Estudo:
Capítulo 23 – MORAL ESTRANHA - Aborrecer Pai e Mãe – itens 1 a 3.
HORA DO EVANGELHO NO LAR
“E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.” — Jesus (MATEUS, capítulo 19, versículo 29.)
PRECE
Senhor Jesus, Mestre amigo, em meio às confusões do dia, acalma os nossos passos, dando-nos tranquilidade, retirando a tensão de nossos músculos e nervos com a música tranquilizadora que vem do burburinho das águas que correm mansamente nos rios.
Acalma nossos passos Senhor para que, mesmo em meio aos ruídos do dia-a-dia, em meio às lutas e as alegrias, em meio aos cansaços possamos sentir a Tua presença constante em nosso coração, em nossa vida.
Auxilia-nos Senhor, através de Teus Mensageiros de Luz a compreendermos Teus ensinamentos, a coloca-los em prática e a compreendermos nossos irmãos sempre mais.
Te agradecemos Mestre, pelo dia de hoje, por nossa família, pelo nosso trabalho, pelos amigos e, sobretudo, pela Tua Presença em nossas vidas.
E assim Mestre Jesus, em Teu Nome e, com a permissão de nosso Pai, iniciamos mais um estudo do Evangelho.
Permaneça conosco Mestre,
Que assim seja.
MENSAGEM INICIAL
RENUNCIAR
Neste versículo do Evangelho de Mateus, o Mestre Divino nos induz ao dever de renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna. Há necessidade, proclama o Messias, de abandonar pai e mãe, mulher e irmãos do mundo. No entanto, é necessário esclarecer como renunciar.
Jesus explica que o êxito pertencerá aos que assim procederem por amor de seu nome.
A primeira vista, o alvitre divino parece contra-senso.
Como olvidar os sagrados deveres da existência, se o Cristo veio até nós para santificá-los?
Os discípulos precipitados não souberam atingir o sentido do texto, nos tempos mais antigos.
Numerosos irmãos de ideal recolheram-se à sombra do claustro, esquecendo obrigações superiores e inadiáveis.
Fácil, porém, reconhecer como o Cristo renunciou.
Aos companheiros que o abandonaram aparece glorioso, na ressurreição.
Não obstante as hesitações dos amigos, divide com eles, no cenáculo, os júbilos eternos. Aos homens ingratos que o crucificaram oferece sublime roteiro de salvação com o Evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas.
Observemos, portanto, o que representa renunciar por amor ao Cristo. É perder as esperanças da Terra, conquistando as do Céu.
Se os pais são incompreensíveis, se a companheira é ingrata, se os irmãos parecem cruéis, é preciso renunciar à alegria de tê-los melhores ou perfeitos, unindo-nos, ainda mais, a eles todos, a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus.
Acaso, não encontras compreensão no lar? os amigos e irmãos são indiferentes e rudes?
Permanece ao lado deles, mesmo assim, esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que se afinam perfeitamente contigo. Somente desse modo renunciarás aos teus, fazendo-lhes todo o bem por dedicação ao Mestre, e, somente com semelhante renúncia, alcançarás a vida eterna.
Da obra: Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
LEITURA DO EVANGELHO
Capítulo 23 – MORAL ESTRANHA - Aborrecer Pai e Mãe – itens 1 a 3.
1 – E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo. – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo. (Lucas, XIV: 25-27, 33).
2 – O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37).
3 – Certas palavras, aliás, muito raras, contrastam de maneira tão estranha com a linguagem do Cristo, que instintivamente repelimos o seu sentido literal, e a sublimidade da sua doutrina nada sofre com isso. Escritas depois da sua morte, desde que nenhum evangelho foi escrito durante a sua vida, podemos supor que, nesses casos, o fundo do seu pensamento não foi bem traduzido, ou ainda, o que não é menos provável, que o sentido primitivo tenha sofrido alguma alteração, ao passar de uma língua para outra. Basta que um erro tenha sido cometido uma vez, para que os copistas o reproduzissem, como se vê com frequência nos fatos históricos.
