Estudo:

Capítulo VIII – BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO – ESCÂNDALOS: CORTAI A MÃO – itens 11 a 17

“Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo.” (Mateus, XVIII: 7). Capítulo VIII – BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO – ESCÂNDALOS: CORTAI A MÃO – itens 11 a 17Queridos irmãos é com imensa gratidão no coração que convido a todos para juntos aprendermos um pouco mais sobre o Evangelho de Jesus e assim podermos dar mais um pequeno passo na direção de nossa evolução espiritual. Vamos orar:

Mestre Jesus que conheceis todas as nossas imperfeições, que nos ama profundamente, auxiliai-nos a compreender as leis divinas e aplica-las em nossas vidas, afim de que sejamos cada dia melhores do que fomos ontem. Auxilia-nos Mestre a reconhecermos e corrigirmos nossas próprias falhas, nossas imperfeições.

Dai-nos força e coragem para sermos humildes; mostrai-nos o caminho da persistência, para evitarmos o desânimo, o caminho da caridade, para evitarmos o egoísmo e podermos dividir, com aqueles que compartilham de nossa existência, os benefícios que recebemos todos os dias. Que saibamos amar mais e sermos sempre merecedores do Teu imenso Amor.

E assim, em Teu Nome Mestre Jesus, em nome de Francisco de Assis e da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa, mas, sobretudo em nome de Deus, iniciamos nossos estudos e reflexões de hoje.

Permaneça conosco hoje, amanhã e sempre.

Que assim seja. ESCÂNDALO E NÓS Acalmar-nos, a fim de trabalhar e servir com segurança será sempre o processo mais eficiente para liberar-nos da influência de escândalos, quaisquer que eles sejam.

Não poucas vezes, demoramo-nos acalentando mágoas e condenações contra nós mesmos, das quais costumamos sair desolados ou deprimidos, aumentando a incapacidade própria para qualquer reajuste.

Teremos errado, reconheçamos.

Lamentar-nos, porém, indefinidamente, seria o mesmo que segregar-nos em remorso, não só improdutivo, mas destrutivo também, porquanto comunicaríamos o fogo de nossas próprias inquietações aos entes que mais amamos.

Importante aceitar nossas culpas, mas desaconselhável acomodar-nos voluptuosamente com elas, sem a mínima diligência para extinguir lhes os desastrosos resultados.

Queixar-se alguém de si próprio, uma, duas, três vezes, quanto às dívidas e defeitos de que se lhe onere o caminho, será claramente compreensível, mas lastimar-se, todos os dias, e acusar-se, em todas as circunstâncias, sem qualquer esforço para melhorar de situação, pode transformar-se em atitude compulsiva, gerando enfermidade e perturbação.

Esterilidade, em qualquer setor, será invariavelmente.

Recordemos a lição viva e constante do livre arbítrio a conclamar-nos ao próprio burilamento e utilizemos o empréstimo das horas que nos é concedido, nos recursos em mão, comandando as oportunidades que o tempo nos faculte para empreender as renovações de que sejamos carecedores.

Somos espíritos eternos e, conquanto nos caiba o dever de aproveitar as experiências do passado no que evidenciem de útil e de preparar o futuro para que o destino se nos faça mais elevado, lembremo-nos de que somos chamados nas áreas do agora a viver um dia de cada vez.

Erros, teremos perpetrado inúmeros.

Débitos, temo-los ainda enormes.

Entretanto, se soubermos empregar com critério e equilíbrio os instrumentos de que dispomos, não há tempo a desperdiçar com lamentos inúteis, de vez que, quanto mais quisermos aprender e trabalhar, compreender e servir, mais alto e mais belo se nos fará o caminho na direção da Vida Melhor.

Da obra: “Rumo Certo” – Emmanuel/Chico Xavier Capítulo VIII – BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO – ESCÂNDALOS: CORTAI A MÃO – itens 11 a 1711 – O que escandalizar, porém, a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de atafona, e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo. Ora, se a tua mão, ou o teu pé, te escandaliza, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois, seres lançados no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos declaro que os seus anjos no céu incessantemente estão vendo a face de meu Pai, que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio a salvar o que havia perecido. (Mateus, XVIII: 6-11).

