Estudo:
CAPÍTULO 17 – SEDE PERFEITOS - OS BONS ESPÍRITAS – item 4
HORA DO EVANGELHO NO LAR
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações”
(ESE – Cap. 17-item 4.)
PRECE
Senhor Jesus, Mestre e Amigo de todas a horas, ao iniciarmos nossos estudos de hoje, pedimos a assistência dos Benfeitores Espirituais e de nossos Mentores Espirituais, a fim de que nos esclareçam, nos deem o discernimento que necessitamos para compreendermos os Teus ensinamentos e aplicá-los em nosso dia-a-dia.
Mestre Jesus nos dê sempre força, coragem e perseverança para podermos reprimir em nós, toda tendência ao mal.
Fazei com que compreendamos que podemos melhorar e aproveitar as inúmeras oportunidades que nos oferece para trilharmos os caminhos do bem.
E assim, protegidos e amparados, em nome de nosso Mestre Jesus, iniciamos as nossas reflexões, o estudo do Evangelho.
Que assim seja.
LEITURA DO EVANGELHO
CAPÍTULO 17 – SEDE PERFEITOS - OS BONS ESPÍRITAS – item 4 .
4 – O Espiritismo bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, conduz forçosamente aos resultados acima, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pois um e outro são a mesma coisa. O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.
Muitos, porém, dos que creem na realidade das manifestações, não compreendem as suas consequências nem o seu alcance moral, ou, se os compreendem, não os aplicam a si mesmos. Por que acontece isso? Será por uma falta de precisão da doutrina? Não, porque ela não contém alegorias, nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é a sua própria essência, e é isso que lhe dá força, para que atinja, diretamente a inteligência. Nada tem de mistérios, e seus iniciados não possuem nenhum segredo que seja oculto ao povo.
Seria necessária, então, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, pois veem-se homens de notória capacidade, que não a compreendem, enquanto inteligências vulgares, até mesmo de jovens que mal saíram da adolescência, apreendem com admirável justeza as suas mais delicadas nuanças. Isso acontece porque a parte, de qualquer maneira, material da ciência, não requer mais do que os olhos para ser observada, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, que podemos chamar de maturidade do senso moral, maturidade essa independente da idade e o grau de instrução, porque é inerente ao desenvolvimento, num sentido especial, do espírito encarnado.
Em algumas pessoas, os laços materiais são ainda muito fortes, para que o espírito se desprenda das coisas terrenas. O nevoeiro que as envolve impede-lhes a visão do infinito. Eis por que não conseguem romper facilmente com os seus gostos e os seus hábitos, não compreendendo que possa haver nada melhor do que aquilo que possuem. A crença nos Espíritos é para elas um simples fato, que não modifica pouco ou nada as suas tendências instintivas. Numa palavra, não veem mais do que um raio de luz, insuficiente para orientá-las e dar-lhes uma aspiração profunda, capaz de modificar-lhes as tendências. Apegam-se mais aos fenômenos do que à moral, que lhes parece banal e monótona. Pedem aos Espíritos que incessantemente as iniciem em novos mistérios, sem indagarem se tornaram dignas de penetrar os segredos do Criador. São, afinal, os espíritas imperfeitos, alguns dos quais estacionam no caminho ou se distanciam dos seus irmãos de crença, porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou porque preferem a companhia dos que participam das suas fraquezas ou das suas prevenções. Não obstante, a simples aceitação da doutrina em princípio é um primeiro passo, que lhes facilitará o segundo, numa outra existência.
Aquele que podemos, com razão, qualificar de verdadeiro e sincero espírita, encontra-se num grau superior de adiantamento moral. O Espírito já domina mais completamente a matéria e lhe dá uma percepção mais clara do futuro; os princípios da doutrina fazem vibrar-lhe as fibras, que nos outros permanecem mudas; numa palavra: foi tocado no coração, e por isso a sua fé é inabalável. Um é como o músico que se comove com os acordes; o outro, apenas ouve os sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações. Enquanto um se compraz no seu horizonte limitado, o outro, que compreende a existência de alguma coisa melhor, esforça-se para se libertar, e sempre o consegue, quando dispõe de uma vontade firme.
