Estudo:

CAPÍTULO XVIII – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS – OS QUE DIZEM “SENHOR, SENHOR!” – itens 6 a 9

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus..." Jesus. (Mateus, VII:21)CAPÍTULO XVIII – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS – OS QUE DIZEM “SENHOR, SENHOR!” – itens 6 a 9Queridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva a todos neste momento.

Senhor, diante de Ti nos colocamos em oração, agradecendo pela oportunidade de aprendizado que nos concede, pelos ensinamentos que nos capacitam para vencermos os obstáculos de nossos dias, por esse ser o roteiro de amor especialmente traçado para nossa evolução moral e espiritual.

Mestre Jesus auxilia-nos a conquistamos a tranquilidade e a harmonia. Sabemos Senhor que nunca nos deixa sozinhos, que sempre estás a nos amparar, então Te pedimos, capacita-nos com a sabedoria necessária para tomarmos decisões assertivas em nossas vidas, fortaleça-nos na fé, renove nossa esperança e nos ensine a caminhar sempre na Tua estrada de Amor e Luz.

E assim Mestre Jesus, protegidos e amparados e em nome de Deus, nosso Pai de Bondade, em Teu Nome e em nome dos Benfeitores responsáveis por esta tarefa de amor iniciamos o estudo do Teu Evangelho de Luz.

Sê conosco Senhor agora e sempre, que assim seja!ANTES E AGORAAntes era preciso lutar por Jesus nos circos e nos cárceres, afrontando a renunciação e a morte, agora é indispensável combater pelo Cristo, em nós mesmos, vencendo o egoísmo e a ignorância.

Antes era necessário crer, agora é imprescindível edificar.

Antes, o mundo perseguia o discípulo do Cristianismo, impondo-lhe sofrimento e sangue, agora, o mundo espera que o aprendiz da luz se disponha a auxiliá-lo e redimi-lo.

Antes, os seguidores da Boa Nova enfrentavam suplícios e feras para se afirmarem com o Senhor, agora, pelejam na própria carne para alcançar a perfeição.

Antes, o Benfeitor inesquecível recomendava: - Ide e pregai!...

Agora, o Celeste Emissário, por milhares de vozes que descem da altura, proclama solene: - Ide e exemplificai!...

Antes, o programa, agora, a realização.

Filhos do Evangelho, não temam!...

O Mestre Ressuscitado vem de novo às assembleias dos continuadores de sua obra de redenção humana, reiterando-nos a promessa de que permanecerá conosco até o fim dos séculos!...

Caminhemos servindo, armando o coração de humildade.

Antes, o amor infinito a sustentar-nos,
agora, o infinito amor a soerguer-nos!

Cristo avança!...

Cristo reina!...

Ave, Cristo!...

Pelo Espírito Pedro de Alcântara/Chico Xavier - Livro: Tempo e Amor, Espíritos diversos.CAPÍTULO XVIII – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS – OS QUE DIZEM “SENHOR, SENHOR!” – itens 6 a 96 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no Reino dos Céus. Muitos me dirão, naquele dia: Senhor, Senhor, não é assim que profetizamos em teu nome, e em teu nome expelimos os demônios, e em teu nome obramos muitos prodígios? E eu então lhes direi, em voz bem inteligível: Pois eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que obrais a iniquidade. (Mateus, VII: 21-23).

7 – Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras, e as observa, será comparado ao homem sábio, que edificou a sua casa sobre a rocha. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. E todo o que ouve estas minhas palavras, e não as observa, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua ruína. (Mateus, VII: 24-27 e semelhante em Lucas, VI: 46-49).

8 – Aquele, pois, que quebrar um destes mínimos mandamentos, e que assim ensinar aos homens, será chamado mui pequeno no Reino dos Céus; mas o que os guardar, e ensinar a guardá-los, esse será reputado grande no Reino dos Céus. (Mateus, V: 19).

