Estudo:

Capítulo 24 – NÃO POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE – Carregar a Cruz – Quem Quiser Salvar a Vida - itens 17 a 19 - 10-07

HORA DO EVANGELHO NO LAR

 
“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Jesus. (Mc, 8:34) 
  
PRECE   
 
Jesus amigo, aqui estamos reunidos em Teu nome, rogando ao Teu generoso coração que nos ampare na realização de nosso estudo de hoje, envolvendo-nos com Tuas vibrações de paz, de amor, de entendimento. Que sejamos inspirados por Teus mensageiros na compreensão de Teus ensinamentos, para que assim, os apliquemos em nossas ações, em nossas atitudes, em nossos pensamentos. 
Que ao fim dos estudos de hoje, estejamos mais esclarecidos, compreendendo nossos semelhantes, compreendendo melhor a vida, compreendendo nossas próprias fragilidades e compreendendo a necessidade imediata de promovermos a nossa transformação moral. 
Assim Mestre Jesus em Teu nome, em nome dos benfeitores que coordenam esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos mais um Estudo do Evangelho. 
Permaneça sempre conosco Mestre Jesus e que assim seja.  
  
  
MENSAGEM INICIAL  
NOSSA CRUZ 
Ninguém se queixe inutilmente. 
A dor é processo. 
A perfeição é fim. 
Assim sendo, caminheiros da evolução ou da redenção têm, cada qual, a sua cruz. 
Esse almeja, aquele deve. 
E para realizar ou ressarcir, a vida pede preço. 
Ninguém conquista algo, sem esforçar-se de algum modo; e ninguém resgata esse ou aquele débito, sem sofrimento. 
Enquanto a criatura não adquire consciência da própria responsabilidade, movimenta-se no mundo à feição de semirracional, amontoando problemas sobre a própria cabeça. 
Entretanto, acordando para a necessidade da paz consigo mesma, descobre de imediato a cruz que lhe cabe ao próprio burilamento. 
Encarnados e desencarnados, jungidos à Terra, vinculam-se todos ao mesmo impositivo de progresso e resgate. 
No círculo carnal, a cruz é a dificuldade orgânica, o degrau social, o parente infeliz... 
No plano espiritual, é a vergonha do defeito íntimo não vencido, a expiação da culpa, o débito não pago... 
Tenhamos, pois, a coragem precisa de seguir o Senhor em nosso anseio de ressurreição e vitória. 
Para isso, porém, não nos esqueçamos de que será preciso olvidar o egoísmo enquistante e tomar a nossa cruz. 
  
Livro Palavras de vida eterna. Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, mensagem 74 - pág. 165. 
  
LEITURA DO EVANGELHO  
Capítulo 24 – NÃO POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE - Carregar a Cruz - Quem Quiser Salvar a Vida  itens 17 a 19
 
 
17 – Bem aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e carregarem de injúrias, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem. Folgai naquele dia, e exultai; porque, olhai, que grande é o vosso galardão no céu; porque desta maneira tratavam aos profetas os pais deles. (Lucas, VI: 22-23) 
 
18 – E chamando a si o povo, com seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quiser seguir, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois de que aproveitará ao homem, se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos, VIII: 34-36; Mateus, X: 39, e João, XII: 24-25). 
 
19 – Regozijai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por minha causa, porque sereis recompensados no céu. Essas palavras podem ser interpretadas assim: Sedes felizes quando os homens, tratando-vos com má vontade, vos derem a ocasião de provar a sinceridade de vossa fé, porque o mal que eles vos fizerem resultará em vosso proveito. Lamentai-lhes a cegueira, mas não os amaldiçoeis. 
Após isso, acrescenta: “Tome a sua cruz aquele que me quer seguir”, isto é: que suporte corajosamente as tribulações que a sua fé provocar, pois aquele que quiser salvar a sua vida e os seus bens, renunciando a mim, perderá as vantagens do Reino dos Céus, enquanto os que tudo perderem aqui em baixo, até mesmo a vida, para o triunfo da verdade, receberá na vida futura o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação. Mas para os que sacrificam os bens celestes aos gozos terrenos, Deus dirá: Já recebeste a vossa recompensa. 
 