REFLEXÕES: O verdadeiro e sincero espírita encontra-se num grau superior de adiantamento moral, se comparado ao dos espíritas imperfeitos; valoriza mais os bens espirituais do que os materiais, empregando bastante do seu tempo e capacidades no desenvolvimento, em si mesmo, desses valores; tem uma boa percepção do futuro, e sensibiliza-se com os princípios da doutrina. Assim, para ser considerado um verdadeiro espírita não há necessidade de haver completado sua autoeducação, ou haver conseguido um elevado grau de desenvolvimento espiritual. Necessário, sim, compreender os princípios doutrinários pelo estudo perseverante, porque quanto mais os estuda, mais se aprofunda nesse entendimento, encontrando mais facilidade na sua aplicação no dia-a-dia.
O espírita sincero esforça-se para encurtar a distância entre a teoria e a prática, errando e corrigindo-se, escorregando nas suas imperfeições, mas levantando cada vez mais depressa, perseverando, assim, no caminho do aperfeiçoamento. Ser bom espírita não é apenas conhecer a codificação e a literatura espírita que nos é proporcionada, mas é, concretizar ao máximo seus ensinamentos em nossos atos cotidianos, o que muitos dos que ainda não são espíritas fazem, muitas vezes, melhor que alguns espíritas declarados. Então para sermos cristãos, como o Cristo recomendou, além de sermos bons espíritas, é imprescindível que também sejamos Espíritas Bons!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
E assim, agradecendo a Jesus por mais esta oportunidade vamos encerrando nossas reflexões, envolvidos pelas doces vibrações do Mestre e dos Benfeitores Espirituais que nos assistem e, unindo nossos corações vamos intensificando nossos melhores sentimentos, para doar em favor de nossos irmãos.
Ninguém é tão fraco, que não tenha nada para oferecer e ninguém é tão forte, que não tenha nada a receber.
Vibremos meus irmãos pelo nosso Planeta, por nosso orbe para que não falte alimento em nossas mesas, nem água em nossos dias.
Vibremos por nosso Brasil, nossa Pátria, por todos os países, por nosso Estado, por nossa cidade, por todos os povos, nossos irmãos, para que a Paz se estabeleça;
Vibremos e oramos por todos aqueles que neste momento encontram-se doentes do corpo e do espírito, que estão em sofrimento nos lares, em abrigos, nas ruas ou nos hospitais;
por nossos jovens, por todas as nossas crianças, para que não lhes faltem a proteção e o encaminhamento na estrada do bem.
Vibremos por todos os lares da terra, para que tenham sempre harmonia e amor;
Vibremos por todos os nossos irmãos, que buscam alívio e amparo para suas dores e necessidades, que sejam amparados e que obtenham, através da Misericórdia Divina, o alivio para suas dores e necessidades.
Abençoe Senhor, nossa Casa Espírita e todos os seus colaboradores e assistidos.
Abençoe Senhor, nossos familiares e amigos e especialmente aqueles que se consideram nossos inimigos.
Abençoe Senhor a todos aqueles que partiram deste mundo, que possam através de seus incansáveis trabalhadores obterem esclarecimentos e que terem aceitação de sua nova condição;
E finalmente, pedimos por todos nós Senhor, que aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, que possamos receber sempre gotas, orvalhos de amor e paz em nossa caminhada.
Obrigada Jesus, por permitir que Teus Ensinamentos cheguem até nós; por nos dar a esperança de que um dia também poderemos atingirmos a Tua perfeição; pelo Teu amor infinito e dedicação com que nos cuida, ampara e consola, nós Te agradecemos.
Mestre Amado, pedimos ainda, que continue a nos presentear com este amor renovador e que todos aqui recebam, através de nossas águas, os medicamentos necessários para restabelecer a saúde física, mental e espiritual.
Que as reflexões sobre Teu Evangelho de Luz possam estar sempre em nossas mentes, trazendo-nos renovação de pensamentos, de atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram e transformam nossos Espíritos.
