Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - O MENSAGEIRO DO AMOR - Cap. 9

HORA DO EVANGELHO NO LAR  
  
“Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra e Boa Vontade para com os homens”. (Lucas, 2:14.)
  
  
PRECE INICIAL   
  
Deus, Pai Bondoso, mais uma vez chega o Natal e ao colocarmos nossos corações em preces, Te agradecemos humildemente pelo aniversário de nosso Irmão Maior, nosso Modelo e Guia – Jesus.  
Pai Amado, queremos neste momento fazermos um pedido especial, um pedido que vai ao encontro dos mais elevados sentimentos ensinados por Jesus, quando esteve entre nós: Te rogamos Pai de Infinita Bondade e Misericórdia, que estendas Tuas Mãos sobre todo nosso planeta, de forma a tocar o coração de toda a humanidade, de maneira tão profunda, que nossa sensibilidade se aflore para o verdadeiro sentido do Natal, que é o de amarmos uns aos outros, como Jesus nos ama.  
Ilumina, Pai Amado, nosso desejo de harmonia familiar, para que a paz do mundo que tanto desejamos, comece dentro de nossos lares.  
Estimula nossos corações para a fraternidade e  para  a solidariedade, para que doemos sempre o pão que sacia a fome do corpo, mas principalmente o pão que sacia a fome espiritual, dando o melhor de nós mesmos.  
Estimula-nos à humildade, para que estejamos presentes de corpo e alma, junto aos nossos familiares e amigos, permitindo Tua presença entre nós, nos encorajando ao perdão das ofensas, à benevolência para com todos e indulgência com as imperfeições alheias e para com as nossas próprias imperfeições.  
Por fim, Senhor, rogamos que a Luz do Natal, o Cristo Jesus, esteja presente em todos os dias de nossas vidas, nos conduzindo ao Amor Fraternal.  
E assim, Pai Amado, em Teu Nome e de nosso Mestre Jesus, iniciamos nosso Estudo do Evangelho.  
Que assim seja  
Graças a Deus, Graças a Jesus.  
  
  
MENSAGEM INICIAL  
NATAL
           
As legiões angélicas, junto à Manjedoura, anunciando o Grande Renovador, não apresentaram qualquer ação de reajuste violento.
Glória a Deus no Universo Divino...
Paz na Terra...
Boa vontade para com os Homens...
O Pai Supremo, legando a nova era de segurança e tranquilidade ao mundo, não declarava o Embaixador Celeste investido de poderes para ferir ou destruir. 
Nem castigo ao rico avarento. Nem punição ao pobre desesperado. Nem desprezo aos fracos.
Nem condenação aos pecadores. Nem hostilidade para com o fariseu orgulhoso. Nem anátema contra o gentio inconsciente.
Derramava-se o Tesouro Divino, pelas mãos de Jesus, para o serviço da Boa Vontade.
A justiça do "olho por olho" e do "dente por dente" encontrara, enfim, O Amor disposto à sublime renúncia até à cruz.
Homens e animais, assombrados ante a luz nascente na estrebaria, assinalaram júbilo inexprimível...
Daquele inolvidável momento em diante a Terra se renovaria.
O algoz seria digno de piedade.
O inimigo converter-se-ia em irmão transviado.
O criminoso passaria à condição de doente.
Em Roma, o povo gradativamente extinguiria a matança nos circos. Em Sídon, os escravos deixariam de ter os olhos vazados pela crueldade dos senhores. Em Jerusalém, os enfermos não mais sofreriam relegados ao abandono nos vales de imundície.
Jesus trazia consigo a mensagem da verdadeira fraternidade e, revelando-a, transitou vitorioso, do berço de palha ao madeiro sanguinolento.
Irmão, que ouves no Natal os ecos suaves do cântico milagroso dos anjos, recorda que o Mestre, veio até nós para que nos amemos uns aos outros.
Natal!...
Boa Nova!...
Boa Vontade!...
Estendamos a simpatia a todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia.  
Livro: Segue-Me! - Lição nº 32. Página 99 – Emmanuel/Francisco Cândido Xavier.
             