 
REFLEXÕES: Esta passagem é destacada nos quatro Evangelhos do Novo Testamento, o que nos reforça o entendimento de como é importante o ensinamento que aí está contido. Significa um convite à renovação espiritual através das conquistas de novos valores intelectuais e morais, que despertam e aprimoram as coisas do nosso mundo interior, vencendo a nós mesmos, reajustando nossas dificuldades mentais, emocionais e sentimentais.  
 “Tome a sua cruz” - Essa cruz não significa a cruz de madeira que o Cristo suportou, mas a que faz parte do nosso viver, representa nossas dificuldades e os obstáculos na vida presente, consequências, muitas vezes, de nossos erros do passado. Tomamos figurativamente nossa cruz quando nos comprometemos a suportá-las com resignação e a nos aceitar como seres ainda imperfeitos, mas procurando burilar-nos, melhorar-nos mesmo que vagarosamente.  
Assim, para nós, encarnados, a cruz é qualquer dificuldade que nos aprimore o espírito, seja uma doença ou qualquer obstáculo de difícil superação em nossa vida.  
Já para os desencarnados, são os vícios não superados, os resgates não realizados, a culpa, o remorso pelas dificuldades o enfrentadas ou mal sofridas, enquanto estavam no corpo carnal.  
Nós carregamos figurativamente nossa cruz quando nos comprometemos, quando assumimos nossas responsabilidades.  
  
   
PRECE E VIBRAÇÕES –  
  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]  
  
  
E assim, finalizando nossas reflexões, vamos unindo nossos corações, pensamentos e sentimentos agradecendo a Jesus por estes momentos de paz e reflexão. 
Nesse momento, vamos visualizando a imagem de Jesus, trazendo-o próximo a nós e vamos nos inspirando em um campo todo florido, como se estivéssemos deitados sobre a relva macia e sentindo o aroma das flores ao nosso redor.  
Vamos visualizando as pétalas das flores como se elas fossem feitas de luzes, luzes coloridas, repletas de energias salutares e toda essa energia vibrante das pétalas caem sobre ao nosso corpo, aderindo e penetrando célula a célula, molécula a molécula e assim vamos nos sentindo revitalizados, energizados, reanimados.  
Envolvidos pela presença de Jesus e nas suas vibrações, vamos nos lembrando de cada um dos nossos entes queridos, nossos amores. Que onde se encontrarem, recebam este jato de luz que parte de nossos corações e que os envolvem e fortalecem.  
Agora, vamos vibrando por todos aqueles, encarnados ou desencarnados, que sabemos que se encontram em necessidade; por aqueles que não nos querem bem; por aqueles que estão em depressão; que estão nos vícios; que estão angustiados e desesperançosos; por aqueles que se encontram em um leito de hospital ou acamados em seus lares lutando pela vida; por aqueles que partiram, muitos precocemente, e por seus familiares. Que as energias salutares envolvam a todos, dando ânimo, coragem e fé.  
Vibramos também por todos os profissionais de saúde que trabalham pela manutenção do equilíbrio físico dos companheiros encarnados.  
Vibramos e rogamos Senhor, por todas as Nações, por todos os lares, por todas as famílias, para que recebam essas Energias Luminosas e sejam abençoados. 
Rogamos Mestre, pela nossa saúde e a de todos os irmãos do planeta, como rogamos também pela prosperidade e pela paz de todas as famílias humana, pela nossa também. 
Que todos os irmãos que se julgam nossos inimigos sejam igualmente favorecidos. Que todos os irmãos que tem poder de decidir destinos e atividades de amparo aos seres humanos sejam, neste momento, envolvidos pela Tua Luz, protegidos pela Tua Misericórdia, para que tenham discernimento, misericórdia e amor em seus atos.  
Que todo nosso Planeta seja envolvido por esse amor que sentimos agora em nossos corações e que possamos receber Tua paz, Tua proteção, energias de saúde e de ativação de nossos sistemas imunológicos. 
Rogamos ainda Senhor, que estenda Tuas bênçãos às nossas águas, fluidificando-as, para que através delas possamos adquirir o medicamento necessário para nosso equilíbrio, saúde e vitalidade. 
Graças vos damos Senhor pelo privilégio do estudo edificante e do trabalho no bem, e principalmente pela Tua presença em nossas vidas. 
Graças damos ao Pai pela oportunidade da Vida, por estarmos encarnados e vivenciando experiências necessárias a nossa evolução espiritual. Que tenhamos sabedoria para aproveitar todos os momentos de nossas vidas com discernimento. Obrigada Senhor. 
Que assim seja! 
  
Paz e Bem.