do companheiro de rumo. 
Caridade durante o sofrimento do coração ao lado. 
Caridade depois de passada a tribulação de quem segue conosco. 
Caridade em pensamentos, em palavras e atos. 
Caridade silenciosa, atuante, que desculpa e ajuda. 
Caridade compreensiva, renovadora, que perdoa e esclarece. 
Caridade sempre. 
 
Há, no entanto, dentre as muitas conotações de referenda à Caridade, migalhas de dever que deixamos desperdiçar em múltiplas oportunidades, descuidados. 
 
Anotemos algumas: Gratidão aos combalidos genitores nos dias sacrificiais da senectude — dever, e caridade efetiva. 
Esquecimento da ingratidão dos filhos invigilantes, tragados pela voragem da insensatez — dever, e caridade de assistência continuada. 
Salários dignos aos servidores domésticos e conversações edificantes com eles para que se libertem da engrenagem da ignorância e da rebeldia — dever, e caridade fraternal. 
Cordialidade com vizinhos e colegas de trabalho, mesmo difíceis ou irresponsáveis — dever, e caridade da tolerância. 
Generosa paciência com parentes da consanguinidade, enfermos e impertinentes — dever, e caridade familial. 
Oração pelos perseguidores encarnados e desencarnados como hábito de higienização psíquica — dever, e caridade espiritual. 
Pão, medicamento e agasalho àquele que sente necessidade de socorro material, mas oportunidade de trabalhar — dever, e caridade libertadora da miséria. 
 
Muitos falarão em filantropia e ética social, filiar-se-ão a organizações respeitáveis e pomposas, aficionadas da imprensa de propaganda larga, descrevendo a nova mentalidade hodierna. Muitos apresentarão explicações ruidosas sobre deveres sociais e humanos, reprochando tuas atitudes discretas. 
 
Não te detenhas em conflitos desnecessários, mas sobretudo não te esqueças da beneficência e fixa-te na Caridade de Jesus para conosco, caridade sempre nova, sempre atual, sem exigências, sem ruídos, e deixa-te clarear interiormente por essa estrela refulgente, que, brilhando em todos pela eternidade, vem conduzindo o homem a Deus. 
 
De “Lampadário Espírita”, Cap. 50 – Divaldo Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis.  
 
LEITURA DO EVANGELHO  
CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – 
Fora da Igreja não há Salvação - Fora da Caridade não há Salvação – itens 8 e 9. 
 
8 – Enquanto a máxima: Fora da caridade não há salvação apoia-se num princípio universal, abrindo a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o dogma: Fora da Igreja não há salvação apoia-se, não na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, mas na fé especial em dogmas particulares. É, portanto, exclusivista e absoluto. Em vez de unir os filhos de Deus, divide-os. Em vez de incitá-los ao amor fraterno, mantém e acaba por legitimar a animosidade entre os sectários dos diversos cultos, que se consideram reciprocamente malditos na eternidade, sejam embora parentes ou amigos neste mundo; e desconhecendo a grande lei de igualdade perante o túmulo, separa-os também no campo-santo. A máxima: Fora da caridade não há salvação é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-se esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua maneira de adorar o Criador, eles se dão às mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma: Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e perseguem-se mutuamente, vivendo como inimigos: o pai não ora mais pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que se julgam reciprocamente condenados, sem remissão. Esse dogma é, portanto, essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica. 
 
9 – Fora da verdade não há salvação seria equivalente a Fora da Igreja não há salvação, e também exclusivista, porque não existe uma única seita que não pretende ter o privilégio da verdade. Qual o homem que pode jactar-se de possuí-la integralmente, quando a área do conhecimento aumenta sem cessar, e cada dia que passa as ideias são retificadas? A verdade absoluta só é acessível aos Espíritos da mais elevada categoria, e a humanidade terrena não pode pretendê-la, pois que não lhe é dado saber tudo, e ela só pode aspirar a uma verdade relativa, proporcional ao seu adiantamento. Se Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral, enquanto que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, pode ser praticada por todos. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo que a salvação, independente da forma de crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não estabelece: Fora do Espiritismo não há salvação, e como não pretende ensinar toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, máxima que dividiria em vez de unir, e que perpetuaria a animosidade. 
 