A palavra odiar, nesta frase de Lucas: “Se alguém vem a mim, e não odeia a seu pai e sua mãe”, está nesse caso. Ninguém teria a ideia de atribuí-la a Jesus. Seria, pois, inútil discuti-la ou tentar justificá-la. Primeiro, seria necessário saber se ele a pronunciou, e, em caso afirmativo, se na língua em que ele se exprimia essa palavra tinha o mesmo sentido que na nossa. Nesta passagem de João: “Aquele que odeia a sua vida neste mundo a conserva para a vida eterna”, é evidente que ela não exprime a ideia que lhe atribuímos.(1) .
A língua hebraica não era rica, e muitas das suas palavras tinham diversos significados. É o que acontece, por exemplo, com aquela que, no Gênese, designa as frases da criação e servia ao mesmo tempo para exprimir um período de tempo qualquer e o período diurno. Disso resultou, mais tarde, a sua tradução pela palavra dia, e a crença de que o mundo fora feito em seis dias. O mesmo acontece com a palavra que designa um camelo e um cabo, porque os cabos eram feitos de pelos de camelo, e que foi traduzida por camelo, na alegoria da agulha. (Ver cap. XVI, nº 2)(2)
É necessário ainda considerar os costumes e as características dos povos que influem na natureza particular das línguas. Sem esse conhecimento, o sentido verdadeiro de certas palavras nos escapa. De uma língua para outra, a mesma palavra tem um sentido mais enérgico ou menos enérgico. Pode ser, numa língua, uma injúria ou uma blasfêmia, e nada significar, nesse sentido, em outra, conforme a idéia que exprima. Numa mesma língua as palavras mudam de significação com o passar dos séculos. É por isso que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento, e, para ser exata, faz-se por vezes necessário empregar, não os termos correspondentes, mas outras equivalentes ou circunlóquios explicativos.
Estas observações aplicam-se especialmente à interpretação das santas Escrituras, e em particular aos Evangelhos. Se não levarmos em conta o meio em que Jesus vivia, ficamos sujeitos a enganos sobre o sentido de certas expressões e de certos fatos, em virtude do hábito de interpretarmos os outros de acordo com as nossas próprias condições. Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar (ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus. (Ver também o cap. XVI, nº 5 e segs.).
(1) No original francês, o verbo empregado é odiar, motivo porque o mantivemos no teto de Kardec. O texto evangélico acima reproduzido não é tradução do francês, mas da nossa tradução clássica da Bíblia, de Figueiredo, que emprega o verbo aborrecer. (Nota do Tradutor).
(2) Non odit, em latim; Kai ou misei, em grego, não quer dizer odiar, mas amar menos. O que o verbo grego misein exprime, o verbo hebreu, que Jesus deve ter empregado, o exprime ainda melhor, pois não significa apenas odiar, mas também amar menos, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, essa significação é ainda mais acentuada. É nesse sentido que ele é empregado no Gênese (XXIX: 30-31). “E Jacó amou também a Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de: não amar tanto quanto a outro, e seria um contra-senso traduzi-lo por odiar, que tem outra acepção bem determinada. O texto de São Mateus resolve, aliás, toda a dificuldade. (Nota de M. Pezzani).
REFLEXÕES: Allan Kardec usou o verbo odiar ao invés de aborrecer. Non odit, em latim; Kaï ou miseï, em grego, significam amar menos. O verbo hebreu que Jesus deve ter usado, significa odiar, amar menos, não amar tanto quanto, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, o significado é menos amado, não amar tanto quanto o outro. Kardec esclarece que algumas poucas palavras encontradas nos Evangelhos, não combinam com a doutrina de Amor do Mestre Jesus. Escritos após a crucificação, é possível que essas não tenham sido as usadas por Jesus, ou podem ter sido substituídas ou mal interpretadas nas cópias, nas traduções de uma língua para outra, visto que uma mesma palavra pode ter significados diferentes e até opostos nas diferentes línguas. Assim, na interpretação desses textos evangélicos, não podemos admitir que Jesus tenha pregado o odiar ou mesmo o aborrecer os familiares para quem aspira ser seu discípulo, conforme escreve Kardec: “Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar (ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus.”
Podemos perceber neste ensino, que o esforço na vivência da sua Moral, que é a expressão do amor a ele e a Deus, está acima de qualquer implicação material, de qualquer domínio de uns sobre os outros, pois que cada um tem de desenvolver-se, para alcançar o determinismo divino de ser perfeito e feliz, de ser sábio e amoroso.
