Estudo:

CAPÍTULO 19 – A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS – Instruções dos Espíritos: II – Fé Divina e a Fé Humana – item 12

HORA DO EVANGELHO NO LAR 
“A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades...” (ESE – Cap. XIX – item 12). 
 
PRECE  
Mestre amigo de todas as horas, neste momento em que iniciamos os nossos estudos queremos Te agradecer o amparo e o amor que dedica a todos nós; agradecer Teus ensinamentos, que nos faz mais fortes diante das adversidades da vida, que nos dá a compreensão das dores e que nos auxilia a sermos cada vez mais generosos para conosco mesmo e para com nossos irmãos do caminho.  
Obrigada Senhor Jesus por tudo que nos deixou e por tudo que continua a nos ensinar, que possamos com Teu auxílio, compreendermos Teus ensinamentos e colocá-los em prática, nas nossas vidas. 
E assim, agradecidos, com nossos corações pacificados e repletos de amor, em Teu nome, em nome dos benfeitores espirituais responsáveis por esta tarefa de amor, mas sobretudo em nome de Deus, nosso Pai Misericordioso, damos início aos nossos estudos de hoje. 
Permaneça sempre conosco e que assim seja. 
Graças a Deus, Graças a Jesus. 


MENSAGEM INICIAL 
CANÇÃO DA FÉ 
 
Se a tua fé não vê ou ainda não viu
A presença da lágrima ou do espinho
Para vencer nos lances do caminho,
Os perigos da marcha e as surpresas da treva.
Se a tua fé não ouve ou ainda não ouviu,
Entre as flores que leva
Desde o berço da crença até agora,
O insulto em que a maldade se avigora,
A fim de que lhe dês,
Outra vez e outra vez,
O apoio da paciência e a lição da bondade...

Se a tua fé não encontrou ainda
Algo que a desagrade,
Na tarefa bem-vinda
Que te impele a servir ao amor e á verdade.
Se a tua fé não teve ou ainda não tem
Ofensas a perdoar e injúrias a esquecer,
No sublime dever
De amparar, socorrer ou levantar alguém...

Se enfim, a tua fé não conheceu
Angústia ou desabrigo,
Se ela não sofre ou ainda não sofreu
Golpes do orgulho vão,
Escárnio, desafio, tentação,
Para que aprendas, coração amigo,
Resistência e humildade,
A tua fé, portanto,
Não passa, por enquanto,
De um sonho que não veio à realidade!...

Porque a fé verdadeira
Que redime e renova a Humanidade,
E vale, em tudo para a vida inteira,
A fé que tanto ama e anda de rastros
Quanto vibra e se eleva para os astros,
Fé valente e profunda,
Que inspira, exemplifica, ergue e fecunda,
Será sempre obtida na batalha,
Na Terra ou Mais Além,
No coração que luta ou se estraçalha
Para a glória do Bem. 
XAVIER, Francisco Cândido. Do livro: “Coração e Vida” - Pelo Espírito Maria Dolores 
 
 
LEITURA DO EVANGELHO 
CAPÍTULO 19 – A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS  – Instruções dos Espíritos: Fé Divina e a Fé Humana – item 12 

UM ESPÍRITO PROTETOR 
Paris, 1863. 
 
12 – A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa. 
Até o presente, a fé só foi compreendida no seu sentido religioso, porque o Cristo a revelou como poderosa alavanca, e porque nele só viram um chefe de religião. Mas o Cristo, que realizou verdadeiros milagres, mostrou, por esses mesmos milagres, quanto pode o homem que tem fé, ou seja, que tem a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Os apóstolos, com o seu exemplo, também não fizeram milagres? Ora, o que eram esses milagres, senão os efeitos naturais de uma causa desconhecida dos homens de então, mas hoje em grande parte explicada e que será completamente compreendida pelo estudo do Espiritismo e do magnetismo? 
A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força. O homem de bem que, crendo no seu futuro celeste, quer preencher a sua vida com nobres e belas ações, tira da sua fé, da certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda nesse caso se realizam os milagres da caridade, do sacrifício e da abnegação. Por fim, não há más inclinações que, com a fé, não possam ser vencidas. 
O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé, quando posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos estranhos que, antigamente, foram qualificados de milagres. 
Eu vos repito: a fé é humana e divina. Se todas as criaturas encarnadas estivessem suficientemente persuadidas da força que trazem consigo, e se quisessem por a sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que até hoje chamais de prodígios, e que é simplesmente senão um desenvolvimento das faculdades humanas. 
 