Que assim seja.
Paz e Bem!
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações”
(ESE – Cap. 17-item 4.)
PRECE
Senhor Jesus, Mestre e Amigo de todas a horas, ao iniciarmos nossos estudos de hoje, pedimos a assistência dos Benfeitores Espirituais e de nossos Mentores Espirituais, a fim de que nos esclareçam, nos deem o discernimento que necessitamos para compreendermos os Teus ensinamentos e aplicá-los em nosso dia-a-dia.
Mestre Jesus nos dê sempre força, coragem e perseverança para podermos reprimir em nós, toda tendência ao mal.
Fazei com que compreendamos que podemos melhorar e aproveitar as inúmeras oportunidades que nos oferece para trilharmos os caminhos do bem.
E assim, protegidos e amparados, em nome de nosso Mestre Jesus, iniciamos as nossas reflexões, o estudo do Evangelho.
Que assim seja.
LEITURA DO EVANGELHO
CAPÍTULO 17 – SEDE PERFEITOS - OS BONS ESPÍRITAS – item 4 .
4 – O Espiritismo bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, conduz forçosamente aos resultados acima, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pois um e outro são a mesma coisa. O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.
Muitos, porém, dos que creem na realidade das manifestações, não compreendem as suas consequências nem o seu alcance moral, ou, se os compreendem, não os aplicam a si mesmos. Por que acontece isso? Será por uma falta de precisão da doutrina? Não, porque ela não contém alegorias, nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é a sua própria essência, e é isso que lhe dá força, para que atinja, diretamente a inteligência. Nada tem de mistérios, e seus iniciados não possuem nenhum segredo que seja oculto ao povo.
Seria necessária, então, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, pois veem-se homens de notória capacidade, que não a compreendem, enquanto inteligências vulgares, até mesmo de jovens que mal saíram da adolescência, apreendem com admirável justeza as suas mais delicadas nuanças. Isso acontece porque a parte, de qualquer maneira, material da ciência, não requer mais do que os olhos para ser observada, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, que podemos chamar de maturidade do senso moral, maturidade essa independente da idade e o grau de instrução, porque é inerente ao desenvolvimento, num sentido especial, do espírito encarnado.
Em algumas pessoas, os laços materiais são ainda muito fortes, para que o espírito se desprenda das coisas terrenas. O nevoeiro que as envolve impede-lhes a visão do infinito. Eis por que não conseguem romper facilmente com os seus gostos e os seus hábitos, não compreendendo que possa haver nada melhor do que aquilo que possuem. A crença nos Espíritos é para elas um simples fato, que não modifica pouco ou nada as suas tendências instintivas. Numa palavra, não veem mais do que um raio de luz, insuficiente para orientá-las e dar-lhes uma aspiração profunda, capaz de modificar-lhes as tendências. Apegam-se mais aos fenômenos do que à moral, que lhes parece banal e monótona. Pedem aos Espíritos que incessantemente as iniciem em novos mistérios, sem indagarem se tornaram dignas de penetrar os segredos do Criador. São, afinal, os espíritas imperfeitos, alguns dos quais estacionam no caminho ou se distanciam dos seus irmãos de crença, porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou porque preferem a companhia dos que participam das suas fraquezas ou das suas prevenções. Não obstante, a simples aceitação da doutrina em princípio é um primeiro passo, que lhes facilitará o segundo, numa outra existência.
Aquele que podemos, com razão, qualificar de verdadeiro e sincero espírita, encontra-se num grau superior de adiantamento moral. O Espírito já domina mais completamente a matéria e lhe dá uma percepção mais clara do futuro; os princípios da doutrina fazem vibrar-lhe as fibras, que nos outros permanecem mudas; numa palavra: foi tocado no coração, e por isso a sua fé é inabalável. Um é como o músico que se comove com os acordes; o outro, apenas ouve os sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações. Enquanto um se compraz no seu horizonte limitado, o outro, que compreende a existência de alguma coisa melhor, esforça-se para se libertar, e sempre o consegue, quando dispõe de uma vontade firme.
