Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - Explicações do Mestre – Cap. 3 – 13_11_23

HORA DO EVANGELHO NO LAR
  
" O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada, é gota lamacenta. Não te esqueças desta verdade simples e clara da Natureza " (Jesus)  
  
PRECE   
Que a Paz de Jesus permeie nossos corações hoje e sempre.  
Elevemos, neste momento, nossos corações a Deus, agradecendo o Pai da vida, por tudo que temos recebido, especialmente pela presente reencarnação. Agradecendo por ter nos enviado nosso Mestre Jesus, a quem agradecemos o amparo e o fortalecimento de todos os dias. 
Mestre Jesus, que nos envolve sempre com seu amor generoso, rogamos que guie sempre nossos passos, iluminando nossos caminhos para que não nos percamos nos atalhos indevidos.  
Fortaleça sempre Senhor, nossa vigilância, dando-nos força, coragem e perseverança para trilharmos sempre no caminho do bem.
Auxilia-nos Mestre o entendimento da lição de hoje, para que instruídos pelo Teu amor, possamos colocar em prática Teus Ensinamentos no nosso dia a dia.  
E assim, envolvidos pelo Teu Amor e pelas Tuas vibrações de Paz, em Teu Nome Mestre Jesus, em nome dos espíritos responsáveis por esta tarefa de amor e sobretudo em nome de Deus, iniciamos nossos estudos de hoje. 
Permaneça conosco e que assim seja. 
  
MENSAGEM INICIAL
PERDÃO E LIBERDADE 
Aprendamos a perdoar, conquistando a liberdade de servir.
E imprescindível esquecer o mal para que o bem se efetue.
Onde trabalhas, exercita a tolerância construtiva para que a tarefa não se escravize a perturbações...
Em casa, guarda o entendimento fraterno, a fim de que a sombra não te algeme o espírito ao desespero...
Onde estiveres e onde fores, lembra-te do perdão incondicional, para que o auxílio dos outros te assegure paz à vida. É indispensável que a compreensão reine hoje entre nós, para que amanhã não estejamos encarcerados na rede das trevas.
A morte não é libertação pura e simples...
Desencarnar-se a alma do corpo não é exonerar-se dos sentimentos que lhe são próprios.
Muitos conduzem consigo, além-túmulo, uma taça de fel envenenado com que aniquilam os melhores sonhos dos que ficaram na Terra, e muitos dos que ficam na Terra conservam consigo no coração um vaso de fogo vivo com que destroem as melhores esperanças dos que demandam o cinzento portal do túmulo.
Não procures para tua alma o inferno invisível do ódio.
Acomoda-te com o adversário ainda hoje, procurando entendê-lo e servi-lo, para que amanhã não te matricules em aflitivas contendas com forças ocultas.
Transferir a reconciliação para o caminho da morte é atormentar o caminho da própria vida.
Desculpa sempre, reconhecendo que não prescindimos da paciência alheia.
Nem sempre somos nós a vítima real, de vez que, por atitudes ocultas, induzimos o próximo a agir contra nós convertendo-nos, ante os tribunais da Justiça Divina, em autores, intelectuais dos delitos que passamos a lamentar indebitamente diante dos outros.
Toda intolerância é violência.
Toda dureza espiritual é crueldade.
Quase sempre, a crítica é corrosivo do bem, tanto quanto a acusação habitualmente, é um chicote de brasas.
E sabendo que encontraremos na estrada a projeção de nós mesmos, conservemos o perdão por defensor de nossa liberdade, ajudando agora para que não sejamos desajudados depois. 
Do livro "Trevo de Idéias", Emmanuel/Chico Xavier, Edição GEEM 
  
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier 
– Explicações do Mestre – Cap. 3. 
 
Em plena conversação edificante, Sara, a esposa de Benjamim, o criador de cabras, ouvindo comentários do Mestre, nos doces entendimentos do lar de Cafarnaum, perguntou, de olhos fascinados pelas revelações novas: — A ideia do Reino de Deus, em nossas vidas, é realmente sublime; todavia, como iniciar-me nela? Temos ouvido as pregações à beira do lago e sabemos que a Boa Nova aconselha, acima de tudo, o amor e o perdão... Eu desejaria ser fiel a semelhantes princípios, mas sinto-me presa a velhas normas. Não consigo desculpar os que me ofendem, não entendo uma vida em que troquemos nossas vantagens pelos interesses dos outros, sou apegada aos meus bens e ciumenta de tudo o que aceito como sendo propriedade minha. A dama confessava-se com simplicidade, não obstante o sorriso desapontado de quem encontra obstáculos quase invencíveis. — Para isso — comentou Pedro —, é indispensável a boa-vontade. — Com a fé em Nosso Pai Celestial — aventurou a esposa de Simão —, atravessaremos os tropeços mais duros. Em todos os presentes transparecia ansiosa expectativa quanto ao pronunciamento do Senhor, que falou, em seguida a longo silêncio: — Sara, qual é o serviço fundamental de tua casa? — É a criação de cabras — redarguiu a interpelada, curiosa. — Como procedes para conservar o leite inalterado e puro no benefício doméstico? — Senhor, antes de qualquer providência, é imprescindível lavar, cautelosamente, o vaso em que ele será depositado. Se qualquer detrito ficar na ânfora, em breve todo o leite se toca de franco azedume e já não servirá para os serviços mais delicados. Jesus sorriu e explanou: — Assim é a revelação celeste no coração humano. Se não purificamos o vaso da alma, o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades de nosso íntimo, como que se degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher. Em verdade, Moisés e os Profetas foram valorosos portadores de mensagens divinas, mas os descendentes do Povo Escolhido não purificaram suficientemente o receptáculo vivo do espírito para recebe-las. É por isto que os nossos contemporâneos são justos e injustos, crentes e incrédulos, bons e maus ao mesmo tempo. O leite puro dos esclarecimentos elevados penetra o coração como alimento novo, mas aí se mistura com a ferrugem do egoísmo velho. Do serviço renovador da alma restará, então, o vinagre da incompreensão, adiando o trabalho efetivo do Reino de Deus. A pequena assembleia, na sala de Pedro, recebia a lição sublime e singela, comovidamente, sem qualquer interferência verbal. O Mestre, porém, levantando-se com discrição e humildade, afagou os cabelos da senhora que o interpelara e concluiu, generoso: — O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada, é gota lamacenta. Não te esqueças desta verdade simples e clara da Natureza.  
   
