Estudo:

CAPÍTULO 20 – TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - Instrução dos Espíritos - II – MISSÃO DOS ESPÍRITAS – item 4

HORA DO EVANGELHO NO LAR 
“Cuidado, que entre os chamados para o espiritismo muitos se desviaram da senda! Atentai, pois, no vosso caminho – e buscai a verdade!” (Erastro - item 4 do capítulo XX do ESE). 
 
PRECE  
Senhor Jesus, Mestre amigo, abençoe este momento em que nos dedicamos a serviço do amor, momento em que unimos nossos sentimentos e nossos pensamentos em torno do Teu Evangelho de Luz. 
Que possamos ser tocados por Tuas mãos luminosas auxiliando-nos a sintonizarmos Tua frequência para que nossas preces atravessem as barreiras de nossas imperfeições e atinjam as esferas mais altas. 
Que nossos mentores espirituais, nossos benfeitores estejam junto a nós, harmonizando nosso ambiente e que a lição de hoje nos fortaleça e nos dê o discernimento para nossas ações no dia-a-dia.  
Que Teus ensinamentos toquem profundamente nossos corações e sejam o bálsamo de amor e paz em todos os lares, o alívio e a esperança a todos, especialmente aos que estão em sofrimento no dia de hoje. 
Assim, com Tua permissão e principalmente com a permissão de Deus, nosso Pai, iniciamos os estudos de hoje. 
Que assim seja. 
Graças a Deus, Graças a Jesus. 
MENSAGEM INICIAL 
Espiritismo e Você 
 
"Tornar-se espírita é reencarnar-se moralmente, de novo, dentro da própria vida humana." 
 
Recentemente você teve os primeiros contatos com a Doutrina Espírita e agora se deslumbra com as novas perspectivas espirituais da existência. 
Ideais redentores, 
Conversações edificantes, 
Leitura nobre. 
Promissores ensejos de servir à fraternidade. 
Recorde, no entanto, os imperativos da disciplina, em todos os empreendimentos, para que a afoiteza não lhe crie frustrações. 
Tornar-se espírita não é santificar-se automaticamente, não significa privilégio e nem expressa cárcere interior. 
É oportunidade de libertação da alma, com responsabilidades maiores ante as Leis da Criação. 
É reencarnar-se moralmente, de novo, dentro da própria vida humana. 
Convicção espírita é galardão abençoado no aprendizado multimilenar da evolução. 
Desse modo, nem prevenção nem invigilância constituem caminhos para semelhante conquista. 
Urge sustentar perseverança e paciência na execução justa de todos os deveres. 
Evite arrancar abruptamente as raízes defeituosas, mas profundas, de suas atividades; empreenda qualquer renovação pouco a pouco. 
Contenha os ímpetos de defesa intempestiva das suas idéias novas; sedimente primeiro os próprios conhecimentos. 
Espiritismo é Claridade Eterna. 
Gradue a intensidade da luz que você vislumbrar para que seus olhos não sejam acometidos pela cegueira do fanatismo. 
Muitos irmãos nossos ainda se debatem nas lutas de subnivel, porque não se dispuseram a aceitar a realidade que você está aceitando, mas também, outros muitos palmilharam o lance da experiência que hoje você palmilha e nem por isso alcançaram êxitos maiores na batalha íntima e intransferível que travamos conosco, em vista da negligência a que ainda se afazem. 
Crença não nos exime da consciência. 
Acertar ou cair são problemas pessoais. 
Tudo depende de você. 
Quem persiste na ilusão, abraça a teimosia. 
Quanto mais se edifica a inteligência, mais se lhe acentua o prazer de servir. 
Obedeça, pois, ao chamamento do Senhor, emprestando boa-vontade ao engrandecimento da redenção humana, através do trabalho ativo e incessante nos diversos setores em que se possa desenvolver a colaboração. 
Conserve-se encorajado e confiante. 
Alegria serena, em marcha uniforme, é a norma ideal para atingir-se a meta colimada. 
Eleve anseios e esperanças, tentando sublimar emoções e cometimentos. 
Acima de tudo, consolide no coração a certeza de que a revelação maior é aquela que preceitua o dever de procurar com Jesus a nossa libertação do mal e, em nosso próprio benefício, compreendamos a real posição do Mestre como Excelso Condutor de nosso mundo, em cujo infinito amor estamos construindo o Reino de Deus em nós. 
 
Pelo Espírito André Luiz, XAVIER, Francisco Cândido. O Espírito da Verdade. Espíritos Diversos. FEB. 
 
