Estudo:

CAPÍTULO 16 – PARÁBOLA DO MAU RICO – item 5

HORA DO EVANGELHO NO LAR

 
Ajuntai tesouros no céu" - disse-nos o Senhor.(Mateus, 6:20.) 
 
PRECE  
Senhor Jesus, Mestre amigo, abençoa este momento em que nos dedicamos a serviço do amor, momento em que unimos nossos sentimentos e nossos pensamentos em torno do Teu Evangelho de Luz. 
Que possamos ser tocados por Tuas mãos luminosas auxiliando-nos a sintonizarmos com Tua frequência para que nossas preces atravessem as barreiras de nossas imperfeições e atinjam as esferas mais superiores. 
Que os mentores espirituais, aqui presentes, harmonizem nosso ambiente para que os estudos sejam produtivos e para que Teus ensinamentos Mestre, toquem profundamente nossos corações, como um bálsamo de amor e paz.  
Que a lição de hoje nos fortaleça e dê discernimento em nossas ações no dia-a-dia.  
E assim, em Teu Nome, em nome dos Benfeitores Espirituais, responsáveis por esta tarefa, mas, sobretudo em nome de Deus, iniciamos nossos estudos de hoje.  
Que assim seja. 
Graças a Deus, Graças a Jesus. 
  
MENSAGEM INICIAL
EMPREGO DE RIQUEZAS 
 
Foge de reprovar todos aqueles que transitam na Terra sob a cruz do dinheiro, a definir-se, frequentemente, por fardo de aflição. 
Não somente os depósitos amoedados podem ser convertidos em trabalho renovador e santificante Todas as disponibilidades da natureza são forças neutras. 
O ouro e o vapor, a eletricidade e o magnetismo não são maus e nem bons em si mesmos; o uso é o denominador comum que lhes revela os bens ou os males decorrentes do controle ou a orientação que lhes imprimimos. 
Meditemos na utilização daquelas outras riquezas que nos felicitam a cada hora. 
No teste individual, é desnecessário ir longe para a justa demonstração. 
Ouçamos a consciência sobre o aproveitamento de todas as preciosas possibilidades do corpo que nos patenteiam a mente. 
Diante de uma cena suspeitosa, observemos a conduta que distamos aos olhos para que nos auxiliem a fixar as imagens edificantes, com espontâneo desinteresse por todos os ingredientes capazes de formar o vinagre da Injúria. 
Escutando essa ou aquela notícia inusitada, reparemos a diretriz que impomos aos próprios ouvidos, de modo a que retenham o melhor das informações recolhidas, a fim de que a nossa palavra se abstenha de tudo o que possa constituir agravo a instituições e pessoas. 
A frente do trabalho, é preciso anotar que espécie de comportamento indicamos aos nossos implementos de manifestação, para que não nos disponhamos a enlaçar os deveres que nos competem, com flagrante prejuízo dos outros. 
Em assuntos do sentimento, será forçoso perguntar, no íntimo, quanto ao procedimento que sugerimos aos nossos recursos de expressão afetiva, para que, em nome do amor, não venhamos a precipitar corações sensíveis e generosos em abismos de criminalidade e desilusão. 
Reflitamos nos talentos divinos que nos abençoam, em todas as esferas da existência e desejando felicidade e vitória, a todos os nossos amigos que se movimentam, no mundo, sob o peso da fortuna transitória, com difíceis problemas a resolver, anotemos com imparcialidade como empregamos, dia a dia, os créditos do tempo e os tesouros da vida, para que venhamos a saber com segurança o que estamos; fazendo realmente de nós. 
Que a paz do Mestre nos envolva. 
 
Do Livro da Esperança, Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier. 
      
LEITURA DO EVANGELHO 
CAPÍTULO 16 – SERVIR A DEUS E A MAMON 
– PARÁBOLA DO MAU RICO – item 5.  
 
 Havia um homem rico, que se vestia de púrpura* e de Holanda**, e que todos os dias se banqueteava esplendidamente. Havia também um pobre mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à sua porta, e que desejava fartar-se das migalhas que caíam da mesa do rico, mas ninguém lhas dava; e os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Ora, sucedeu morrer este mendigo, que foi levado pelos anjos ao seio de Abrão. E morreu também o rico, e foi sepultado no inferno. E quando ele estava nos tormentos, levantando os olhos, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E gritando ele, disse: Pai Abraão, compadece-te de mim, e manda cá Lázaro, para que molhe em água a ponta do seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou atormentado nesta chama. 
E Abraão lhe respondeu: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e de que Lázaro não teve senão males; por isso está ele agora consolado, e tu em tormentos. E demais, que entre vós está firmado um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para cá. E disse o rico: Pois eu te rogo, Pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, e não suceda venham também eles parar a neste lugar de tormentos. E Abraão lhe disse: Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Disse pois o rico: Não, pai Abraão, mas se for a eles algum dos mortos, hão de fazer penitência. Abraão, porém, lhe respondeu: Se eles não dão ouvidos a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite algum dos mortos. (Lucas, XVI: 19-31). 
* púrpura - traje púrpura ou roxo era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza. 
**Holanda – era um Tecido de linho, muito fino. 
 
