Estudo:

Capítulo V – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS - JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES – ITENS 1 A 4.

“Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.”- JESUS - MATEUS, 5: 4. Capítulo V – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS - JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES – ITENS 1 A 4. Queridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva e nos ampare neste nosso encontro de corações. Oremos:

Vamos asserenando nossos corações, nossos pensamentos e elevando nossos sentimentos até nosso Mestre Jesus, depositando em suas Mãos Misericordiosas nossas atribulações, nossos problemas, nossas angustias e aflições, suplicando que nos fortaleça, que nos ampare e nos abençoe sempre, principalmente nos momentos em que nos sentimos mais fragilizados.

Vamos também depositar em Suas Mãos nosso amor e nossa gratidão por tudo o que temos recebido, por tantas graças e bênçãos em nossas vidas.

Rogamos Mestre Jesus, que nos dê a serenidade necessária para aceitarmos as coisas que não podemos modificar; que nos dê coragem para modificarmos aquelas podem ser modificadas e sabedoria para reconhecermos a diferença entre elas.

Rogamos ainda que, neste momento em que nos preparamos para estudarmos e refletirmos tuas lições, permita a presença de nossos benfeitores espirituais para nos auxiliarem a compreensão dos Teus ensinamentos.

E assim, Senhor, em Teu nome, em nome de Francisco de Assis, mas sobretudo em nome de Deus, nosso Pai, iniciamos nossos estudos.

Permaneça conosco Senhor,

Que assim seja. O AUXÍLIO VIRÁ O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao coração. E tão amargo que talvez não possas comenta-lo, de pronto.

Às vezes, a sombra interior é tamanha que tens a ideia de haver perdido o próprio rumo.

Entretanto, não esmoreças.

Abraça o dever que a vida te assinala.

Serve e ora.

A prece te renovará energias.

O trabalho te auxiliará.

Faze silêncio e não te queixes.

Alegre-te e espera, porque o Céu te socorrerá. Por meios que desconheces.

Deus permanece agindo.

XAVIER, Francisco Cândido. Recados do Além. Pelo Espírito Emmanuel. IDEAL. Capítulo 49. Capítulo V – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS - JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES – ITENS 1 A 4. 1 – Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. (Mateus, V: 5, 6 e 10).

2 – Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque rireis. (Lucas, VI: 20 e 21)

Mas ai de vós, ricos, porque tendes no fundo a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis. (Lucas, VI: 24 e 25).


JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES

3 – As compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra só podem realizar-se na vida futura. Sem a certeza do porvir, essas máximas seriam um contrassenso, ou mais ainda, seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, compreende-se dificilmente a utilidade de sofrer para ser feliz. Diz-se que é para haver mais mérito. Mas então se pergunta por que uns sofrem mais do que outros; por que uns nascem na miséria e outros na opulência, sem nada terem feito para justificar essa posição; por que para uns nada dá certo, enquanto para outros tudo parece sorrir? Mas o que ainda menos se compreende é ver os bens e os males tão desigualmente distribuídos entre o vício e a virtude; ver homens virtuosos sofrer ao lado de malvados que prosperam. A fé no futuro pode consolar e proporcionar paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus.

Entretanto, desde que se admite a existência de Deus, não é possível concebê-lo sem suas perfeições. Ele deve ser todo poderoso, todo justiça, todo bondade, pois sem isso não seria Deus. E se Deus é soberanamente justo e bom, não pode agir por capricho ou com parcialidade. As vicissitudes da vida têm, pois, uma causa, e como Deus é justo, essa causa deve ser justa. Eis do que todos devem compenetrar-se. Deus encaminhou os homens na compreensão dessa causa pelos ensinos de Jesus, e hoje, considerando-os suficientemente maduros para compreendê-la, revela-a por completo através do Espiritismo, ou seja, pela voz dos Espíritos. Ser bem-aventurado significa ser feliz. Se pensarmos que a vida termina com a morte do corpo, as palavras de Jesus não têm o menor sentido, são promessas vãs. Se aceitamos Jesus como Espírito mais perfeito que veio enviado por Deus para auxiliar os homens na Terra, só podemos entender essas bem-aventuranças, como uma promessa para a vida além da morte. Assim, uma vez mais, Jesus deixa bem clara a ideia da imortalidade da alma, da vida futura após esta. Kardec inicia os seus raciocínios, relacionando essas palavras de Jesus com a justiça de Deus. Nossa dificuldade em compreender as aflições decorre de nossa dificuldade de compreender Deus, de compreendermos que a Lei de Deus é de amor e de justiça e jamais de castigos e de punições. As dores e sofrimentos que cada um de nós experimentamos estão diretamente relacionadas com os atos errados praticados por nós mesmos em nossas vidas. Nada, portanto, é gratuito.
Pensemos nisto!"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 1 – Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. (Mateus, V: 5, 6 e 10).