LEITURA DO EVANGELHO 
CAPÍTULO 20 – TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS – II – MISSÃO DOS ESPÍRITAS – item 4. 
 
ERASTO - Paris, 1863. 
 
4 – Não percebeis desde já a formação da tempestade que deve assolar o Velho Mundo, e reduzir a nada a soma das iniquidades terrenas? Ah, bendizei o Senhor, vós que tendes fé na sua soberana justiça, e que, novos apóstolos da crença revelada pelas vozes proféticas superiores, ides pregar o dogma novo da reencarnação e da elevação dos Espíritos, segundo o bom ou mau desempenho de suas missões e a maneira porque suportaram as suas provas terrenas. Deixai de temores! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Oh, verdadeiros adeptos do Espiritismo: vós sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que devem sacrificar os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas futilidades, à sua propagação. Ide e pregai: os Espíritos elevados estão convosco. Falareis, certamente, a pessoas que não quererão escutar a palavra de Deus, porque essa palavra os convida incessantemente ao sacrifício. 
Pregareis o desinteresse aos avarentos, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos e aos déspotas: palavras perdidas, bem sabem, mas que importa! É necessário regar com o vosso suor o terreno em que deveis semear, porque ele não frutificará, não produzirá, senão sob os esforços incessantes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai! 
Sim, vós todos, homens de boa-fé, que tendes consciência de vossa inferioridade, ao contemplar no infinito os mundos espaciais, parti em cruzada contra a injustiça e a iniquidade. Ide e aniquilai o culto do bezerro de ouro, que dia a dia mais se expande. Ide, que Deus vos conduz! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão, e falareis como nenhum orador sabe falar. Ide e pregai, que as populações atentas receberão com alegria as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz. 
Que importam as ciladas que armarem no vosso caminho? Somente os lobos caem nas armadilhas de lobos, pois o pastor saberá defender as suas ovelhas contra os carrascos imoladores. 
Ide, homens que sois grandes perante Deus, e que, mais felizes do que Tomé, credes sem querer ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando nada conseguistes obter por vós mesmos. Ide: o Espírito de Deus vos guia! 
Marcha, pois, para frente, grandiosa falange da fé! E os pesados batalhões dos incrédulos se desvanecerão diante de ti, como as névoas da manhã aos primeiros raios de Sol. 
A fé é a virtude que transporta montanhas, disse Jesus. Mas, ainda mais pesadas que as maiores montanhas, são as jazidas da impureza e de todos os vícios da impureza, no coração humano. Parti, pois, cheios de coragem, para remover essas montanhas de iniquidades que as gerações futuras não devem conhecer, senão como pertencentes à idade das lendas, da mesma maneira como só imperfeitamente conheceis os períodos anteriores à civilização pagã. 
Sim, as revoluções morais e filosóficas vão eclodir em todos os pontos do globo. Aproxima-se a hora em que a luz divina brilhará sobre os dois mundos. 
Ide, pois, levando a palavra divina aos grandes, que a desdenharão; aos sábios, que desejarão prová-la; e aos simples e pequeninos, que a aceitarão, pois principalmente entre os mártires do trabalho, nesta expiação terrena, encontrareis entusiasmo e fé. Ide, que estes receberão jubilosos, agradecendo e louvando a Deus, a consolação divina que lhes oferecerdes; e, baixando a fronte, renderão graças pelas aflições que a Terra lhes reservou. 
Arme-se de decisão e coragem a vossa falange! Mãos à obra! O arado está pronto, a terra preparada: arai!           
Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que vos concedeu. Mas, cuidado, que entre os chamados para o Espiritismo, muitos se desviaram da senda! Atentai, pois, no vosso caminho, e buscai a verdade. 
Perguntareis, então: Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho? 
Responderemos: Podeis reconhecê-los pelos ensinos e a prática dos verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu altruísmo. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus quer que a sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos, que vencerão. Os que, porém, falseiam o espírito dessa lei, para satisfazerem sua vaidade e sua ambição, esses serão destruídos. 
 
