Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - O SERVO INCONSTANTE – Cap. 5 - 27/11/2023

HORA DO EVANGELHO NO LAR
  
“Oh, verdadeiros adeptos do Espiritismo: vós sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra divina.” (Erasto – Paris, 1863.) 
  
PRECE   
Mestre Jesus, que o estudo de hoje possa nos iluminar e nos fazer refletir com clareza sobre nossas ações de cada dia, lembrando-nos sempre que, cada gesto de amor que realizarmos em favor de nossos semelhantes é mais um passo que damos em direção da nossa evolução espiritual.  
Faz-nos entender o Teu Evangelho de Luz, ensinando-nos a aplicá-lo em nossas vidas, afim de que sejamos a cada dia criaturas melhores, reconhecendo e corrigindo nossas falhas e nossas imperfeições. 
Rogamos Senhor que nos dê força e coragem para sermos humildes e que tenhamos olhos para ver o caminho do bem que se estende a nossa frente, o caminho da iniciativa e da persistência, o caminho da caridade, para evitarmos o desânimo e o egoísmo e, assim, dividirmos os benefícios que recebemos todos os dias.  
Auxilia-nos Senhor Jesus, a sermos merecedores do Teu Amor e seja Senhor, sempre, nossa fonte de inspiração. 
Que neste momento, Mestre Jesus, possamos contar com a presença dos Benfeitores Espirituais, trabalhadores de Tua Seara para que nos intuam e nos deem a assistência necessários para assimilarmos os ensinamentos de hoje. 
Em Teu nome, Mestre amado, iniciamos os estudos de hoje. 
Permaneça conosco Senhor e que assim seja.  
  
MENSAGEM INICIAL
SEU HOJE, SUA VIDA 
 
Dê valor à sua vida, não a malbaratando por motivo algum. 
Cada dia deve ser vivido com intensidade proveitosa, superior...
Não transfira de uma para outra oportunidade a mágoa ou a queixa. Supere-as no nascedouro, a fim de preservar a sua saúde. 
Seus atos — sua vida. 
O seu não é o mais grave problema dentro os muitos que existem. Há-os menores, é certo, mas também existem outros muitíssimos mais graves e intricados do que o seu. 
O problema é efeito natural do processo de evolução, que todas as pessoas enfrentam. 
Não se lamente, portanto, nem busque compaixão. 
Seu comportamento emocional e moral — sua vida. 
Questões de saúde-doença são uma constante na vida de todos os seres. 
Desgaste orgânico, infecção, traumatismo, deficiência, são resultados do aprimoramento espiritual, mediante as vicissitudes orgânicas e psíquicas. 
Não obstante, você não é o único. 
Ao invés de esmorecer na dor, transforme a sua enfermidade em élan de sustentação de outros pacientes iguais ou mais doentes do que você. 
Sua mente — sua vida. 
Cinja-se a um programa de serviço beneficente e verá que o seu tempo de dor diminui e o de amor aumenta. 
Negue-se à derrota, fomentando vitórias de pequena monta e ganhará a guerra contra o sofrimento. 
O que você prefere, mentalmente, embora sem consciência disso, materializa-se, faz-se realidade. 
Seus desejos — sua vida. 
Sua vida é bênção de Deus a benefício do ser espiritual que você é, imortal, fadado à perfeição. 
Se, por enquanto, chovem calhaus sobre sua cabeça e se multiplicam cardos ferindo-lhes os pés, ou se traz cravados no cerne do ser punhais de angústia, recomponha-se e produza causas novas, que anularão tais efeitos e gerarão futuras alegrias. 
Sua sementeira — sua vida. 
Arme-se de coragem, seja qual for a faixa em que você se encontre em trânsito de experiência evolutiva. 
Seu esforço — sua vida.
Hoje, você é o que fez de si mesmo, porém, será amanhã o que hoje realiza da oportunidade com que se defronta. 
Seu hoje — sua vida. 
 
FRANCO, Divaldo Pereira. Convites da Vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 42. 
  
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier 
– O SERVO INCONSTANTE – Cap. 5. 
 