Sendo o entendimento, o aceite e a vontade dessa vivência, opção individual, nada, nem ninguém deve impedir essa resolução, ainda que os familiares, os a quem ame, se sintam contrariados, visto que cada um é responsável pelo seu desenvolvimento espiritual.
Jesus não exigia que o seguissem fisicamente e nem exige hoje, que abandonemos a família para seguir o cristianismo, mas sugere que estudemos os seus ensinamentos, para que, mais esclarecidos e colocando-os em prática possamos, viver e conviver melhor com os familiares e com o mundo.
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Pai amado,
Dai-nos uma semana de paz e muito aprendizado espiritual.
Que possamos ser mais caridosos com os nossos irmãos, dando o nosso melhor, na nossa jornada evolutiva.
Que sejamos indulgentes com as imperfeições alheias, compreendendo que cada um está em um estágio evolutivo diferente.
Que busquemos construir em nossa alma a perfeição que cobramos nos outros.
Que possamos entender o nosso papel dentro da Tua obra e que sejamos sempre instrumentos fiéis do Teu infinito amor.
Que todos os doentes do corpo e da alma sejam abençoados e fortalecidos e quiçá, curados.
Que Teu Amor envolva nossa Casa Espírita e as demais Casas de Orações, seus dirigentes, colaboradores, assistidos e, da mesma forma envolva nossos entes queridos, nosso lar e a todos que compartilham a existência conosco.
Que nossas águas possam ser fluidificadas, através dos Benfeitores Espirituais, e que elas contenham os medicamentos necessários para a nossa saúde física e espiritual e que através delas possamos obter força e coragem para nossa transformação moral. Que possamos ser tocados, em nossos sentimentos, pelo Teu amor irrestrito, pela Tua Serenidade, pela Tua Luz.
E assim Pai Amado, agradecidos por todas as bênçãos recebidas nos despedimos na Tua paz. Que Teu Amor nos envolva hoje e sempre e que saibamos ser sempre merecedores de Teu amor.
Que assim seja!
Paz e Bem.
“E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.” — Jesus (MATEUS, capítulo 19, versículo 29.)
PRECE
Senhor Jesus, Mestre amigo, em meio às confusões do dia, acalma os nossos passos, dando-nos tranquilidade, retirando a tensão de nossos músculos e nervos com a música tranquilizadora que vem do burburinho das águas que correm mansamente nos rios.
Acalma nossos passos Senhor para que, mesmo em meio aos ruídos do dia-a-dia, em meio às lutas e as alegrias, em meio aos cansaços possamos sentir a Tua presença constante em nosso coração, em nossa vida.
Auxilia-nos Senhor, através de Teus Mensageiros de Luz a compreendermos Teus ensinamentos, a coloca-los em prática e a compreendermos nossos irmãos sempre mais.
Te agradecemos Mestre, pelo dia de hoje, por nossa família, pelo nosso trabalho, pelos amigos e, sobretudo, pela Tua Presença em nossas vidas.
E assim Mestre Jesus, em Teu Nome e, com a permissão de nosso Pai, iniciamos mais um estudo do Evangelho.
Permaneça conosco Mestre,
Que assim seja.
MENSAGEM INICIAL
RENUNCIAR
Neste versículo do Evangelho de Mateus, o Mestre Divino nos induz ao dever de renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna. Há necessidade, proclama o Messias, de abandonar pai e mãe, mulher e irmãos do mundo. No entanto, é necessário esclarecer como renunciar.
Jesus explica que o êxito pertencerá aos que assim procederem por amor de seu nome.
A primeira vista, o alvitre divino parece contra-senso.
Como olvidar os sagrados deveres da existência, se o Cristo veio até nós para santificá-los?
Os discípulos precipitados não souberam atingir o sentido do texto, nos tempos mais antigos.
Numerosos irmãos de ideal recolheram-se à sombra do claustro, esquecendo obrigações superiores e inadiáveis.
Fácil, porém, reconhecer como o Cristo renunciou.
Aos companheiros que o abandonaram aparece glorioso, na ressurreição.