E se o teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; porque melhor te é que se perca um de teus membros, do que todo o teu corpo ser lançado no inferno. E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e lança-a fora de ti; porque melhor te é que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. (Mateus, V: 29-30).

12 – Em seu sentido vulgar, escândalo é tudo aquilo que choca a moral ou as conveniências, de maneira ostensiva. O escândalo não está propriamente na ação, mas nas repercussões que ela pode ter. A palavra escândalo implica sempre a ideia de um certo estrépito. Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque o seu orgulho sofreria com ele e a sua consideração diminuiria entre os homens, procurando ocultar as suas torpezas, o que lhes basta para tranquilizar a consciência. Esses são, segundo as palavras de Jesus: “sepulcros brancos por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos por fora, mas sujos por dentro”.

No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão frequentemente empregada, é muito mais ampla, motivo por que não é compreendida em certos casos. Escândalo não é somente o que choca a consciência alheia, mas tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, todas as más ações de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussões. O escândalo, nesse caso, é o resultado efetivo do mal moral.

13 – É necessário que sucedem escândalos no mundo, disse Jesus, porque os homens, sendo ainda imperfeitos, têm inclinação para o mal, e porque as más árvores dão maus frutos. Devemos, pois, entender, por essas palavras, que o mal é uma consequência da imperfeição humana, e não que os homens tenham obrigação de praticá-lo.

14 – É necessário que venha o escândalo, para que os homens, em expiação na Terra, se punam a si mesmos, pelo contato de seus próprios vícios, dos quais são as primeiras vítimas, e cujos inconvenientes acabam por compreender. Depois que tiverem sofrido o mal, procurarão o remédio no bem. A reação desses vícios serve, portanto, ao mesmo tempo de castigo para uns e de prova para outros. É assim que Deus faz sair o bem do mal, e que os próprios homens aproveitam as coisas más ou desagradáveis.

15 – Se assim é, dir-se-á, o mal é necessário e durará sempre, pois se viesse a desaparecer, Deus ficaria privado de um poderoso meio de castigar os culpados. É inútil, portanto, procurar melhorar os homens. Mas, se não houvesse culpados, não haveria necessidade de castigos. Suponhamos a humanidade transformada numa comunhão de homens de bem: nenhum procuraria fazer mal ao próximo, e todos seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos adiantados, dos quais o mal foi excluído. Tal será o estado da Terra, quando houver progredido suficientemente. Mas enquanto certos mundos avançam, outros se formam, povoados por Espíritos primitivos, e que servem ainda de morada, de exílio e de lugar de expiação para os Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, rejeitados pelos mundos que se tornam felizes.

16 – Mas ai daquele por quem vem o escândalo: quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que serviu, sem o saber, de instrumento para a justiça divina, sendo utilizados os seus maus instintos, nem por isso deixou de fazer o mal, e deve ser punido. É assim, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que o suporta, porque esse pai talvez tenha sido um mau filho, que fez sofrer o seu pai, e agora sofre a pena de talião. Mas o filho não terá desculpas por isso, e deverá ser castigado por sua vez, através dos seus próprios filhos ou de outra maneira.

17 – Se tua mão te serve de causa de escândalo, corta-a: figura enérgica, que seria absurdo tomar-se ao pé da letra, e que significa simplesmente a necessidade de destruirmos em nós todas as causas de escândalo, ou seja, do mal. É necessário arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer ainda que mais vale para o homem ter a mão cortada, do que esta ser para ele o instrumento de uma ação má; ser privado da vista, do que os seus olhos lhe servirem para maus pensamentos. Jesus nada disse de absurdo, para quem souber compreender o sentido alegórico e profundo das suas palavras; mas muitas coisas não podem ser compreendidas, sem a chave oferecida pelo Espiritismo. Muitas e muitas vezes, Jesus usou de expressões fortes e rigorosas nos seus ensinos. Lembremo-nos sempre de que ele nada escreveu, sua intenção era deixar na mente dos que o ouviam, suas lições, mesmo se não os compreendessem bem, naquele momento. Confiou nos seus discípulos, não só nos que o acompanharam, mas nos que o ouviam e aceitavam, para a divulgação do aprendido.

