Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - FINALIZANDO O ESTUDO - PEDI E OBTEREIS - CONDIÇÕES DA PRECE – item 4 e 5, Cap. 27

HORA DO EVANGELHO NO LAR
 
“Quando o ser humano se aperceber das infinitas possibilidades de que dispõe através da oração, conceder-lhe-á mais atenção e cuidados.” (Divaldo Franco) 
 
PRECE  
Pai Nosso, que estás nos Céus 
Na luz dos sóis infinitos,
Pai de todos os aflitos
Neste mundo de escarcéus.
Santificado, Senhor
Seja o Teu nome sublime,
Que em todo Universo exprime,
Concórdia, ternura e amor.
Venha ao nosso coração,
O teu reino de bondade,
De paz e de claridade
Na estrada da redenção.
Cumpra-se o teu mandamento
Que não vacila e nem erra,
No Céu, como em toda a Terra
De luta e de sofrimento.
Evita-nos todo o mal,
Dá-nos o pão no caminho,
Feito de luz, no carinho
Do pão espiritual.
Perdoa-nos, meu Senhor,
Os débitos tenebrosos,
De passados escabrosos,
De iniquidade e de dor.
Auxilia-nos também,
Nos sentimentos cristãos,
A amar nossos irmãos
Que vivem longe do bem.
Com a proteção de Jesus
Livra a nossa alma do erro,
Neste mundo de desterro,
Distante da vossa luz.
Que a nossa ideal igreja,
Seja o altar da Caridade,
Onde se faça a vontade
Do vosso amor.. 
Jesus, amigo e senhor de nossas vidas, mais uma vez aqui estamos reunidos em Teu nome, buscando o conhecimento, que certamente nos levará a compreensão das dificuldades que possamos estar atravessando, o entendimento das nossas dores, sejam elas físicas ou morais, ampare Senhor, este ambiente virtual, tornando-o sempre mais fraterno e acolhedor para todos. Que assim seja. 
Graças a Deus, Graças a Jesus. 
 
MENSAGEM INICIAL
NO SILÊNCIO DA PRECE 
Em ti, no silêncio da prece mental, sem que tenhas necessidade de ver ou perceber, em sentido direto, o coração bate sem cessar na cadência admirável da vida. 
Movimenta-se o sangue, por mil canalículos diversos. Intestinos trabalham independentes de tua vontade sustentando-te a nutrição. 
Pulmões arfam revolvendo o ar que te envolve. Impulsos nervosos eletrizam-te a imensa população celular do cérebro. 
Miríades e miríades de unidades de vida microscópica na concha da boca. 
Em torno de ti, no silêncio de tua prece, os átomos se agitam em vórtices intermináveis na estrutura material da roupa que te veste e dos sapatos que te calçam. 
A eletricidade vibra esfuziante por quilômetros e quilômetros de fios, transformando-se, não longe de ti, em força, luz e calor. 
Milhares de criaturas humanas num perímetro de algumas léguas em derredor, falam, cantam e choram sem que ouças. 
Outros milhões de vozes em dezenas de idiomas, nas ondas hertzianas, entrecruzam-se à tua volta sem que as registres. 
Raios sem conta chovem sobre ti sem que lhes assinales a presença. 
Inúmeros fenômenos meteorológicos se sucedem em toda parte, sem que consigas relacioná-los. 
O planeta faz giros velozes carregando-te, em paz e segurança, sem que tomes qualquer conhecimento disso. 
Igualmente, no silêncio de tua prece, acionas vasto mecanismo de auxílio e socorro na atmosfera que te rodeia, comparável a imenso laboratório invisível. 
O teu influxo emocional dirige-se além de teus sentidos para onde te sintonizes, através de insondáveis elementos dinâmicos. 
Não descreias da oração por não lhe marcares fisicamente os resultados imediatos. 
O firmamento não é impassível porque te pareça mudo. 
No silêncio de tua prece mental, podes expressar até mesmo com mais veemência do que num discurso de mil palavras, o hino vibrante do amor puro, a ecoar pelo Infinito, assimilando no âmago do ser a Divina Luz, que te sublimará todos os anseios e esperanças, na renovação do destino. 
 