À frente do todos os presentes, o Mestre narrou com simplicidade:
— Certo homem encontrou a luz da Revelação Divina e desejou ardentemente habilitar-se para viver entre os Anjos do Céu.
Tanto suplicou essa bênção ao Pai que, através da inspiração, o Senhor o enviou ao aprimoramento necessário com vistas ao fim a que se propunha.
Por intermédio de vários amigos, orientados pelo Poder Divino, o candidato, que demonstrava acentuada tendência pela escultura, foi conduzido a colaborar com antigo mestre, em mármore valioso.  
No entanto, a breve tempo, demitiu-se, alegando a impossibilidade de submeter-se a um homem ríspido e intratável; transferiu-se, desse modo, para uma oficina consagrada à confecção de utilidades de madeira, sob as diretrizes de velho escultor.  
Abandonou-o também, sem delongas, asseverando que lhe não era possível suportá-lo.  
Em seguida, empregou-se sob as determinações de conhecido operário especializado em construção de colunas em estilo grego.  
Não tardou, entretanto, a deixá-lo, declarando não lhe tolerar as exigências.
Logo após, entregou-se ao trabalho, sob as ordens de experimentado escultor de ornamentações em arcos festivos, mas, finda uma semana, fugiu aos compromissos assumidos, afirmando haver encontrado um chefe por demais violento e irritadiço.  
Depois, colocou-se sob a orientação de um fabricante de arcas preciosas, de quem se afastou, em poucos dias, a pretexto de se tratar de criatura desalmada e cruel. 
E, assim, de tarefa em tarefa, de oficina em oficina, o aspirante ao Céu dizia, invariavelmente, que lhe não era possível incorporar as próprias energias à experiência terrestre, por encontrar, em toda parte, o erro, a maldade e a perseguição nos que o dirigiam, até que a morte veio buscá-lo à presença dos Anjos do Senhor. 
Com surpresa, porém, não os encontrou tão sorridentes quanto aguardava. Um deles avançou, triste e indagou: 
— Amigo, por que não te preparaste ante os imperativos do Céu?
O interpelado que identificava a própria inferioridade, nas sombras em que se envolvia, clamou em pranto que só havia encontrado exigência e dureza nos condutores da luta humana. 
O Mensageiro, no entanto, observou, com amargura: 
— O Pai chamou-te a servir em teu próprio proveito e, não, a julgarCada homem dará conta de si mesmo a Deus. Ninguém escapará à Justiça Divina que se pronuncia no momento preciso. Como pudeste esquecer tão simples verdade, dentro da vida? O malho bate a bigorna, o ferreiro conduz o malho, o comerciante examina a obra do ferreiro, o povo dá opinião sobre o negociante, e o Senhor, no Conjunto, analisa e julga a todos. Se fugiste a pequenos serviços do mundo, sob a alegação de que os outros eram incapazes e indignos da direção, como poderás entender o ministério celestial? 
E o trabalhador inconstante passou às consequências de sua queda impensada. Jesus fez uma pausa e concluiu: 
— Quem estiver sob o domínio de pessoas enérgicas e endurecidas na disciplina, excelentes resultados conseguirão recolher se souber e puder aproveitar-lhes a aspereza, inspirando-se na madeira bruta ao contacto da plaina benfeitora. Abençoada seja a mão que educa e corrige, mas bem-aventurado seja aquele que se deixa aperfeiçoar ao seu toque de renovação e aprimoramento, porque os mestres do mundo sempre reclamam a lição de outros mestres, mas a obra do bem, quando realizada para todos, permanece eternamente. 
 