9 – Todos os que confessam a missão de Jesus, dizem: Senhor, Senhor! Mas de que vale chamá-lo Mestre ou Senhor, quando não se seguem os seus preceitos? São cristãos esses que o honram através de atos exteriores de devoção, e ao mesmo tempo sacrificam no altar do egoísmo, do orgulho, da cupidez e de todas as suas paixões? São seus discípulos esses que passam os dias a rezar, e não se tornam melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com os seus semelhantes? Não, porque, à semelhança dos fariseus, têm a prece nos lábios e não no coração. Servindo-se apenas das formas, podem impor-se aos homens, mas não a Deus. É em vão que dirão a Jesus: “Senhor, nós profetizamos, ou seja, ensinamos em vosso nome; expulsamos os demônios em vosso nome; comemos e bebemos convosco!” Ele lhes responderá: “Não sei quem sois. Retirai-vos de mim, vós que cometeis iniquidade, que desmentis as vossas palavras pelas ações, que caluniais o próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério! Retirai-vos de mim, vós, cujo coração destila ódio e fel, vós que derramais o sangue de vossos irmãos em meu nome, que fazeis correrem as lágrimas em vez de secá-las! Para vós, haverá choro e ranger de dentes, pois o Reino de Deus é para os que são mansos, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade de vossas palavras e de vossas genuflexões. A única via que está aberta, para alcançardes a graça em sua presença, é a da prática sincera da lei do amor e da caridade.”

As palavras de Jesus são eternas, porque são as verdades. Não são somente as salvaguardas da vida celeste, mas também o penhor da paz, da tranquilidade e da estabilidade do homem entre as coisas da vida terrena. Eis porque todas as instruções humanas, políticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nas suas palavras, serão estáveis como a casa construída sobre a pedra. Os homens as conservarão, porque nelas encontrarão a sua felicidade. Mas aquelas que se apoiarem na sua violação, serão como a casa construída sobre a areia: o vento das revoluções e o rio do progresso as levarão de roldão.Por mais de uma vez Jesus insiste no ensino de que não é o exterior da pessoa, nem a religião que segue, ou a nacionalidade e nem qualquer coisa externa que nos dará o direito da perfeição. Jesus ressalta que para atingirmos a perfeição é necessário a vivência interior.

A criatura que se estrutura nos ensinos do Cristo será sempre a mesma, em qualquer circunstância, onde quer que esteja. Enquanto ainda nos magoamos, enquanto agredimos quando alguém nos ofende, calunia, atraiçoa, estaremos demonstrando não ter atingido a plenitude dos ensinos de Jesus. Muitos de nós temos a aparência de virtude. Parecemos calmos, enquanto por dentro somos um vulcão. Basta uma contrariedade mínima e explodimos, permitindo a erupção do vulcão em fúria. Outros demonstram em suas atitudes o exercício da caridade, mas estabelecem regras rigorosas para que as criaturas beneficiadas continuem recebendo as benesses. Dizemos servir, mas impomos condições aos servidos, que devem fazer a nossa vontade. Quando não o fazem, os descredenciamos da nossa assistência, pois esperamos deles gratidão constante e reconhecimento eterno.

Com tais atitudes demonstramos que pertencemos, por enquanto, aos que aparentam ter virtudes, mas que ainda não às conquistaram em profundidade. Criaturas rasas. Parecem seguir Jesus, a quem trazem constantemente aos lábios, nas palavras, porém não O trazem na intimidade d'alma. A verdadeira virtude somente será alcançada por nós quando nossos atos forem baseados no cumprimento integral da vontade do Pai, nos ensinamentos do Evangelho. Pensemos nisto e, não desanimemos, prossigamos exercitando-nos, dia a dia, na prática do bem, da compreensão e do amor incondicional. (com base no texto de Momentos Espíritas)."Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]6 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no Reino dos Céus. Muitos me dirão, naquele dia: Senhor, Senhor, não é assim que profetizamos em teu nome, e em teu nome expelimos os demônios, e em teu nome obramos muitos prodígios? E eu então lhes direi, em voz bem inteligível: Pois eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que obrais a iniquidade. (Mateus, VII: 21-23).

7 – Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras, e as observa, será comparado ao homem sábio, que edificou a sua casa sobre a rocha. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. E todo o que ouve estas minhas palavras, e não as observa, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua ruína. (Mateus, VII: 24-27 e semelhante em Lucas, VI: 46-49).

8 – Aquele, pois, que quebrar um destes mínimos mandamentos, e que assim ensinar aos homens, será chamado mui pequeno no Reino dos Céus; mas o que os guardar, e ensinar a guardá-los, esse será reputado grande no Reino dos Céus. (Mateus, V: 19).

