Estudo:

CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO - O Maior Mandamento – itens 4 a 5

HORA DO EVANGELHO NO LAR 
 
“Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” (ESE, Cap. 15, ítem 5). 
 
 
PRECE INICIAL  
Jesus amigo, Mestre de todas as horas, mais uma vez estamos aqui reunidos em Teu nome e queremos pedir-te que nos abençoe e nos ampare nos estudos de hoje. 
Rogamos Senhor, para todos os companheiros, participantes, o Teu ampara e Tua proteção, que todos possam ser fortalecidos em suas fragilidades e que todos nós sejamos envolvidos e inspirados pelo Teu Doce Amor. 
E assim, em Teu nome Mestre Jesus, iniciamos o estudo e as reflexões de hoje. 
Permaneça conosco e que Assim Seja. 
Graças a Deus, Graças a Jesus. 
“Pai nosso...”  
 
 
MENSAGEM INICIAL 
CONCESSÕES  
 
Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” - Jesus (Mateus, 6: 42). 
 
Enquanto podes agir no corpo terrestre, medita, de quando em quando, naqueles que largaram, sob regime de compulsória, os talentos que o mundo lhes confiou.  
Para isso, não é necessário recorrer ao arquivo dos milênios e nem consultar a pompa dos museus.  
Alinha na memória os que viste partir nos últimos vinte anos!  
Líderes do povo, que detinham o poder de influenciar a multidão, abandonaram o leme das ideias que governavam, impelidos de chofre a varar a névoa do túmulo.  
Delegações de competência para resolver as necessidades do próximo, viram-se, de momento para outro, privados das propriedades que ajuntaram, coagidos a entregá-las ao arbítrio dos descendentes...  
Missionários de diferentes climas religiosos, que mantinham a possibilidade de consolar e instruir, desceram, precipitadamente, das galerias de autoridade, em que traçavam princípios para as estradas alheias...  
Criadores do pensamento, que sustinham a prerrogativa de impressionar pessoas, através do verbo falado ou escrito, tiveram, de súbito, a palavra cassada pela desencarnação ou pela afasia, muitas vezes, no exato momento em que mais desejavam comandar a oratória ou o cérebro lúcido...  
Pensa neles, os beneficiários das concessões divinas que te precederam na morte e faze hoje algo melhor que ontem, nos domínios do bem, para que o bem te favoreça.  
Não apenas os dons da inteligência, mas também o corpo físico, as vantagens diversas, os patrimônios afetivos e até mesmo as dores que te povoam as horas são recursos de que te aproprias na Terra, com permissão do Senhor, para investi-los na construção da própria felicidade.  
As leis que vigem no plano físico são fundamentalmente as mesmas que orientam as criaturas no plano espiritual.  
Um empréstimo fala sempre da generosidade do credor que o concede, mas revela igualmente, na contabilidade da vida, o bem ou o mal que se faz com ele. 
De “Livro da Esperança” - Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel 
 
LEITURA DO EVANGELHO  
CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – O Maior Mandamento – itens 4 a 5. 
 
4 – Mas os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, se ajuntaram em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhes disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XII: 34-40) 
 
5 – Caridade e humildade, esta é a única via de salvação; egoísmo e orgulho, esta é a via da perdição. Esse princípio é formulado em termos precisos nestas palavras: “Amarás a Deus de toda a tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo; estes dois pensamentos contêm toda a lei e os profetas”. E para que não houvesse equívoco na interpretação do amor de Deus e do próximo, temos ainda: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo”, significando que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz. Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da caridade não há salvação. 
 
REFLEXÕES: O amor a Deus, na aceitação das Suas leis, leva o homem a desenvolver em si o amor ao próximo, seus familiares, vizinhos, amigos, colegas, pessoas que vê nas ruas, porque vê em todos, filhos de Deus como ele; pessoas que sonham, trabalham, amam, tentam resolver seus problemas, suas dificuldades, nas lutas de todos os dias, errando, acertando, mas sempre no esforço de viver, como todo filho de Deus, cada um nas suas possibilidades, e todos no mesmo caminho do progresso, da evolução permanente. Quem ama a Deus, ama seus irmãos, e quem ama seus irmãos ama a Deus. Não se pode amar a Deus e desprezar Seus filhos, Sua obra. Não se pode amar o próximo sem amar a Deus, que é o Seu Criador. Assim, aprendendo a amar o próximo, o homem desenvolve o amor a Deus, porque através desse amor vai percebendo a Sua sabedoria e o Seu Amor. Amando a Deus, é levado a amar aos homens, que lhe são irmãos, filhos do mesmo Pai, compreendendo-os nas suas necessidades e dificuldades. E esse amor a Deus e ao próximo levam os homens a praticar a caridade, que é o amor em ação, a única via de salvação, ou seja, da libertação da ignorância, do apego à matéria, da imperfeição, na transcendência espiritual. Assim entendendo, Allan Kardec escreveu que todos os deveres do homem se encontram resumidos na máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, que ele constituiu para lema do espiritismo. 
PRECE FINAL E VIBRAÇÕES  
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
E assim, Mestre Jesus, agradecidos por estes momentos de reflexões e estudo do Teu Evangelho, vamos caminhando para o encerramento e Te pedimos Mestre, auxilia-nos neste momento a auxiliarmos aos nossos semelhantes, aos nossos irmãos.  
Confiantes em Jesus, vamos todos juntos abrir nossos corações em vibrações de amor: 
Vamos vibrar pela Paz Mundial e pela harmonia entre todos os povos, vibrar pelo nosso Brasil, por nosso Estado, por nossa cidade, nosso Bairro, nossos vizinhos... 
Vibremos por todos os líderes religiosos, por nossas casas espíritas, pelas federativas e por este ambiente virtual que nos acolhe para nossas reflexões. 
Vibremos por todos aqueles que sofrem, que se encontram enfermos da alma ou do corpo físico, pelos encarcerados, pelos órfãos, pelas casas de repouso, asilos e manicômios.  
Vibramos Senhor, por todos os lares da Terra, principalmente por aqueles que se encontram em desarmonia. Pelo nosso lar também. 
Abençoe Senhor a todos aqueles que partiram deste mundo, que possam através de seus incansáveis trabalhadores obterem esclarecimentos e terem a aceitação de sua nova condição. 
Finalmente pedimos por todos nós Senhor que, aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, para que possamos receber sempre as gotas do orvalho de Teu amor.  
Obrigada Jesus, por permitir que Teus Ensinamentos cheguem até nós; por nos dar a esperança de que um dia também poderemos atingirmos a Tua perfeição; pelo Teu amor infinito e pela dedicação com que nos cuida, ampara e consola. 
Mestre Amado, rogamos que, através da fluidificação de nossas águas, possamos receber os medicamentos que necessitamos para nossas dores físicas, espirituais, morais e mentais, amenizando assim nossas aflições. 
Que as reflexões de hoje penetrem em nossos corações, trazendo-nos renovação de pensamentos, de atitudes, fazendo-nos enxergar que somente levaremos desta vida os valores que transformam nossos Espíritos. 
Que Tua paz nos envolva agora e sempre. 
Que assim seja. 
 
 
Paz e Bem.