Estudo:

CAPÍTULO 18 – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: I - AO QUE TEM SE LHE DARÁ – itens 13 a 15

HORA DO EVANGELHO NO LAR

 
“Ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” Jesus. (Mateus, XIII: 12) 
 
PRECE  
Que a Paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre. 
Senhor, que neste momento em que unimos nossos corações, com nossos pensamentos e sentimentos voltados a Ti e aos Teus ensinamentos, possamos rogar humildemente, para que nos auxilie a não cedermos aos males que ainda trazemos em nós.  
Concedei-nos Senhor, a serenidade necessária, para aceitarmos as coisas que não podemos modificar, coragem para modificarmos aquelas que podemos e sabedoria Senhor, para distinguirmos umas das outras. 
E assim Senhor Jesus, fortalecidos na fé, rogamos sua permissão, para que, neste momento, possamos ter a assistência dos Benfeitores Espirituais que conduzem este trabalho de amor, para que possam nos auxiliando no discernimento necessário e assim, assimilarmos Teus Ensinamentos e aplicá-los em nossos dias. 
Esteja sempre conosco Mestre. 
Que assim seja! 


MENSAGEM INICIAL 
INSPIRAÇÃO DO NATAL 
 
Ouves a música do Natal e sentes que o coração se te transforma numa concha de alegrias e lágrimas.  
É a luz do passado que te retoma o caminho e, com ela, reencontras Jesus na tela das emoções mais íntimas!... "Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra!”...  
Diante de cada nota da inolvidável melodia, tornas ao regaço do lar, pelos prodígios da memória, revendo particularmente os que te amaram, com quem não podes trocar, de imediato, o abraço do carinho aconchegante!...  
Aqui, neste recanto do pensamento, escutas as orações maternas que te falavam de Deus; ali, reconstituis a imagem de teu pai, apontando-te no firmamento a seara rutilante dos astros; além, regressas ao convívio de professores inesquecíveis que te abençoaram a infância; e, mais além ainda, contemplas, de novo, afeições diletas que as provas e dificuldades do cotidiano não te arredaram da alma!... 
O amor refulge em ponto sempre mais alto, na trilha das horas, e Jesus nos reaparece, a pedir que também nos amemos, a começar daqueles que nos rodeiam.
Não te detenhas!...
Reparte não apenas a mesa farta que te emoldura o júbilo festivo, mas oferece igualmente a ternura que se te extravasa do sentimento.  
Se alguém te feriu, perdoa...  
E, se feriste a alguém, cobre o gesto impensado com a luz da humildade que te fará recuperar o apreço de teus irmãos.  
Divide o agasalho que te sobre, ante as necessidades do corpo; no entanto, esparze a compreensão além dos limites de tuas próprias conveniências e, quanto se faça possível, estende auxílio e coragem aos companheiros caídos nas sombras da perturbação ou da culpa.
Natal é Jesus volvendo a nós, batendo-nos à porta da alma, a fim de que volvamos também a Ele...
Descerremos o coração para que o Senhor nasça na palha singela da nossa esperança de paz e renovação.
E, enquanto a vida imortal brilha sobre nós, à feição da estrela divina, dentro da noite inesquecível, seja cada um de nós, de uns para com os outros, no Natal e em todos e em todos os dias, a presença do amor e o amparo da bênção. 
 
Pelo Espírito Meimei, psicografia de Francisco Cândido Xavier - livro “Os Dois Maiores Amores” - Lição nº 07 - página 34. 
  

LEITURA DO EVANGELHO 
CAPÍTULO 18 – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: I - AO QUE TEM SE LHE DARÁ – itens 13 a 15. 
 
UM ESPÍRITO AMIGO 
Bordeaux, 1862 
 
13 – E chegando-se a ele os discípulos, lhe disseram: Por que razão lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, lhes disse: Porque a vós vos é dado saber os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é concedido. Porque ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem, lhe será tirado. Por isto é que eu lhes falo em parábolas; porque eles, vendo, não veem, e ouvindo não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Vós ouvireis com os ouvidos, e não entendereis; e vereis com os olhos, e não vereis. (Mateus, XIII: 10-14). 
 