REFLEXÕES: Salvação da alma, na conceituação espírita, é a libertação do Espírito das nossas imperfeições, através do desenvolvimento das qualificações nobres que trazemos em nós, desde nossa criação por Deus.  
Allan Kardec inicia a lição de hoje, fazendo um paralelo entre o dogma religioso: “Fora da Igreja não há salvação”, “Fora da Verdade não há salvação” e o lema do espiritismo:” “Fora da caridade não há salvação”. 
O primeiro, “Fora da Igreja não há salvação”, é exclusivista, provoca divisões entre os homens, porque se apoia numa fé especial, em dogmas particulares.  
Fora da Igreja não há Salvação, equivale a dizer: “Fora da verdade não há salvação”, que é igualmente exclusivista e falsa, uma vez que ninguém, nenhuma doutrina religiosa ou não, pode ter o monopólio da verdade. Afinal de contas, quem pode conhecer toda a verdade? “Se Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral”, isto é, ninguém seria feliz, ninguém seria salvo.  
O Espiritismo ensina que a única fórmula de alcançarmos a felicidade eterna, está em nos tornarmos bons, prestativos, fraternos e úteis à coletividade.  
O espiritismo, com esse lema, “Fora da caridade não há salvação”, admite que a salvação não depende da fé religiosa, mas sim do cumprimento da lei divina que manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.   
Assim, salvação é sinônimo de evolução: o espírito só evolui à medida que aprende a amar ao próximo, auxiliando a diminuir suas dores e praticando a caridade.  
A salvação segundo o Espiritismo é a salvação de nós mesmos, de nossas imperfeições morais. É a superação dos nossos vícios e defeitos, substituindo-os pelas virtudes e qualidades que já trazemos latentes em nós. 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Com nossos pensamentos elevados, envolvidos em vibrações de amor e paz, pedimos: 
Mestre Jesus abençoe e suavize as dores de todos aqueles que estão sofrendo internados nos hospitais, muitos em suas próprias casas, outros nos asilos ou pelas ruas, sofrendo dores físicas e espirituais, que eles tenham o lenitivo para suas dores. 
Guia Senhor a todos aqueles que se acham perdidos em meio aos vícios, a solidão, a depressões, desconsolados e desamparados de si mesmos. Tenha piedade deles Senhor. Que Teu roteiro de amor os guie para os caminhos da recuperação. 
Que as crianças e os jovens recebam sempre amor e orientação que os conduza sempre pelos caminhos do bem. 
Abençoe e Proteja nossa Casa Espírita e todos seus colaboradores, para que possa continuar sendo o porto seguro das almas aflitas que buscam o socorro e amparo espiritual e material. 
Abençoe nossos familiares, aos amigos e principalmente Mestre, abençoe aqueles que ainda não te conhecem e não aceitam teus ensinamentos. 
Que a Proteção Divina se estenda por todos os lares, ao nosso também. Que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor. Que em cada lar não falte a Tua presença e nem o pão de cada dia, que não falte a doçura das palavras e nem mesmo a amabilidade dos gestos, pois um lar regado a amor, tudo se torna mais doce e suave, e os problemas ficam pequenos em relação a sabedoria e ao discernimento que temos para conduzi-los.  
E quanto a nós Senhor, Te pedimos: abençoe nossos caminhos, ilumina nossas escolhas e nos livra de todo mal. Conceda-nos uma jornada tranquila, regada de paz, harmonia, amor e alegrias, fazendo-nos perceber sempre que o trabalho do bem nos aguarda em toda parte.  
Não nos permitas perder tempo através de indagações inúteis.
Lembra-nos por misericórdia, que estamos no caminho da evolução, com nossos semelhantes, não para consertá-los e sim para atender a nossa própria melhoria.  
Induza-nos a respeitarmos os direitos alheios, afim de que os nossos sejam preservados.
Dê-nos consciência do lugar que nos compete, para que não estejamos a exigir da vida aquilo que não nos pertence. 
Não nos permita sonhar com realizações incompatíveis com nossos recursos, entretanto por acréscimo de bondade fortaleça-nos para execução das pequeninas tarefas ao nosso alcance.
Apaga-nos os melindres pessoais, de modo que não nos transforme em estorvo diante dos irmãos com os quais convivemos cooperando.  
Auxilia-nos a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-nos em pessoas intratáveis. 
Mostra-nos por piedade Senhor, o quanto podemos fazer nas obras usando paciência e coragem. 
Concede-nos forças para irradiarmos a paz e o amor que nos ensinastes, e sobretudo Senhor, perdoa nossas fragilidades e sustenta nossa fé para que possamos estar sempre em junto a Ti, servindo aos nossos semelhantes, nossos irmãos. 
Que Tua paz e Teu amor nos envolvam sempre a todos nós. 
Seja Senhor, nossa companhia e que assim seja. 
 
 
Paz e Bem.