9 – Todos os que confessam a missão de Jesus, dizem: Senhor, Senhor! Mas de que vale chamá-lo Mestre ou Senhor, quando não se seguem os seus preceitos? São cristãos esses que o honram através de atos exteriores de devoção, e ao mesmo tempo sacrificam no altar do egoísmo, do orgulho, da cupidez e de todas as suas paixões? São seus discípulos esses que passam os dias a rezar, e não se tornam melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com os seus semelhantes? Não, porque, à semelhança dos fariseus, têm a prece nos lábios e não no coração. Servindo-se apenas das formas, podem impor-se aos homens, mas não a Deus. É em vão que dirão a Jesus: “Senhor, nós profetizamos, ou seja, ensinamos em vosso nome; expulsamos os demônios em vosso nome; comemos e bebemos convosco!” Ele lhes responderá: “Não sei quem sois. Retirai-vos de mim, vós que cometeis iniquidade, que desmentis as vossas palavras pelas ações, que caluniais o próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério! Retirai-vos de mim, vós, cujo coração destila ódio e fel, vós que derramais o sangue de vossos irmãos em meu nome, que fazeis correrem as lágrimas em vez de secá-las! Para vós, haverá choro e ranger de dentes, pois o Reino de Deus é para os que são mansos, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade de vossas palavras e de vossas genuflexões. A única via que está aberta, para alcançardes a graça em sua presença, é a da prática sincera da lei do amor e da caridade.”

As palavras de Jesus são eternas, porque são as verdades. Não são somente as salvaguardas da vida celeste, mas também o penhor da paz, da tranquilidade e da estabilidade do homem entre as coisas da vida terrena. Eis porque todas as instruções humanas, políticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nas suas palavras, serão estáveis como a casa construída sobre a pedra. Os homens as conservarão, porque nelas encontrarão a sua felicidade. Mas aquelas que se apoiarem na sua violação, serão como a casa construída sobre a areia: o vento das revoluções e o rio do progresso as levarão de roldão.Aproveitando esta atmosfera de elevação e de amor em que estamos envolvidos, vamos agradecendo a Deus, ao Mestre Jesus e aos mentores deste trabalho de amor, por esta oportunidade em que a Luz do Evangelho entra em nossas vidas e em nossos lares.

E assim, vamos juntos, em pensamentos e sentimentos, pedir ao Nosso Pai que ampare nosso propósito de servir, que possamos sempre, em Teu Nome auxiliarmos e sermos auxiliados; compreendermos mais e amarmos sempre mais.

Senhor, neste momento, vibramos em favor da Paz Mundial, pela harmonia entre os povos, pelo nosso Brasil, por nosso povo e por nossos governantes.

Vibramos, amorosamente, por todos os dirigentes de Casas Espíritas, Casas de Acolhimento e Orações, e por todos aqueles que levam o Evangelho de Amor aos corações aflitos e desejosos de conhecimentos, para que se fortaleçam sempre.

Vibramos Senhor com carinho e amor por aqueles que estão passando por sofrimentos, sejam eles, encarnados e desencarnados. Vibramos Senhor, especialmente e afetuosamente por nossos irmãos suicidas, para que sejam acolhidos e esclarecidos.

Vibramos por aqueles que estão passando por depressão, que estão desesperançados e com ideias suicidas. Senhor abençoe-os e os fortaleça para que a esperança e a alegria de viver brilhem novamente em seus corações.

Vibramos igualmente por aqueles que estão em busca de um emprego, para que com dignidade sustentem suas famílias. Que eles possam ser direcionados e amparados.

Vibramos por nossas crianças, nossos jovens, para que tenham sempre proteção, educação e amor.

Vibramos pelos idosos, criaturas que merecem nossa atenção e respeito, que todos eles recebam o conforto da palavra amiga, da visita fraterna e do carinho que merecem.

Senhor, que Tua proteção divina se estenda a todos os lares, ao nosso também, que neles possam reinar sempre o respeito, o amor e a paz.

Quanto a nós Senhor, ainda rogamos: nos auxilie a desenvolvermos em nós as virtudes que ainda não temos, para sermos mais serenos, compreensivos e fraternos uns com os outros.

Que com Tua permissão os Benfeitores Espirituais, encarregados da fluidificação das águas, depositem em nossas águas as energias necessárias ao nosso equilíbrio físico, espiritual e mental, higienizando todo nosso ambiente e deixando as vibrações amorosas a nos envolver.

Te agradecemos Mestre Querido, por todas as bênçãos que recebemos neste momento, agradecemos por nos permitir o estudo de Teus Ensinamentos, caminho de Luz para nossas vidas.

Que Tua Paz permaneça entre nós, hoje e sempre.
x
Que assim seja.Paz e Bem!