REFLEXÕES: Sempre é bom lembrar que tudo que é divino vem de Deus. E tudo que é humano vem do homem. E que as leis divinas são as mais perfeitas; e as leis humanas são ainda falhas porque o homem é falível e está justamente no planeta Terra para aprender, evoluir e se aperfeiçoar. 
Em relação a fé, o tema agora analisado, também há diferenças entre a fé divina e a fé humana. É oportuno ressaltar que a fé que vem do homem, independentemente da religião, é extremamente poderosa; desde que o homem tome consciência da força e do poder da fé.  
Fé, em si, é a vontade de querer e a certeza de chegar até o objetivo almejado.  
Ela é divina ou humana conforme o destino que o homem der à sua fé.  
Se ele aplicar a sua fé em direção às suas necessidades e interesses materiais e na satisfação das necessidades terrenasessa fé é humana. Se ele aplicar a sua fé em direção às suas aspirações celestes e futuras, essa fé é divinaA fé divina está nas coisas espirituais, na vida futura e a vemos demonstrada nas pessoas de bem, que enchem de belas e nobres ações a sua existência.  
Portanto a fé é humana e divina, conforme apliquemos as nossas capacidades em relação às necessidades terrenas ou aos nossos anseios celestes e futuros. A fé é um precioso instrumento evolutivo que nos cabe fazer bom uso, a fim de cumprirmos nossa missão perante Deus.  
O autor, um Espírito protetor, destacando que a fé é humana e divina, pretende demonstrar que com ela, o homem pode, a cada existência, realizar muito em favor de si mesmo e dos outros, ao mesmo tempo em que desenvolve suas faculdades espirituais. Pensemos nisto! 
 

PRECE E VIBRAÇÕES – 
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
E assim, Senhor, fortalecidos, protegidos e amparados, vamos nos doando em favor de nossos irmãos e de nosso planeta. 
Vibramos pela Paz Mundial e pela harmonia entre todos os povos; pelo nosso Brasil e por todos os povos sofridos; 
Vibramos por todas as religiões que pregam a paz, o amor e a fraternidade entre os homens. 
Vibramos por todas as Casas de Orações, pelo nosso Centro Espírita também, que todos os trabalhadores voluntários, organizadores e assistidos tenham sempre muitas bênçãos em suas vidas.  
Vibramos por todos aqueles que estão em sofrimento neste momento, encarnados e desencarnados; por todos aqueles que ainda não Te encontraram e rogamos com muito carinho e respeito pelos nossos irmãos suicidas.  
Vibramos Senhor por todos os que se encontram desesperançados, desempregados, depressivos, com ideias suicidas. Que sejam envolvidos em vibrações de esperança e que encontrem a ajuda necessária para se fortalecerem novamente e continuarem a trilhar, com esperança, o caminho de sua evolução espiritual. 
Vibramos amorosamente, rogando a Ti Senhor, que abençoe nossos familiares, nossos lares, amigos e a nós mesmos. Permita Senhor, que nossas águas recebam o orvalho dos fluidos Divinos, que sejam abençoadas, para nos harmonizarmos, equilibrarmos a saúde, adquirirmos vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias.
Mestre Jesus, compadeça-Te de nossas misérias morais e abençoe nossas boas intenções. Auxilia-nos a retirarmos de nossos olhos a venda da vaidade e do orgulho, que nos impede de enxergar as nossas deformidades morais e nossa pequenez diante da Tua grandeza.  
Ensina-nos a construirmos pontes de entendimento, a estreitarmos laços de amizade, a entendermos nossos semelhantes e principalmente Mestre Jesus, a nos amarmos mais. 
Mestre Jesus, por tudo que recebemos, pela proteção e amparo de todas as horas, por estes momentos de paz e reflexão, por mais esta oportunidade de estudarmos do Teu Evangelho de Luz – roteiro de nossas vidas, Te agradecemos Senhor. 
Permaneça sempre conosco Senhor. 
Que assim seja. 
 
Paz e Bem!