REFLEXÕES: O verdadeiro e sincero espírita encontra-se num grau superior de adiantamento moral, se comparado ao dos espíritas imperfeitos; valoriza mais os bens espirituais do que os materiais, empregando bastante do seu tempo e capacidades no desenvolvimento, em si mesmo, desses valores; tem uma boa percepção do futuro, e sensibiliza-se com os princípios da doutrina. Assim, para ser considerado um verdadeiro espírita não há necessidade de haver completado sua autoeducação, ou haver conseguido um elevado grau de desenvolvimento espiritual. Necessário, sim, compreender os princípios doutrinários pelo estudo perseverante, porque quanto mais os estuda, mais se aprofunda nesse entendimento, encontrando mais facilidade na sua aplicação no dia-a-dia.
O espírita sincero esforça-se para encurtar a distância entre a teoria e a prática, errando e corrigindo-se, escorregando nas suas imperfeições, mas levantando cada vez mais depressa, perseverando, assim, no caminho do aperfeiçoamento. Ser bom espírita não é apenas conhecer a codificação e a literatura espírita que nos é proporcionada, mas é, concretizar ao máximo seus ensinamentos em nossos atos cotidianos, o que muitos dos que ainda não são espíritas fazem, muitas vezes, melhor que alguns espíritas declarados. Então para sermos cristãos, como o Cristo recomendou, além de sermos bons espíritas, é imprescindível que também sejamos Espíritas Bons!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
E assim, agradecendo a Jesus por mais esta oportunidade vamos encerrando nossas reflexões, envolvidos pelas doces vibrações do Mestre e dos Benfeitores Espirituais que nos assistem e, unindo nossos corações vamos intensificando nossos melhores sentimentos, para doar em favor de nossos irmãos.
Ninguém é tão fraco, que não tenha nada para oferecer e ninguém é tão forte, que não tenha nada a receber.
Vibremos meus irmãos pelo nosso Planeta, por nosso orbe para que não falte alimento em nossas mesas, nem água em nossos dias.
Vibremos por nosso Brasil, nossa Pátria, por todos os países, por nosso Estado, por nossa cidade, por todos os povos, nossos irmãos, para que a Paz se estabeleça;
Vibremos e oramos por todos aqueles que neste momento encontram-se doentes do corpo e do espírito, que estão em sofrimento nos lares, em abrigos, nas ruas ou nos hospitais;
por nossos jovens, por todas as nossas crianças, para que não lhes faltem a proteção e o encaminhamento na estrada do bem.
Vibremos por todos os lares da terra, para que tenham sempre harmonia e amor;
Vibremos por todos os nossos irmãos, que buscam alívio e amparo para suas dores e necessidades, que sejam amparados e que obtenham, através da Misericórdia Divina, o alivio para suas dores e necessidades.
Abençoe Senhor, nossa Casa Espírita e todos os seus colaboradores e assistidos.
Abençoe Senhor, nossos familiares e amigos e especialmente aqueles que se consideram nossos inimigos.
Abençoe Senhor a todos aqueles que partiram deste mundo, que possam através de seus incansáveis trabalhadores obterem esclarecimentos e que terem aceitação de sua nova condição;
E finalmente, pedimos por todos nós Senhor, que aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, que possamos receber sempre gotas, orvalhos de amor e paz em nossa caminhada.
Obrigada Jesus, por permitir que Teus Ensinamentos cheguem até nós; por nos dar a esperança de que um dia também poderemos atingirmos a Tua perfeição; pelo Teu amor infinito e dedicação com que nos cuida, ampara e consola, nós Te agradecemos.
Mestre Amado, pedimos ainda, que continue a nos presentear com este amor renovador e que todos aqui recebam, através de nossas águas, os medicamentos necessários para restabelecer a saúde física, mental e espiritual.
Que as reflexões sobre Teu Evangelho de Luz possam estar sempre em nossas mentes, trazendo-nos renovação de pensamentos, de atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram e transformam nossos Espíritos.
Que assim seja.
Paz e Bem!