Não obstante as hesitações dos amigos, divide com eles, no cenáculo, os júbilos eternos. Aos homens ingratos que o crucificaram oferece sublime roteiro de salvação com o Evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas.
Observemos, portanto, o que representa renunciar por amor ao Cristo. É perder as esperanças da Terra, conquistando as do Céu.
Se os pais são incompreensíveis, se a companheira é ingrata, se os irmãos parecem cruéis, é preciso renunciar à alegria de tê-los melhores ou perfeitos, unindo-nos, ainda mais, a eles todos, a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus.
Acaso, não encontras compreensão no lar? os amigos e irmãos são indiferentes e rudes?
Permanece ao lado deles, mesmo assim, esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que se afinam perfeitamente contigo. Somente desse modo renunciarás aos teus, fazendo-lhes todo o bem por dedicação ao Mestre, e, somente com semelhante renúncia, alcançarás a vida eterna.
Da obra: Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
LEITURA DO EVANGELHO
Capítulo 23 – MORAL ESTRANHA - Aborrecer Pai e Mãe – itens 1 a 3.
1 – E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo. – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo. (Lucas, XIV: 25-27, 33).
2 – O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37).
3 – Certas palavras, aliás, muito raras, contrastam de maneira tão estranha com a linguagem do Cristo, que instintivamente repelimos o seu sentido literal, e a sublimidade da sua doutrina nada sofre com isso. Escritas depois da sua morte, desde que nenhum evangelho foi escrito durante a sua vida, podemos supor que, nesses casos, o fundo do seu pensamento não foi bem traduzido, ou ainda, o que não é menos provável, que o sentido primitivo tenha sofrido alguma alteração, ao passar de uma língua para outra. Basta que um erro tenha sido cometido uma vez, para que os copistas o reproduzissem, como se vê com frequência nos fatos históricos.
A palavra odiar, nesta frase de Lucas: “Se alguém vem a mim, e não odeia a seu pai e sua mãe”, está nesse caso. Ninguém teria a ideia de atribuí-la a Jesus. Seria, pois, inútil discuti-la ou tentar justificá-la. Primeiro, seria necessário saber se ele a pronunciou, e, em caso afirmativo, se na língua em que ele se exprimia essa palavra tinha o mesmo sentido que na nossa. Nesta passagem de João: “Aquele que odeia a sua vida neste mundo a conserva para a vida eterna”, é evidente que ela não exprime a ideia que lhe atribuímos.(1) .
A língua hebraica não era rica, e muitas das suas palavras tinham diversos significados. É o que acontece, por exemplo, com aquela que, no Gênese, designa as frases da criação e servia ao mesmo tempo para exprimir um período de tempo qualquer e o período diurno. Disso resultou, mais tarde, a sua tradução pela palavra dia, e a crença de que o mundo fora feito em seis dias. O mesmo acontece com a palavra que designa um camelo e um cabo, porque os cabos eram feitos de pelos de camelo, e que foi traduzida por camelo, na alegoria da agulha. (Ver cap. XVI, nº 2)(2)
É necessário ainda considerar os costumes e as características dos povos que influem na natureza particular das línguas. Sem esse conhecimento, o sentido verdadeiro de certas palavras nos escapa. De uma língua para outra, a mesma palavra tem um sentido mais enérgico ou menos enérgico. Pode ser, numa língua, uma injúria ou uma blasfêmia, e nada significar, nesse sentido, em outra, conforme a idéia que exprima. Numa mesma língua as palavras mudam de significação com o passar dos séculos. É por isso que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento, e, para ser exata, faz-se por vezes necessário empregar, não os termos correspondentes, mas outras equivalentes ou circunlóquios explicativos.
Estas observações aplicam-se especialmente à interpretação das santas Escrituras, e em particular aos Evangelhos. Se não levarmos em conta o meio em que Jesus vivia, ficamos sujeitos a enganos sobre o sentido de certas expressões e de certos fatos, em virtude do hábito de interpretarmos os outros de acordo com as nossas próprias condições. Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar (ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus. (Ver também o cap. XVI, nº 5 e segs.).