REFLEXÕES: Vamos refletir sobre as palavras de Erasto aos espíritas, conclamando a todos nós a cumprirmos com nossa tarefa na terra, falando-nos do compromisso e da responsabilidade que abraçamos perante a doutrina Espírita. Erasto vai citando as qualificações que o verdadeiro espírita deve empenhar-se em conquistar, para poder vivenciar essa responsabilidade. O espiritismo ensina que Deus não privilegia ninguém, não faz distinção entre seus filhos. Os eleitos de Deus são todos aqueles que, tendo compreendido, mais ou menos, as leis divinas, aceitam a responsabilidade de viver de acordo com elas no dia-a-dia. Porém, somente a aceitação não salva ninguém; o Espírito se eleva quando usa seus conhecimentos, ou seja, quando se esforça por viver os ensinos de Jesus, que é trabalho de cada um. O verdadeiro espírita não pode considerar-se superior a ninguém, visto que sabe que é um Espírito, ainda muito inferior, tanto que faz parte de uma humanidade sujeita a provas e expiações, pelos muitos erros já praticados, mas sabe também, que é e que continua sendo um filho querido de Deus, a caminho da perfeição e da felicidade, tanto quanto os demais; por isso combate em si o orgulho e o egoísmo, tentando desenvolver o amor que existe em sua essência. Escreve também Erasto sobre o futuro da Terra e de sua humanidade, quando ela passar à categoria de mundo regenerado e da missão do espiritismo, através dos espíritas, na melhoria dessa humanidade. E a pergunta, como reconhecer os espíritas que perseveram no bom caminho? responde, que os bons espíritas são e serão reconhecidos pelo seu ensino e pela pratica dos princípios “da caridade; pela consolação que distribuem aos aflitos; pelo amor que dedicam ao próximo; pela sua abnegação e seu altruísmo”, ou seja, pela vivência evangélica, no seu sentir, pensar e agir, na sua vivência e não somente pelo conhecimento e aceitação dos princípios do espiritismo.  
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES – 
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Deus Pai, todo poderoso, Senhor de tudo e de todos, criador da vida.  
Aqui estamos sedentos do Teu amor. Sabemos que infinita é Tua misericórdia e hoje, elevamos os pensamentos a Vós para emanar boas vibrações a todos os lares.  
Senhor, pedimos que Tua Luz envolva aos teus filhos que ainda se encontrem nas trevas da dor e da angústia, especialmente Senhor pelas vítimas das tragédias naturais.  
Pedimos e vibramos pelos pais angustiados, pelos filhos chorosos e irmãos rancorosos.  
Que todos os lares sintam a Tua presença divina e todos os habitantes sejam iluminados pela Luz do Teu imenso amor, que a espiritualidade amiga se faça presente levando consolo, paz e esperança a cada lar, a cada local necessitado do Teu amparo.  
Que os pais abracem seus filhos oferecendo-lhes o aconchego e proteção, que os filhos se sintam protegidos e amados; que a saúde de cada ente querido seja restabelecida, que as famílias enlutadas recebam o conforto e a certeza de um reencontro no futuro, que todos os vícios sejam extintos do seio familiar, que reine sempre a solidariedade, o perdão e o amor.  
E assim, envolvidos em Teu imenso amor vibramos pelo nosso planeta, por todos os países e por todos seus governantes, especialmente pelo nosso Brasil, por todos seus Estados e Cidades para que a paz se estabeleça entre todos. 
Vibramos por nossa Casa Espírita e por todos seus trabalhadores e assistidos, que o doce e meigo amor de Jesus se faça sempre presente. Que benfeitores espirituais envolvam toda a extensão de nossa Casa de Oração com uma luz brilhante e protetora, fortalecendo espiritualmente e amparando a todos os que ali estão e que adentrarem.  
Vibramos pelos que estão passando por dificuldades materiais, espirituais e emocionais; pelos desempregados; por todos os doentes do corpo e da alma; por todos os que carregam mágoas, revoltas e ódio em seus corações. 
Rogamos Pai, luzes de amor para os nossos supostos inimigos encarnados e desencarnados, que saibamos perdoar, para sermos igualmente perdoados. 
E finalmente, pedimos por todos nós Senhor, para que as reflexões de hoje nos auxiliem a revermos nossas atitudes e nos torne pessoas melhores. 
Que os fluídos divinos sejam depositados em nossas águas nos dando saúde e vitalidade, força e coragem para nossa transformação moral e espiritual. 
Conceda-nos, Pai, força e coragem para vivenciarmos os ensinamentos de Jesus, para combatermos em nós o orgulho e o egoísmo e assim, desenvolvermos o Amor que Jesus veio nos ensinar e sermos reconhecidos por muito nos amarmos.  
Que Tua Paz esteja sempre a nos envolver.  
Que assim seja.  
 
 
Paz e Bem!