Opinião Espírita – Emmanuel e André Luiz psicografia Chico Xavier e Waldo Viera 
 
LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo 27 – PEDI E OBTEREIS - CONDIÇÕES DA PRECE - itens 4 e 5 
 
4 – As condições da prece foram claramente definidas por Jesus. Quando orardes, diz ele, não vos coloqueis em evidência, mas orai em secreto. Não fingi orar demasiado, porque não será pelas muitas palavras que serão atendidos, mas pela sinceridade delas. Antes de orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-a, porque a prece não poderia ser agradável a Deus, se não partisse de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, e não as vossas qualidades, e se vos comparardes aos outros, procurai o que existe de mal em vós. (Ver cap. X, nº 7 e 8) 
5 – Por isso vos digo: todas as coisas que vós pedirdes orando, crede que as haveis de ter, e que assim vos sucederão. (Marcos, XI: 24) 
  
REFLEXÕES: O Evangelho Segundo o Espiritismo, servindo de roteiro para todos nós, contém o código de moral que nos foi trazido por Jesus, explicando através de mensagens ditadas a Allan Kardec, com esclarecimentos complementares do codificador e dos Espíritos.  Por falta de maturidade, não conseguimos, quando da vinda de Jesus assimilar todos os seus ensinamentos. Prometeu nos Ele, então, que nos mandaria outro Consolador para reavivar no coração do homem tudo o que já havia ensinado. Através do Evangelho Segundo o Espiritismo, que aclara muitos dos textos que nos pareciam obscuros, encontramos a oportunidade de aprender o que não nos foi possível há dois milênios atrás. Em seus 28 capítulos, o último dos quais, uma coletânea de preces, o Evangelho Segundo o Espiritismo é um convite que a Espiritualidade nos faz para entendermos e vivermos a mensagem do Cristo.  Os Espíritos hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”  
E assim, finalizamos nosso Estudo do livro Evangelho Segundo o Espiritismo. Em breve retornaremos com um novo livro para nossa Hora do Evangelho no Lar.

 
PRECE E VIBRAÇÕES –  

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Vamos nos acalmando e deixando fluir em nossa mente, em nosso coração os sentimentos de Paz e Amor que Jesus nos deu. E vamos orar. 
Pai Nosso que se encontra sempre a velar por cada um de seus filhos...
Aqui estamos novamente a lhe rogar:
Renova as nossas esperanças para que a cada dia, não nos desesperemos diante das dificuldades a serem enfrentadas.
Enxuga as nossas lágrimas quando fraquejarmos e realmente pensarmos em desistir.
Mostra-nos uma luz a nos guiar quando nos encontrarmos perdidos pelos caminhos dos desentendimentos..
Dai-nos a paciência diante dos conflitos que nascerem a nossa frente.
Dai-nos também o pão da vida que alimenta nosso Espírito.
Apresenta-nos a resignação quando não pudermos modificar uma situação.
Abençoa nossos passos para que não se tornem vacilantes diante dos espinhos que encontrarão.
Envolve-nos em seu amparo nos instantes em que mais nos sentirmos sozinhos, inspirando-nos diante dos momentos de indecisão.
Perdoa os nossos erros e novamente multiplica nossas forças para que possamos reconhecer o verdadeiro caminho da salvação.
Livra-nos das garras do medo, auxiliando-nos a combater o mal que ainda existe em nós e que por tantas vezes tenta nos dominar.
Envolve-nos em sua luz de proteção, fazendo assim com que possamos caminhar com segurança em sua direção.
Permanece Pai, a abençoar a nossa existência, porque infinita é a sua misericórdia.

Que assim seja!  

  
Paz e Bem.