14 – Também lhes dizia: Atendei ao que ides agora ouvir. Com a medida com que medirdes aos demais, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Porque ao que já tem, dar-se-lhe-á, e ao que não tem ainda o que tem se lhe tirará. (Marcos, IV: 24-25)     
                   
15 – “Dá-se ao que tem e retira-se ao que não tem”. Meditai sobre esses grandes ensinamentos, que quase sempre vos pareceram paradoxais. Aquele que recebeu é o que possui o sentido da palavra divina. Ele a recebeu porque se esforçou para fazer-se digno, e porque o Senhor, no seu amor misericordioso, encoraja lhe os esforços em direção ao bem. Esses esforços contínuos, perseverantes, atraem as graças do Senhor. São como um ímã, que atraísse as melhoras progressivas, as graças abundantes, que vos tornam fortes para a subida da montanha sagrada, em cujo cume encontrareis o repouso que sucede ao trabalho. 
 “Tira-se àquele que nada tem, ou que tem pouco”. Tomai isto como um ensino figurado. Deus não tira das suas criaturas o bem que se dignou conceder-lhes. Homens cegos e surdos! Abri vossas inteligências e vossos corações, procurai ver pelo espírito; compreendei com a alma; e não interpreteis de maneira grosseiramente injusta as palavras daquele que fez resplandecer aos vossos olhos a Justiça do Senhor! Não é Deus quem retira daquele que pouco havia recebido, mas é o seu próprio Espírito que, pródigo e descuidado, não sabe conservar o que tem, e aumentar, fecundando-a, a migalha que caiu no seu coração. 
O filho que não cultiva o campo que o trabalho do pai conquistou, para deixar-lhe de herança, vê esse campo cobrir-se de ervas daninhas. Será o seu pai quem lhe tira as colheitas que ele não preparou? Se ele deixou a sementeira morrer nesse campo, por falta de cuidado, deve acusar seu pai pela falta de produção? Não, não! Em vez de acusar aquele que tudo lhe deu, como se lhe houvesse retomado os bens, deve acusar-se a si mesmo, que é o verdadeiro responsável pela sua miséria, e arrependido e ativo, entregar-se corajosamente ao trabalho. Que arroteie o solo ingrato, com o esforço de sua própria vontade; que o lavre a fundo, com a ajuda do arrependimento e da esperança; que nele atire, confiante, a semente que escolheu como boa entre as más; que o regue com o seu amor e a sua caridade; e Deus, o Deus de Amor e Caridade, dará aquele que já tem. Então, ele verá os seus esforços coroados de sucesso, e um grão a produzir cem, e outro, mil. Coragem, trabalhadores! Tomai as vossas grades e charruas; arrotei os vossos corações; arrancai deles o joio; semeai a boa semente que o Senhor vos confia, e o orvalho do amor os fará produzir os frutos da caridade. 
  
REFLEXÕES: Nesses ensinamentos, vemos a intenção de Jesus de tornar seus ensinos mais acessíveis ao povo. A palavra parábola significa “é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral, por meio de comparação ou analogia.”  
As parábolas evangélicas devem ser analisadas dentro do contexto da mensagem cristã, e, por isso, elas continuam atuais.  
Ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado, analisando-se a afirmativa de Jesus, sem a profundidade necessária, poderíamos questionar: onde estaria a justiça divina dando mais aquele que já tem e tirando daquele que não tem?  
O estudo da mensagem de Jesus exige uma interpretação mais cuidadosa, caso contrário, seus ensinos poderão contrariar a bondade e a misericórdia divinas.  
A vida retorna de acordo com o que cada um oferece. Para ter paz é necessário que o ser se disponha a construí-la. Terá paz quem consegue pacificar o seu mundo íntimo, vencer os impulsos inferiores, disciplinar os pensamentos, harmonizar os sentimentos. Em outras palavras, dar-se-á a paz a todo aquele que já tem a consciência tranquila e, apesar dos conflitos e dramas externos, o seu mundo íntimo não se altera. 
A saúde física e espiritual é o ganho de quem exercita o autocontrole para limitar os desejos inferiores, vive com simplicidade e cuida do corpo e da alma. A quem culpar, senão a si mesmo, pelos excessos cometidos? 
Aquele que se qualifica e se dispõe a praticar o bem, ganhará, cada vez mais, novas oportunidades de aprender e de fazer o bem.  
Por outro lado, quem desperdiça o tempo, os recursos, não usa seus talentos para sua evolução e em benefício comum, não verá as oportunidades de fazer o bem, assim elas passarão sem que sejam cultivadas em seu coração.  
Não se trata de Deus beneficiando uns e não outros, através da graça, mas de conquistas espirituais daqueles que as buscam, o que não acontece com os que se preocupam apenas com as coisas materiais da vida. Não se interessando pelas espirituais, é ele próprio “que, pródigo e descuidado, não sabe conservar o que tem e aumentar, fecundando a migalha que caiu em seu coração”, perdendo essa oportunidade de desenvolver sua sensibilidade espiritual necessária para entender as coisas do espírito, para sentir-se em paz e feliz. 
Deus, que a tudo provê e a tudo sustenta, fonte de bondade, misericórdia e perdão, não poderá ser responsabilizado pelas misérias humanas, frutos da imprevidência, da insensatez, do destempero, do orgulho e do egoísmo das criaturas ainda imperfeitas e que não se esforçam para buscarem a perfeição.  
Por isso Jesus recomenda que perseveremos no bem, pois não existe na Terra, em qualquer cultura, quem não tenha recebido chamamentos e ensinos sobre as necessidades espirituais do homem. 
Pensemos nisto! 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES – 
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Senhor Jesus, Mestre de Misericórdia, 