REFLEXÕES  Cairbar Schutel, no seu livro Parábolas e Ensinos de Jesus, diz que Lázaro representa os excluídos dos direitos humanos, que sofrem as vicissitudes com paciência e resignação, sem revoltas, sem culpar outros, dando de si mesmos o que podem para melhorar a situação, porque confiam em Deus, no seu amor e na sua justiça, certos de que o futuro será melhor.  
O rico da parábola representa os que cuidam das necessidades do corpo e esquecem-se das necessidades do Espírito.  
Vivem somente para si, na satisfação das suas necessidades físicas e materiais.  
São os escravos do mundo, dos seus valores e prazeres, despreocupados da vida além-túmulo, porque não a esperam. 
A riqueza não é um mau em si mesma, é ela que propicia os avanços da ciência, da tecnologia e de todas as inovações úteis à nossa vida. O problema maior está no apego aos bens terrenos.  
Lázaro foi salvo não por ser um pobre homem e o outro um rico, mas sim porque, enquanto o rico passou a vida desprezando os pobres e a Deus, sendo vaidoso e se dedicando apenas a gozar a vida, Lázaro era um pobre sem vaidade, que passou a vida sofrendo com resignação. 
Na pobreza exercitamos a paciência; na riqueza, a humildade.  
Procedendo desta maneira, conquistaremos a verdadeira propriedade, aquela que nenhum ladrão nos roubará, porque representará um patrimônio inalienável de nossas conquistas interiores. 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES - 

 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
  
Senhor Jesus, com nossos pensamentos elevados, envolvidos em vibrações de amor e paz, Te pedimos que nos auxilie para que possamos vibrar em favor de todos aqueles que hoje Senhor estão passando por sofrimentos, dores e aflições.  
Sabemos Mestre Amado que no mundo há muitas aflições, que possamos Senhor com os nossos pensamentos amorosos auxiliar a alguém. E é por isso que Te pedimos Mestre Jesus, Médico Sublime de todas as almas, que abençoe e suavize as dores de todos aqueles que estão nos hospitais, muitos enfermos em suas próprias casas, outros nos asilos ou pelas ruas, com dores físicas e espirituais, que eles possam receber neste momento nossas vibrações e também o lenitivo para suas dores. 
Mestre amado, há tantos seres que estão perdidos em si mesmo, perdidos nos vícios, na solidão e na depressão. Outros tantos Senhor, pensam em desistir, guia Senhor a todos para as sendas da esperança. Tenha piedade deles Senhor.  
Senhor Jesus, que todas as crianças e jovens recebam sempre amor, proteção e orientação para que sejam sempre conduzidas pelos caminhos do bem. 
Rogamos Tuas Bênçãos e Proteção para todas as Casas de Orações, onde Teu Evangelho de Luz é divulgado e ensinado. Que continuem levando Teus ensinamentos, amparando os que sofrem e a todos que ali se aportam, que todos sejam acolhidos pelo Teu imenso amor. 
Vibramos Senhor, por nossos familiares, por nossos amigos, por nossos mentores espirituais que estão sempre a nos proteger, mas vibramos de maneira especial por todos aqueles que ainda não Te conhecem, não aceitam e nem compreendem Teus ensinamentos. 
Que Tua Proteção Divina se estenda sobre todos os lares, ao nosso também, para que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor. 
Vibramos agora, por nós mesmos, rogando que compadeça-Te de nossas fraquezas, de nossas fragilidades e estenda Tuas Mãos Misericordiosas sobre nós, abençoando-nos hoje e sempre, fluidificando nossas águas para que através dela possamos adquirir mais saúde e vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias, para nossa transformação moral e espiritual, para vivermos em harmonia com tudo e com todos.  
Somos gratos Mestre Jesus, por tudo que temos, pelos amigos, por nossos familiares, por nosso trabalho, pelo pão de cada dia, por nossos lares, por nossa saúde, por nossa vida, por Teus ensinamentos, mas, como eternos pedintes, ainda queremos Te suplicar que diante de nossas fragilidades, não percamos a Fé em Ti, em Deus e no futuro. Que em todos os instantes de nossas vidas, sejamos um poema vivo, cantando as bênçãos da resignação, entendendo a razão justa de ser de nossos tormentos e perseverando Contigo até o fim. Cura nossas chagas, Divino Médico de nossa alma e alimenta-nos com as migalhas do Teu Infinito Amor, pois temos fome e sabemos que nos dará o que comer, pois nossa fome é de Ti Senhor Jesus, de Teus ensinamentos, de Teu imenso Amor.
Que assim como Lazaro, nós não deixemos que nossas necessidades materiais nos façam esquecer-Te e que façamos por merecer um dia abraçar-Te em Teu Reino de Amor... mas Senhor, se na Tua parábola, o rico formos nós, remove a catarata que nos obscurece a visão, a fim de possamos perceber os muitos Lázaros que batem em nossas portas.  
Que o farol bendito da caridade ilumine e renove nossas almas para que, sob o Teu influxo amoroso, saibamos saciar a fome daqueles que não têm o necessário para viver.
Que a riqueza não nos faça esquecer-Te e que façamos por merecer um dia podermos abraçar-Te em Teu Reino de Amor... 
Muito obrigado Senhor. 
 
  
Paz e Bem!