Usava expressões usuais, para que fixassem o que ouviam, tais como ser lançado ao mar, fogo eterno, fogo do inferno, apenas para que suas metáforas ajudassem na fixação das lições que, pretendia ele, fossem divulgadas por toda a humanidade.

O espiritismo explica que punição eterna contraria o amor e a justiça de Deus. Entende-se inferno, fogo do inferno, como sendo o sofrimento causado pelas infringências às leis divinas, pelo remorso dos erros cometidos, que pode ser extremamente doloroso, conforme os requintes de maldade com que essas faltas foram perpetradas, mas, sempre sofrimento provisório, levando o Espírito a querer libertar-se, redimindo-se, seja a que preço for.

Kardec explica nesse texto que, no sentido evangélico, a palavra escândalo tem um sentido mais amplo, não sendo apenas “o que choca a consciência alheia, mas tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, todas as más ações de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussões. O escândalo, nesse caso, é o resultado efetivo do mal moral.”

Todavia, “ai daquele por quem vem o escândalo”, porque estando sob a lei de causa e efeito, receberá, mais cedo ou mais tarde, as consequências do ato praticado, e não se libertará enquanto não quitar essa dívida, pela dor ou pelo amor.

Nas frases em que Jesus diz ser preferível cortar ou arrancar o membro causador do escândalo, Kardec afirma que elas significam a necessidade de arrancarmos, de dentro de nós mesmos, as plantas que o Senhor não plantou, frutos do nosso orgulho e egoísmo, que nos levam a querer tudo para nós, seja por quais meios, seja por quais lesões provoquemos no outro; significa que devemos destruir em nós toda causa de escândalo, isto é, tirar do nosso coração todo sentimento impuro e toda fonte viciosa.
Por muito termos causado sofrimentos a outros, estamos, apesar do nosso desenvolvimento intelectual, presos ao nosso passado, que vive em nosso subconsciente, esperando nossa redenção, através do cumprimento do dever, nas agradáveis ou desagradáveis situações, em benefício de nós próprios ou de outrem.

Estudemos o Evangelho de Jesus e coloquemos em prática os seus ensinamentos, tendo-o sempre, como norma de conduta. "Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 11 – O que escandalizar, porém, a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de atafona, e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo. Ora, se a tua mão, ou o teu pé, te escandaliza, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois, seres lançados no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos declaro que os seus anjos no céu incessantemente estão vendo a face de meu Pai, que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio a salvar o que havia perecido. (Mateus, XVIII: 6-11).

E se o teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; porque melhor te é que se perca um de teus membros, do que todo o teu corpo ser lançado no inferno. E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e lança-a fora de ti; porque melhor te é que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. (Mateus, V: 29-30).

12 – Em seu sentido vulgar, escândalo é tudo aquilo que choca a moral ou as conveniências, de maneira ostensiva. O escândalo não está propriamente na ação, mas nas repercussões que ela pode ter. A palavra escândalo implica sempre a ideia de um certo estrépito. Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque o seu orgulho sofreria com ele e a sua consideração diminuiria entre os homens, procurando ocultar as suas torpezas, o que lhes basta para tranquilizar a consciência. Esses são, segundo as palavras de Jesus: “sepulcros brancos por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos por fora, mas sujos por dentro”.

No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão frequentemente empregada, é muito mais ampla, motivo por que não é compreendida em certos casos. Escândalo não é somente o que choca a consciência alheia, mas tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, todas as más ações de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussões. O escândalo, nesse caso, é o resultado efetivo do mal moral.

13 – É necessário que sucedem escândalos no mundo, disse Jesus, porque os homens, sendo ainda imperfeitos, têm inclinação para o mal, e porque as más árvores dão maus frutos. Devemos, pois, entender, por essas palavras, que o mal é uma consequência da imperfeição humana, e não que os homens tenham obrigação de praticá-lo.

14 – É necessário que venha o escândalo, para que os homens, em expiação na Terra, se punam a si mesmos, pelo contato de seus próprios vícios, dos quais são as primeiras vítimas, e cujos inconvenientes acabam por compreender. Depois que tiverem sofrido o mal, procurarão o remédio no bem. A reação desses vícios serve, portanto, ao mesmo tempo de castigo para uns e de prova para outros. É assim que Deus faz sair o bem do mal, e que os próprios homens aproveitam as coisas más ou desagradáveis.