   
REFLEXÕES - Inúmeras vezes nos sentimos infelizes e injustiçados, diante das adversidades do mundo em que vivemos sem compreender o verdadeiro sentido da vida conturbada e precária que se nos apresenta. 
No entanto, a Lei de Deus é igual para todos nós. Para Deus não há privilégios nem exclusões; para todos ele faz o nascer do Sol, para que todos tenham oportunidades de fazer brilhar a sua própria luz e hoje vamos poder refletir sobre as oportunidades que o Pai sempre nos dá e como nós temos nos colocado frente a elas. 
Na lição de hoje, sobre o Servo Inconstante, vemos uma criatura, candidata à evolução espiritual que pede oportunidade de servir e é atendido, porém, apesar das várias oportunidades oferecidas a essa criatura, ele não soube aproveitar nenhuma delas e fracassou. Essa criatura poderia ser qualquer um de nós, que ainda reclamamos por condições ideais e benesses que ainda não merecemos, pois não nos esforçamos o suficiente ainda. A reencarnação nos dá oportunidade de exercitarmos nossa capacidade e desenvolvermos nossas potencialidades ao enfrentarmos as dificuldades, obstáculos, ao administrarmos os encontros e os desencontros.  
Aquele homem ao obter a oportunidade da reencarnação, obteve também a oportunidade de trabalhar em vários locais onde poderia desenvolver suas potencialidades, porém, não se adaptou a nenhum deles, todos tinham defeitos e assim passou a vida toda procurando e não encontrou o sentido da vida. 
Mas Jesus nos ensinou claramente qual é o sentido da vida, informando-nos que somos seres imortais, e que vivemos para realizar a nossa própria evolução espiritual.  
Nos lembramos aqui do convite que Erasto nos faz, no ESE, item 2, do Capítulo XX, Missão dos Espíritas – para cumprirmos com nossa tarefa na terra, com os compromissos e responsabilidades que abraçamos perante a doutrina Espírita.  
Erasto cita as qualificações que o verdadeiro espírita deve empenhar-se em conquistar, para poder vivenciar essa responsabilidade. O espiritismo ensina que Deus não privilegia ninguém, não faz distinção entre seus filhos. Em consequência, não eleva uns em detrimento de outros.  
Os eleitos de Deus são todos aqueles que, tendo compreendido, mais ou menos, as leis divinas, aceitam a responsabilidade de viver de acordo com elas no dia-a-dia. Porém, somente a aceitação não salva ninguém; o Espírito se eleva quando usa seus conhecimentos, ou seja, quando se esforça por viver os ensinos de Jesus, que é trabalho de cada um.  
O verdadeiro espírita não pode considerar-se superior a ninguém, visto que sabe ser um Espírito, ainda muito inferior, tanto que faz parte de uma humanidade sujeita a provas e expiações, pelos muitos erros já praticados, mas sabe também, que é e que continua sendo um filho querido de Deus, a caminho da perfeição e da felicidade, tanto quanto os demais; por isso combate em si o orgulho e o egoísmo, tentando desenvolver o amor que existe em sua essência.  
Lembremos que, o bom servidor é, em todas as ocasiões, um representante de Jesus perante a humanidade. Ele nunca está só, pois recebe todo o amparo do Mais Alto. 
Entretanto, de acordo com a lição de hoje, é necessário nos tornarmos servidores aptos para colaborarmos com o Cristo em qualquer serviço, pois o melhor servidor é aquele que não se preocupa em ser servido, é aquele que não escolhe condições e recompensas para serviré aquele que serve por amor à causa deste Mestre maravilhoso que sempre nos serviu e continua nos servindo com suas lições edificantes. 
"Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências". (ESE - item 4 do Cap. XVII – Os Bons Espíritas) 
A análise cuidadosa desse trecho do Evangelho nos mostra que o verdadeiro espírita não é perfeito, não alcançou a angelitude, não é o dono da verdade, não é superior a quem quer que seja, mas que é aquele que faz esforços continuados para domar suas más inclinações, a fim de tornar-se melhor a cada dia.  
E pode tornar-se melhor a cada dia aquele que, independentemente de ser espírita ou não, opta pelo Bem sempre, sem qualquer hesitação, seja qual for a situação. Pensemos nisto! 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES –   
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]  
  
E assim, Mestre Amado, agradecidos, vamos juntos vibrarmos por todos os nossos semelhantes, encarnados ou desencarnados, que se encontram mais necessitados do que nós.  
Vibramos inicialmente vibrarmos por todas as nações, por nosso Brasil, por todos os povos, para que a Paz e Harmonia se estabeleçam,  
Vamos vibrando por nossas crianças, por nossos jovens, por nossos idosos, por todos os enfermos do corpo e do espírito, por todos que estão desempregados, por aqueles que estão depressivos, na solidão, entregues aos vícios, rogamos, Mestre que todos sejam envolvidos em vibrações de paz, de energias salutares e que recebam o lenitivo para suas dores, para que se sintam revigorados na fé, no amor e no acolhimento. 
Vibramos Senhor por todos aqueles que levam o Teu Evangelho de Luz a todos os lugares, por nossos amigos, nossos familiares e também Senhor por aqueles que se consideram nossos inimigos. Que Tua Luz Divina os envolva, dando a todos força e coragem para a execução de suas tarefas. 
Deixamos aqui uma vibração amorosa em aberto para que a espiritualidade leve onde for mais necessária. 
Agora Mestre Querido rogamos por nós mesmos, que abençoe e fortaleça nosso propósito de nos melhorarmos, dando-nos sempre a coragem necessária para enfrentarmos os desafios de nossos dias. Te pedimos Senhor que estenda Tuas Mãos sobre nós, e que, através das Luzes que nos envolve agora, os pequenos ou os grandes pontos de sofrimento que trazemos em nossos corações e que se chamam amargura, tristeza, raiva, decepção, mágoas... sejam levados para longe, um a um para não mais voltarem, se dissipando na imensidão dos céus. 
Mestre Amado, pedimos ainda, que continue a nos presentear com este amor renovador e que todos aqui recebam, através das nossas águas, os medicamentos necessários para restabelecer a saúde física, mental e espiritual. 
Que as reflexões de hoje possam trazer-nos renovação de pensamentos, de atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram e transformam nossos Espíritos. 
Permaneça conosco Mestre Jesus, 
 
Que assim seja 
 
Paz e Bem.