REFLEXÕES: Na lição acima, Jesus, usando o exemplo do leite puro, nos lembra da importância da purificação da alma para recebermos bem os ensinamentos de Deus em nossos corações. O leite puro, simbolizando os ensinamentos e esclarecimentos elevados, penetram em nossos corações como um alimento novo. Esse alimento novo ou conhecimento novo, se mistura com nossas fragilidades e nossos vícios, como o orgulho, o egoísmo e tantos outros, dificultando assim que apliquemos esses novos conhecimentos em nossos dias, adiando assim a nossa elevação espiritual. Sara, fala sobre a dificuldade de perdoar as ofensas e aqui nos lembramos de um outro ensinamento que consta no Cap. X, do ESE – item 1 e 2 – “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus, V: 7)” e, “Se perdoardes aos homens as ofensas que vos fazem, também vosso Pai celestial vos perdoará os vossos pecados. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará os vossos pecados. (Mateus, VI: 14 e 15). 
Kardec nos ensina que há duas maneiras de perdoar:  
A primeira, generosa, sem segunda intenção, que evita humilhar o ofensor, tratando-o com delicadeza, com sinceridade, minimizado a sua má ação, demonstrando compreendê-lo como pessoa humana, filha de Deus, em processo evolutivo. O exemplo maior desse perdão está com Jesus. 
A segunda maneira é perdoar com exigências, sob condições humilhantes, realçando a falta do outro e a sua generosidade. Esse perdão, nada tem com o perdão ensinado por Jesus. 
Perdoar, misericordiosamente, é olhar para o ofensor, afastando de si a mágoa, ou ressentimento e auxiliá-lo, quando houver oportunidade, como se faz com uma pessoa querida. 
Paulo, O Apóstolo (ESE, Cap. X, item 15), nos diz que: “Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar aos amigos é dar prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se melhora.”  
Lembremo-nos de que, quem perdoa já cresceu no amor. 
  
PRECE E VIBRAÇÕES –   
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]  
  
Agradecidos por estes momentos de reflexões e aprendizado, com nossos pensamentos elevados, vamos nos doar em benefício daqueles que estão mais necessitados: 
Senhor Jesus ampara nosso propósito de servir, que em Teu nome e com o auxílio dos bons espíritos, possamos ajudar a quem está mais necessitado do que nós.   
Que através de nossas vibrações, todos aqueles que estejam sofrendo, que estejam infelizes, recebam a suavização de suas dores.  
Que todos os irmãos que estão nos vícios, nos crimes, recebam o estimulo para que se reequilibrem e possam buscar amparo e se corrigirem a tempo.  
Que os enfermos recebam um lenitivo para seus males.  
Que as crianças e os jovens sejam envolvidos em proteção e que não lhes falte nunca o amparo material e espiritual. 
Que os governantes de todas as nações, especialmente os do nosso país, tenham Tua proteção e que se utilizem sempre da justiça e do amor em favor do nosso povo. Que o mundo seja envolvido por Teu Imenso Amor e que a Paz se instale, especialmente nas nações que estão passando por conflitos bélicos. 
Que todas as criaturas, cheias de amor e boa vontade, que querem praticar o bem, trabalhar em favor do próximo, consigam realizar todo o bem que desejam fazer. 
Rogamos Senhor pelos nossos lares, nossos entes queridos para que recebam as Tuas Bênçãos de Luz e para que haja sempre compreensão entre os familiares. 
Rogamos por nossa família espiritual, por nossa Casa de Oração para que tenham Tua Proteção, para que não haja dissensões, que o amor e a união prevaleçam sempre, para que todos os colaboradores sejam sempre protegidos, amparados e fortalecidos. 
Rogamos ainda Senhor, que estenda Tuas Mãos Misericordiosas sobre todos nós, restaurando nossas energias e fluidificando nossas águas para que tenhamos equilíbrio físico, mental e espiritual.  
Te agradecemos Mestre Jesus por todas as bênçãos recebidas, por estar sempre nos protegendo e nos auxiliando a enxergarmos o mundo com os olhos do amor, permaneça conosco Senhor e que assim seja. 
 
“Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome ...” 
 
Que assim seja. 
 
Paz e Bem. 
Feliz e abençoada semana a todos.