15 – Se assim é, dir-se-á, o mal é necessário e durará sempre, pois se viesse a desaparecer, Deus ficaria privado de um poderoso meio de castigar os culpados. É inútil, portanto, procurar melhorar os homens. Mas, se não houvesse culpados, não haveria necessidade de castigos. Suponhamos a humanidade transformada numa comunhão de homens de bem: nenhum procuraria fazer mal ao próximo, e todos seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos adiantados, dos quais o mal foi excluído. Tal será o estado da Terra, quando houver progredido suficientemente. Mas enquanto certos mundos avançam, outros se formam, povoados por Espíritos primitivos, e que servem ainda de morada, de exílio e de lugar de expiação para os Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, rejeitados pelos mundos que se tornam felizes.

16 – Mas ai daquele por quem vem o escândalo: quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que serviu, sem o saber, de instrumento para a justiça divina, sendo utilizados os seus maus instintos, nem por isso deixou de fazer o mal, e deve ser punido. É assim, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que o suporta, porque esse pai talvez tenha sido um mau filho, que fez sofrer o seu pai, e agora sofre a pena de talião. Mas o filho não terá desculpas por isso, e deverá ser castigado por sua vez, através dos seus próprios filhos ou de outra maneira.

17 – Se tua mão te serve de causa de escândalo, corta-a: figura enérgica, que seria absurdo tomar-se ao pé da letra, e que significa simplesmente a necessidade de destruirmos em nós todas as causas de escândalo, ou seja, do mal. É necessário arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer ainda que mais vale para o homem ter a mão cortada, do que esta ser para ele o instrumento de uma ação má; ser privado da vista, do que os seus olhos lhe servirem para maus pensamentos. Jesus nada disse de absurdo, para quem souber compreender o sentido alegórico e profundo das suas palavras; mas muitas coisas não podem ser compreendidas, sem a chave oferecida pelo Espiritismo. E assim, agradecendo a Jesus por mais esta oportunidade de estudo encerramos nossas reflexões rogando por todos aqueles que necessitam de nosso amor e nosso carinho fraterno,

Abençoe Mestre Amado nossa Pátria, a todos os países e a todos os povos, nossos irmãos, para que a Paz e a Saúde geral se estabeleça;

Abençoe Senhor, nossa Casa Espírita e todos os seus colaboradores e assistidos;

Abençoe Senhor, nossos queridos, nossos familiares e amigos;

Que suas bênçãos cheguem aos nossos irmãos que, neste momento, estão em sofrimento físico ou espiritual, aos portadores de graves doenças, a todos enfermos, aos idosos, aos que estão em depressão, aos que sentem solidão, aos desesperançados ...

Abençoe Senhor a todos aqueles que partiram deste mundo, que possam obter esclarecimento, compreenderem e terem aceitação de sua nova condição;

Abençoe Senhor a todos os jovens, a todas as crianças para que não lhes faltem a proteção e o encaminhamento na estrada do bem.

Abençoe Senhor a todos os profissionais da saúde que se dedicam aos doentes, doando de si mesmos os cuidados que todos merecem. Que eles tenham a Tua Proteção.

E finalmente, pedimos por nós mesmos Senhor, que aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, que recaiam sobre nós gotas de orvalhos de amor e paz, dando-nos equilíbrio e suavizando nossa jornada.

Agradecemos a Deus, nosso Pai Bondoso, por tudo que recebemos, por todas as lições que vieram nos despertar para o amadurecimento interior; por nos ter dado a oportunidade da presente encarnação, onde estamos tendo a chance de uma nova jornada cercado por pessoas que nos amam e a quem muito amamos.

Obrigada Jesus, por permitir que Teus Ensinamentos cheguem até nós; pelo Teu amor infinito e pela dedicação com que nos cuida, ampara e consola.

Mestre Amado, pedimos ainda, que continue a nos presentear com este amor renovador e que todos aqui recebam, através de nossas águas, o remédio abençoado, que alivia as dores e suaviza todas as inquietações.

Que as reflexões de hoje estejam sempre em nossas mentes, trazendo-nos renovação de pensamentos, de atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram e transformam nossos Espíritos.

Que a Tua Paz nos envolva em todos os dias de nossas vidas.

Que assim seja.Paz e Bem!