Estudo:

Capítulo XXI – FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS – MISSÃO DOS PROFETAS – item 4 – PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS – item 5

“O verdadeiro profeta se reconhece por características mais sérias, exclusivamente de ordem moral.” – A.Kardec. (ESE –Cap. XXI – item 5.)Capítulo XXI – FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS – MISSÃO DOS PROFETAS – item 4 – PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS – item 5Que a paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre! Vamos orar:

Jesus, Mestre Amigo de todas as horas, nós te pedimos que nos abençoe, nos proteja em todos os momentos de nossas vidas, em especial, neste momento em que nos preparamos para o Estudo do Seu Evangelho.

Que o estudo de hoje possa tocar nossos corações e nos auxiliar em nossa transformação moral.

Agradecemos Mestre por tudo que tem nos proporcionado, por nos envolver em Teu Amor e em Tua Luz proporcionando-nos dias mais leves e serenos.

E assim, protegidos e amparados, com Tua permissão Mestre Jesus, iniciamos nossos estudos e reflexões de hoje.

Permaneça conosco Mestre Jesus e que assim seja.

Graças a Deus, Graças a Jesus.“FALSO PROFETA”Falso profeta não é somente aquele que perturba o serviço da fé religiosa.

Sempre que negamos a execução fiel dos nossos deveres, somos mistificadores, diante da Lei Divina, que nos emprestou os dons da Terra, em favor do aprimoramento de nós mesmos.

Na maledicência, somos falsos profetas da fraternidade.

Na discórdia, somos falsos profetas mistificadores da paz.

Na preguiça, somos falsos profetas charlatães do trabalho.

Na indiferença, somos falsos profetas inimigos do dever.

Toda vez que olvidamos as nossas obrigações de solidariedade para com os nossos semelhantes, que prejudicamos o serviço que nos cabe atender, que fugimos aos nossos testemunhos de humildade, que oprimimos as criaturas inferiores, somos falsos profetas do ideal superior que abraçamos com o Cristo.

A Terra é a nossa escola.

O Lar é o nosso templo.

O Próximo é o nosso irmão.

A Humanidade é a nossa família.

A Luta é o nosso aprendizado.

A Natureza é o livro sublime da vida.

Não nos esqueçamos, assim, de que, um dia, seremos chamados à prestação de contas dos talentos e dos favores que hoje desfrutamos, para resgatar o dia de ontem e santificar o dia de amanhã.

Extraído do livro " Levantar e Seguir" – Emmanuel, psicografado por Chico XavierCapítulo XXI – FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS – MISSÃO DOS PROFETAS – item 4 – PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS – item 54 – Atribui-se geralmente aos profetas o dom de revelar o futuro, de maneira que as palavras profecia e predição se tornaram sinônimas. No sentido evangélico, a palavra profeta tem uma significação mais ampla, aplicando-se a todo enviado a Deus, com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Um homem pode, portanto, ser profeta, sem fazer predições. Essa era a ideia dos judeus, no tempo de Jesus. Eis porque, ao ser levado perante o sumo sacerdote Caifás, os Escribas e os Anciãos, que estavam ali reunidos, lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos e bofetadas, dizendo: “Cristo, profetiza, e dize quem foi que te bateu”. Houve profetas, entretanto, que tiveram a presciência do futuro, seja por intuição ou por revelação providencial, a fim de transmitirem advertências aos homens. Como essas predições se realizaram, o dom de predizer o futuro foi considerado como um dos atributos da qualidade de profeta.


5 – “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão prodígios e sinais espantosos, para enganarem até mesmo os escolhidos”. Essas palavras dão o verdadeiro sentido da palavra prodígio. Na acepção teológica, os prodígios e os milagres são fenômenos excepcionais, que escapam às leis da natureza. Estas leis, tendo sido estabelecidas exclusivamente por Deus, não há dúvida que podem ser derrogadas por Ele, quando lhe aprouver. O simples bom-senso nos diz, porém, que Ele não pode haver conferido a seres inferiores e perversos um poder igual ao seu, e menos ainda o direito de desfazerem o que Ele fez. Jesus não podia consagrar esse princípio. Se acreditarmos, portanto, segundo o sentido que se atribui àquelas palavras, que o Espírito do Mal tem o poder de fazer tais prodígios, que até mesmo os escolhidos seriam enganados, disso resultaria que, podendo ele fazer o mesmo que Deus faz, os prodígios e os milagres não são privilégios exclusivos dos enviados de Deus, e por isso nada provam, desde que, nada distingue os milagres dos santos dos milagres dos demônios. É, pois necessário buscarmos um sentido mais racional para aquelas palavras.