2 – Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque rireis. (Lucas, VI: 20 e 21)

Mas ai de vós, ricos, porque tendes no fundo a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis. (Lucas, VI: 24 e 25).


JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES

3 – As compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra só podem realizar-se na vida futura. Sem a certeza do porvir, essas máximas seriam um contrassenso, ou mais ainda, seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, compreende-se dificilmente a utilidade de sofrer para ser feliz. Diz-se que é para haver mais mérito. Mas então se pergunta por que uns sofrem mais do que outros; por que uns nascem na miséria e outros na opulência, sem nada terem feito para justificar essa posição; por que para uns nada dá certo, enquanto para outros tudo parece sorrir? Mas o que ainda menos se compreende é ver os bens e os males tão desigualmente distribuídos entre o vício e a virtude; ver homens virtuosos sofrer ao lado de malvados que prosperam. A fé no futuro pode consolar e proporcionar paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus.

Entretanto, desde que se admite a existência de Deus, não é possível concebê-lo sem suas perfeições. Ele deve ser todo poderoso, todo justiça, todo bondade, pois sem isso não seria Deus. E se Deus é soberanamente justo e bom, não pode agir por capricho ou com parcialidade. As vicissitudes da vida têm, pois, uma causa, e como Deus é justo, essa causa deve ser justa. Eis do que todos devem compenetrar-se. Deus encaminhou os homens na compreensão dessa causa pelos ensinos de Jesus, e hoje, considerando-os suficientemente maduros para compreendê-la, revela-a por completo através do Espiritismo, ou seja, pela voz dos Espíritos. E assim, com nossos pensamentos e sentimentos harmonizados vamos nos elevando até Nosso Pai, agradecendo a Deus, por todas as graças que nos são enviadas neste momento de estudo, reflexão e prece, em que estivemos em comunhão convosco.

Agradecemos ao Mestre Jesus, pelos mensageiros de Luz que sempre envia para nos socorrer os males e nos orientar em nossos caminhos. Aos benfeitores espirituais, nosso agradecimento por todo o bem que nos fazem, que Jesus os ilumine cada vez mais.

Rogamos a Deus, Pai Misericordioso, que abençoe nosso propósito de servir e a Jesus, que nos ajude a auxiliarmos e a compreendermos sempre mais.

E assim, vamos rogando Mestre amado, por todos aqueles que, encarnados ou desencarnados, estão em situação de sofrimento.

Rogamos por todos os povos, principalmente por aqueles que estão passando por tragédias da natureza, pela pandemia do covid, por todos que se encontram enfermos da alma ou do corpo físico, para que recebam o bálsamo para suas dores e o conforto do Teu amor.

Vibramos, com carinho e amor pelos desempregados, pelos que estão em solidão, pelos que sofrem de depressão, pelos idosos, por aqueles que vivem pelas ruas, que sejam todos amparados em suas necessidades.

Vibramos, respeitosamente e amorosamente, por nossos irmãos suicidas, para que sejam acolhidos e esclarecidos.

Vibramos pelas crianças e jovens, para que sejam sempre conduzidos com amor e ternura pelos caminhos do bem.

Senhor, que a proteção divina se estenda sobre todos os lares, ao nosso também, para que neles reine sempre o amor e o respeito.

Vibramos pela Saúde e a Paz Mundial, pela harmonia entre os povos, pelo nosso Brasil e nossos governantes, por todas as religiões e por todos os espíritos com tarefas Evangélicas, divulgadores do Teu Evangelho de Luz.

Rogamos especialmente por nossa Casa Espírita, que acolhe e reconforta a todos indistintamente. Por seus dirigentes, trabalhadores voluntários e, por todos os assistidos.

Senhor, que através de Vossa bondade, nossas águas sejam fluidificadas, trazendo-nos saúde e paz.

Que Vosso amor proteja a todos nós e não nos deixes cair na tentação do repouso.

Dai-nos sempre Senhor, ânimo firme para jamais desistirmos; fé para vencermos as nossas fragilidades, esperança para que tudo dê certo e Vosso amor para estarmos sempre fazendo o melhor que há em nós e que possamos entendermos a benção da reencarnação e amarmos sempre mais aqueles que caminham lado a lado conosco.

Graças Senhor pelo privilégio do trabalho no bem, do estudo edificante, pelas bençãos recebidas e principalmente pela Tua presença em nossas vidas.

Que assim seja!

Graças a Deus, graças a Jesus. Paz e Bem!