 
LEITURA DO EVANGELHO   
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O MENSAGEIRO DO AMOR – Cap. 9.  
  
Falava-se na reunião, com respeito à preponderância dos sábios na Terra, quando Jesus tomou a palavra e contou, sereno e simples: — Há muitos anos, quando o mundo perigava em calamitosa crise de ignorância e perversidade, o Poderoso pai enviou-lhe um mensageiro da ciência, com a missão de entregar-lhe gloriosa mensagem de vida eterna. Tomando forma, nos círculos da carne, o esclarecido obreiro fez-se professor e, sumamente interessado em letras, apaixonou-se exclusivamente pelas obras da inteligência, afastando-se, enojado, da multidão inconsciente e declarando que vivia numa vanguarda luminosa, inacessível à compreensão das pessoas comuns. Observando-o incapaz de atender aos compromissos assumidos, o Senhor Compassivo providenciou a viagem de outro portador da ciência que, decorrido algum tempo, se transformou em médico admirado. O novo arauto da Providência refugiou-se numa sala de ervas e beberagens, interessando-se tão somente pelo contacto com enfermos importantes, habilitados à concessão de grandes recompensas, afirmando que a plebe era demasiado mesquinha para cativar-lhe a atenção. O Todo-Bondoso determinou, então, a vinda de outro emissário da ciência, que se converteu em guerreiro célebre. Usou a espada do cálculo com mestria, pôs-se à ilharga de homens astuciosos e vingativos e, afastando-se dos humildes e dos pobres, afirmava que a única finalidade do povo era a de salientar a glória dos dominadores sanguinolentos. Contristado com tanto insucesso, o Senhor Supremo expediu outro missionário da ciência, que, em breve, se fez primoroso artista. Isolou-se nos salões ricos e fartos, compondo música que embriagasse de prazer o coração dos homens provisoriamente felizes e afiançou que o populacho não lhe seduzia a sensibilidade que ele mesmo acreditava excessivamente avançada para o seu tempo.  
Foi, então, que o Excelso Pai, preocupado com tantas negações, ordenou a vinda de um mensageiro de amor aos homens.  
Esse outro enviado enxergou todos os quadros da Terra, com imensa piedade. Compadeceu-se do professor, do médico, do guerreiro e do artista, tanto quanto se comoveu ante a desventura e a selvageria da multidão e, decidido a trabalhar em nome de Deus, transformou-se no servo diligente de todos. Passou a agir em benefício geral e, identificado com o povo a que viera servir, sabia desculpar infinitamente e repetir mil vezes o mesmo esforço ou a mesma lição. Se era humilhado ou perseguido, buscava compreender na ofensa um desafio benéfico à sua capacidade de desdobrar-se na ação regeneradora, para testemunhar reconhecimento à confiança do Pai que o enviara. Por amar sem reservas os seus irmãos de luta, em muitas situações foi compelido a orar e pedir o socorro do Céu, perante as garras da calúnia e do sarcasmo; entretanto, entendia, nas mais baixas manifestações da natureza humana, dobrados motivos para consagrar-se, com mais calor, à melhoria dos companheiros animalizados, que ainda desconheciam a grandeza e a sublimidade do Pai Benevolente que lhes dera o ser.  
Foi assim, fazendo-se o último de todos, que conseguiu acender a luz da fé renovadora e da bondade pura no coração das criaturas terrestres, elevando-as a mais alto nível, com plena vitória na divina missão de que fora investido.  
Houve ligeira pausa na palavra doce do Messias e, ante a quietude que se fizera espontânea no ruidoso ambiente de minutos antes, concluiu ele, com expressivo acento na voz:  
— Cultura e santificação representam forças inseparáveis da glória espiritual. A sabedoria e o amor são as duas asas dos anjos que alcançaram o Trono Divino, mas, em toda parte, quem ama segue à frente daquele que simplesmente sabe. 
  