Aos olhos do povo, todo fenômeno cuja causa é desconhecida passa por sobrenatural, maravilhoso e miraculoso. Conhecia a causa, reconhece-se que o fenômeno, por mais extraordinário que pareça, não é mais do que a aplicação de uma determinada lei da natureza. É assim que a área dos fatos sobrenaturais se restringe, à medida que se amplia a das leis científicas. Desde todos os tempos, certos homens exploram, em proveito de sua ambição, de seus interesses e de seu desejo de dominação, certos conhecimentos que possuíam, para conseguirem o prestígio de um poder supostamente sobre humano ou de uma pretensa missão divina.

São esses os falsos cristos e os falsos profetas. A difusão dos conhecimentos vem desacreditá-los, de maneira que o seu número diminui, à medida que os homens se esclarecem. O fato de operarem aquilo que, aos olhos de algumas pessoas, parece prodígio não é, portanto, nenhum sinal de missão divina. Esses prodígios podem resultar de conhecimentos que qualquer um pode adquirir, ou de faculdades orgânicas especiais, que tanto o mais indigno como o mais digno podem possuir. O verdadeiro profeta se reconhece por características mais sérias, exclusivamente de ordem moral.Allan Kardec esclarece que a palavra profeta, no sentido evangélico, tem uma significação bastante ampla, significando os enviados de Deus para instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Então profeta é aquele que tem como missão instruir os homens e lhes falar sobre os ensinamentos maiores. É uma missão muito importante, muito especial, à qual deveríamos nos engajar todos nós – sermos porta-vozes das mensagens evangélicas, sermos propagadores dos ensinamentos do Amado Mestre Jesus. Mais do que meros propagadores por palavras, sermos exemplos vivos desses ensinamentos em todos os momentos através das nossas ações. Podemos observar muitas vezes pessoas que aparentemente querem nos falar a respeito do Evangelho e dos prodígios do Amado Mestre, enquanto entre nós como Jesus. No entanto, poucas vezes podemos observar essas mesmas pessoas exercitando de forma verdadeira os princípios evangélicos em suas vidas. Essas pessoas são falsos profetas, pois não mantêm a essência dos ensinamentos em seus corações e por isso não conseguem agir como verdadeiros apóstolos do Cristo. Os falsos profetas e os falsos cristos também são os que, tendo certos conhecimentos e habilidades, os usam, explorando os homens, em proveito de sua ambição, de seus desejos de dominação sobre os demais, ou pretendendo ter uma missão divina. Eles estão em toda a parte, inclusive entre os espíritas, que têm dentro da doutrina espírita, os meios de desmascará-los, não se deixando enganar, nem enganar a outros. Diz Kardec que: “O verdadeiro profeta se reconhece por características mais sérias, exclusivamente de ordem moral.”"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]4 – Atribui-se geralmente aos profetas o dom de revelar o futuro, de maneira que as palavras profecia e predição se tornaram sinônimas. No sentido evangélico, a palavra profeta tem uma significação mais ampla, aplicando-se a todo enviado a Deus, com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Um homem pode, portanto, ser profeta, sem fazer predições. Essa era a ideia dos judeus, no tempo de Jesus. Eis porque, ao ser levado perante o sumo sacerdote Caifás, os Escribas e os Anciãos, que estavam ali reunidos, lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos e bofetadas, dizendo: “Cristo, profetiza, e dize quem foi que te bateu”. Houve profetas, entretanto, que tiveram a presciência do futuro, seja por intuição ou por revelação providencial, a fim de transmitirem advertências aos homens. Como essas predições se realizaram, o dom de predizer o futuro foi considerado como um dos atributos da qualidade de profeta.