Depositamos diante de Ti, todos os nossos sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em nossos corações. 
Rogamos Senhor, por todos aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. 
Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. 
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. 
Para tantos que gritam Paz, quando nada mais podem gritar. 
Abençoa Senhor, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seus corações a Tua Luz de Amor e Esperança.  
Luzes que acendes nas noites escuras de nossa fé. 
Que, neste Natal Senhor, possamos esquecer as tristezas do ano que termina, e fazermos uma prece com alegria. 
Que possamos acreditar que um mundo melhor se aproxima, e façamos por nosso mundo, por nosso Brasil e nossa cidade uma prece de paz e de amor. 
Obrigada Senhor por termos alimentos em nossas mesas, quando tantos ainda passam o ano com fome. 
Obrigada por termos saúde, quando tantos sofrem neste momento nos hospitais ou em suas casas, até mesmo pelas ruas, lutando pela vida. 
Obrigado por termos um lar que nos acolhe, quando tantos dormem nas ruas, sem um teto para abriga-los do relento. 
Obrigado Senhor, pelos momentos felizes que temos, quando tantos choram na solidão, na depressão, desesperançados. 
Obrigado por termos amor, quando tantos vivem no ódio. 
Obrigada Senhor, pela paz que nos envolve, quando tantos estão vivendo e sofrendo os horrores da guerra, da fome e da miséria. 
Obrigada pelos dias ensolarados que nos envolvem e também pelos nublados e tristes que nos trazem o despertamento. 
Obrigada pelos nossos familiares, nossos entes queridos. 
Obrigada pela saúde e pela doença, pelas dores e alegrias, pelos Teus ensinamentos de amor, pela Tua presença em nossas vidas, muito obrigada Senhor! 
Que todos os nossos irmãos que sofrem neste momento, sejam iluminados pelo Teu imenso amor e que sintam a esperança brilhar em suas vidas, que sejam consolados, que sejam amparados e acolhidos pelos Benfeitores, trabalhadores da Tua Seara de Luz. 
E assim Mestre Jesus, que saibamos compreender sempre mais, respeitando e valorizando nossos semelhantes como irmãos que somos, pois só assim estaremos amando-os verdadeiramente.
Mestre Amado que possamos sempre Te oferecer o coração puro e o pensamento elevado na oração. Que nossos sentimentos se harmonizem com a Tua vontade, para que possamos, a cada dia, sermos instrumentos vivos e operosos da paz e do amor, do aperfeiçoamento e da alegria, de acordo com a Tua Lei.  
Agradecemos, por todas as graças que nos foram enviadas neste momento de preces, momentos em que nossos espíritos entraram em comunhão convosco.  
Agradecemos Teus mensageiros de Luz que sempre nos orientam e ainda rogamos para que nossas águas sejam fluidificadas, que contenham os medicamentos necessários para o reequilíbrio físico, espiritual e mental de todos nossos queridos e que nos abençoe e nos fortaleça sempre. 
Permaneça sempre conosco, Senhor e que assim seja. 
Graças a Deus. 
Graças a Jesus. 
 
Paz e Bem!