REFLEXÕES: Depois de tão bela lição, pouco nos resta a falar. Cabe apenas pensarmos que, precisamos urgentemente levar esse amor sublime para nossa vida. Nosso espírito precisa ser cultivado como um campo; toda a riqueza futura dependerá do trabalho atual que granjearmos muito mais do que os bens terrenos, alcançando assim a nossa elevação gloriosa. Assim, quando rogamos a Deus que nos abençoe é preciso que nos conciliemos a cada manhã com todos e com todas as coisas, agradecendo as dádivas ou lições que nos são ofertadas. Poderemos solicitar proteção, mas é preciso amparar os irmãos de experiência cotidiana, dentro dos recursos que se façam possíveis.  Por vezes, suplicamos o auxílio do Senhor na sustentação de nossa paz, contudo, é importante não sonegarmos o amparo para que haja sustentação na paz do outro. Afirma-nos o Evangelho que para Deus nada é impossível, mas decerto o Pai espera que cada um de nós faça o possível ao nosso próprio favor. 
Na engrenagem da vida, cada qual é peça importante com funções específicas, pois ninguém recebe conhecimento superior tão só para o próprio proveito. Saibamos, pois, dividir o tesouro da compreensão em parcelas de bondade, revisando as estradas já trilhadas, a fim de amadurecermos no entendimento. Reflitamos nisso reconheceremos que a divina Providência espera que sejamos a proteção aos nossos irmãos mais fracos, porque ninguém consegue adivinhar os prodígios do amor que poderão nascer de um simples gesto de bondade perante um coração infeliz.   
Que saibamos dar bons dias, boas tardes e boas noites com um sorriso sincero, a todos que passarem por nós; que aprendamos a ouvir quem precisa falar, e que falemos a quem precisa ouvir; que saibamos silenciar quando a ausência de palavras se tornar mais significativa que as palavras; que sejamos caridosos sem fazer alarde; que amemos a todos como irmãos que somos, e não deixemos que as atitudes e os sentimento amorosos aflorem apenas nessa época, mas que aflorem durante todo o tempo.  
Busquemos, pois, fazer a nossa parte, em nosso campo de ação, fazendo o melhor no esforço de amarmos a todos, no esforço de usarmos o que já temos, em benefício do nosso próximo e em benefício de nós mesmos.  
Que nosso Natal seja repleto de amor.  
  
 
  
 VIBRAÇÕES E PRECE FINAL  
   
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]  
   
Senhor Jesus, depositamos diante de Ti, todos os nossos sonhos, todas as lágrimas derramadas e as esperanças contidas em nossos corações.  
Pedimos Senhor, por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.  
Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.  
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar.  
Para tantos que gritam Paz, quando nada mais podem gritar.  
Abençoa Senhor, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração a Tua Luz.   
Luz que vieste acender na noite escura de nossa fé.  
Que, neste Natal Senhor, possamos esquecer as tristezas do ano que termina, e fazermos uma prece com alegria.  
Que possamos acreditar em um mundo melhor, e que façamos por ele, por nosso mundo, uma prece de paz e de amor.  
Obrigada Senhor pelos alimentos em nossas mesas, quando tantos passam o ano com fome.  
Por nossa saúde, quando tantos sofrem neste momento.  
Por nosso lar, quando tantos dormem nas ruas.  
Por todos os momentos felizes, quando tantos choram na solidão e na depressão.  
Obrigada Senhor, pela paz que nos envolve, quando tantos estão vivendo e sofrendo os horrores da guerra.  
Obrigada pelos dias ensolarados e também pelos nublados e tristes que nos trazem o despertamento.  
Obrigada pelos nossos familiares, nossos entes queridos.  
Obrigada pela saúde e pela doença, pelas dores e alegrias, pelos Teus ensinamentos de amor, pela Tua presença em nossas vidas, muito obrigada Senhor!  
Que saibamos compreender, respeitar e valorizar nossos semelhantes, pois assim estaremos amando-os verdadeiramente.
Mestre Jesus, rogamos que esteja sempre ao nosso lado, nos dando o amparo que ainda necessitamos, nos fortalecendo e nos esclarecendo através dos ensinamentos edificantes do Teu Evangelho de Amor e de Luz.  
Que assim seja hoje e sempre!  
Gratidão!  
  
Paz e Bem.