(1) No original francês, o verbo empregado é odiar, motivo porque o mantivemos no teto de Kardec. O texto evangélico acima reproduzido não é tradução do francês, mas da nossa tradução clássica da Bíblia, de Figueiredo, que emprega o verbo aborrecer. (Nota do Tradutor).
(2) Non odit, em latim; Kai ou misei, em grego, não quer dizer odiar, mas amar menos. O que o verbo grego misein exprime, o verbo hebreu, que Jesus deve ter empregado, o exprime ainda melhor, pois não significa apenas odiar, mas também amar menos, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, essa significação é ainda mais acentuada. É nesse sentido que ele é empregado no Gênese (XXIX: 30-31). “E Jacó amou também a Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de: não amar tanto quanto a outro, e seria um contra-senso traduzi-lo por odiar, que tem outra acepção bem determinada. O texto de São Mateus resolve, aliás, toda a dificuldade. (Nota de M. Pezzani).
REFLEXÕES: Allan Kardec usou o verbo odiar ao invés de aborrecer. Non odit, em latim; Kaï ou miseï, em grego, significam amar menos. O verbo hebreu que Jesus deve ter usado, significa odiar, amar menos, não amar tanto quanto, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, o significado é menos amado, não amar tanto quanto o outro. Kardec esclarece que algumas poucas palavras encontradas nos Evangelhos, não combinam com a doutrina de Amor do Mestre Jesus. Escritos após a crucificação, é possível que essas não tenham sido as usadas por Jesus, ou podem ter sido substituídas ou mal interpretadas nas cópias, nas traduções de uma língua para outra, visto que uma mesma palavra pode ter significados diferentes e até opostos nas diferentes línguas. Assim, na interpretação desses textos evangélicos, não podemos admitir que Jesus tenha pregado o odiar ou mesmo o aborrecer os familiares para quem aspira ser seu discípulo, conforme escreve Kardec: “Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar (ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus.”
Podemos perceber neste ensino, que o esforço na vivência da sua Moral, que é a expressão do amor a ele e a Deus, está acima de qualquer implicação material, de qualquer domínio de uns sobre os outros, pois que cada um tem de desenvolver-se, para alcançar o determinismo divino de ser perfeito e feliz, de ser sábio e amoroso.
Sendo o entendimento, o aceite e a vontade dessa vivência, opção individual, nada, nem ninguém deve impedir essa resolução, ainda que os familiares, os a quem ame, se sintam contrariados, visto que cada um é responsável pelo seu desenvolvimento espiritual.
Jesus não exigia que o seguissem fisicamente e nem exige hoje, que abandonemos a família para seguir o cristianismo, mas sugere que estudemos os seus ensinamentos, para que, mais esclarecidos e colocando-os em prática possamos, viver e conviver melhor com os familiares e com o mundo.
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Pai amado,
Dai-nos uma semana de paz e muito aprendizado espiritual.
Que possamos ser mais caridosos com os nossos irmãos, dando o nosso melhor, na nossa jornada evolutiva.
Que sejamos indulgentes com as imperfeições alheias, compreendendo que cada um está em um estágio evolutivo diferente.
Que busquemos construir em nossa alma a perfeição que cobramos nos outros.
Que possamos entender o nosso papel dentro da Tua obra e que sejamos sempre instrumentos fiéis do Teu infinito amor.
Que todos os doentes do corpo e da alma sejam abençoados e fortalecidos e quiçá, curados.
Que Teu Amor envolva nossa Casa Espírita e as demais Casas de Orações, seus dirigentes, colaboradores, assistidos e, da mesma forma envolva nossos entes queridos, nosso lar e a todos que compartilham a existência conosco.
Que nossas águas possam ser fluidificadas, através dos Benfeitores Espirituais, e que elas contenham os medicamentos necessários para a nossa saúde física e espiritual e que através delas possamos obter força e coragem para nossa transformação moral. Que possamos ser tocados, em nossos sentimentos, pelo Teu amor irrestrito, pela Tua Serenidade, pela Tua Luz.
E assim Pai Amado, agradecidos por todas as bênçãos recebidas nos despedimos na Tua paz. Que Teu Amor nos envolva hoje e sempre e que saibamos ser sempre merecedores de Teu amor.
Que assim seja!
Paz e Bem.