5 – “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão prodígios e sinais espantosos, para enganarem até mesmo os escolhidos”. Essas palavras dão o verdadeiro sentido da palavra prodígio. Na acepção teológica, os prodígios e os milagres são fenômenos excepcionais, que escapam às leis da natureza. Estas leis, tendo sido estabelecidas exclusivamente por Deus, não há dúvida que podem ser derrogadas por Ele, quando lhe aprouver. O simples bom-senso nos diz, porém, que Ele não pode haver conferido a seres inferiores e perversos um poder igual ao seu, e menos ainda o direito de desfazerem o que Ele fez. Jesus não podia consagrar esse princípio. Se acreditarmos, portanto, segundo o sentido que se atribui àquelas palavras, que o Espírito do Mal tem o poder de fazer tais prodígios, que até mesmo os escolhidos seriam enganados, disso resultaria que, podendo ele fazer o mesmo que Deus faz, os prodígios e os milagres não são privilégios exclusivos dos enviados de Deus, e por isso nada provam, desde que, nada distingue os milagres dos santos dos milagres dos demônios. É, pois necessário buscarmos um sentido mais racional para aquelas palavras.

Aos olhos do povo, todo fenômeno cuja causa é desconhecida passa por sobrenatural, maravilhoso e miraculoso. Conhecia a causa, reconhece-se que o fenômeno, por mais extraordinário que pareça, não é mais do que a aplicação de uma determinada lei da natureza. É assim que a área dos fatos sobrenaturais se restringe, à medida que se amplia a das leis científicas. Desde todos os tempos, certos homens exploram, em proveito de sua ambição, de seus interesses e de seu desejo de dominação, certos conhecimentos que possuíam, para conseguirem o prestígio de um poder supostamente sobre humano ou de uma pretensa missão divina.

São esses os falsos cristos e os falsos profetas. A difusão dos conhecimentos vem desacreditá-los, de maneira que o seu número diminui, à medida que os homens se esclarecem. O fato de operarem aquilo que, aos olhos de algumas pessoas, parece prodígio não é, portanto, nenhum sinal de missão divina. Esses prodígios podem resultar de conhecimentos que qualquer um pode adquirir, ou de faculdades orgânicas especiais, que tanto o mais indigno como o mais digno podem possuir. O verdadeiro profeta se reconhece por características mais sérias, exclusivamente de ordem moral.E assim, Mestre Amado, agradecidos por mais esse encontro vamos juntos vibrarmos por todos os nossos semelhantes, encarnados ou desencarnados, que se encontram mais necessitados do que nós.

Vibramos inicialmente, por todas as nações, por nosso Brasil, por todos os povos para que a Paz e Harmonia se estabeleçam,

Vibramos por nossas crianças, por nossos jovens, por nossos idosos, por todos os enfermos do corpo e do espírito, por todos que estão desempregados. Mestre que todos sejam envolvidos em vibrações de paz, de energias sustentadoras, que recebam o lenitivo para suas dores e sintam-se revigorados na fé, no amor, que sejam sempre protegidos e amparados em suas necessidades.

Vibramos Senhor por todos aqueles que levam o Teu Evangelho de Luz a todos os lugares, por nossa Casa Espírita e seus trabalhadores e assistidos.

Vibramos por nossos familiares e amigos e também Senhor por aqueles que se consideram nossos inimigos. Que todos tenham sempre força e coragem para a execução de suas tarefas, que sejam envolvidos no amor do Pai.

Deixamos uma vibração amorosa em aberto para que a espiritualidade leve onde for mais necessária.

Mestre Amado, rogamos neste momento que, estenda Tuas Mãos sobre nós, Senhor, para que os pequenos ou os grandes pontos de sofrimento que trazemos em nossos corações e que se chamam amargura, tristeza, raiva, decepção, mágoas... sejam levados para longe, um a um para não mais voltarem, assim, pouco a pouco nossas emoções se esvaziem das negatividades e passamos a sentir o alivio, a serenidade a nos envolver e a nos preparar para a renovação de nossas energias. Vamos sentimos o calor das Luzes emanadas através das Mãos do Senhor, a nos envolverem e nos proporcionarem conforto e segurança. Pétalas de flores perfumadas e coloridas recaem sobre nós, como uma chuva suave, essas pétalas restauram nossos sentimentos, nossas emoções, nossas energias e nos proporcionam equilíbrio, paz, tranquilidade, serenidade. Através delas, nossas águas são fluidificadas e os nossos ambientes higienizados, perfumados e protegidos, em todos os cantos e recantos.

Te agradecemos Mestre Jesus, pela semana que se inicia, pelos momentos de estudo, de reflexão, prece e refazimento. Obrigada Senhor.

Permaneça conosco hoje e sempre.

Que assim seja.

Graças a Deus, graças a Jesus.Paz e Bem.