Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O TALISMÃ DIVINO - Capítulo 22

HORA DO EVANGELHO NO LAR
“Assim, tudo o que vos quereis que os homens vos façam, fazei-o também vos a eles; esta é a lei e os profetas.” (S.Matheus cap.7 v.12)
 
PRECE  
Jesus amigo, Mestre de todas as horas, rogamos ao Teu coração generoso que nos ampare nos estudos de hoje, que sejamos inspirados e auxiliados no entendimento da lição por Teus Mensageiros de Luz. 
Mestre amado, ensina-nos a amar os nossos semelhantes, a repartir com todos eles o nosso afeto e o nosso carinho.
Que as nossas mãos se estendam a quem nos estende as suas, à procura das Tuas!
Auxilia-nos a superar a distância que o nosso egoísmo estabeleceu em relação ao nosso próximo e nos dê sempre a oportunidade do trabalho bendito e do estudo.
Que em Teu nome Mestre Jesus, em nome da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa de amor, mas, sobretudo em nome de Deus, iniciamos os estudos de hoje.
Sê conosco Senhor e que assim seja agora e sempre.
 
“Pai Nosso que estais nos céus...”
 
Que assim seja!
 
MENSAGEM INICIAL
O TEMPO DA REGRA ÁUREA
 
Faremos hoje o bem a que aspiramos receber.
Alimentaremos para com os semelhantes os sentimentos que esperamos alimentem eles para conosco.
Pensaremos acerca do próximo somente aquilo que estimamos pense o próximo quanto a nós.
Falaremos as palavras que gostaríamos de ouvir.
Retificaremos em nós tudo o que nos desagrade nos outros.
Respeitaremos a tarefa do companheiro como aguardamos respeito para a responsabilidade que nos pesa nos ombros.
Consideraremos o tempo, o trabalho, a opinião e a família do vizinho tão preciosos quanto os nossos.
Auxiliaremos sem perguntar, lembrando como ficamos felizes ao sermos auxiliados sem que dirijam perguntas.
Ampararemos as vítimas do mal com a bondade que contamos receber em nossas quedas, sem estimular o mal e sem esquecer a fidelidade a prática do bem.
Trabalharemos e serviremos de moldes que reclamamos do esforço alheio.
Desculparemos incondicionalmente as ofensas que nos sejam endereçadas no mesmo padrão de confiança dentro do qual aguardamos as desculpas daqueles a quem porventura tenhamos ofendido.
Conservaremos o nosso dever em linha reta e nobre, tanto quanto desejamos retidão e limpeza nas obrigações daqueles que nos cercam.
Usaremos paciência e sinceridade para com os nossos irmãos, na medida com que esperamos de todos eles paciência e sinceridade, junto de nós.
Faremos, enfim, aos outros o que desejamos que os outros nos façam.
Para que o amor não enlouqueça em paixão e para que a justiça não se desmande em despotismo, agiremos persuadidos de que o tempo da regra áurea, em todas as situações, agora ou no futuro, será sempre hoje.
 
XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Opinião Espírita.
Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. CEC.


LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier 
– O TALISMÃ DIVINO - Capítulo 22. 
 
Entabularam os familiares interessante palestra, acerca das faculdades sublimes de que o Mestre dava testemunho amplo, curando loucos e cegos, quando Isabel, a zelosa genitora de João e Tiago, indagou, sem preâmbulos:
— Senhor, terás contigo algum talismã de cuja virtude possamos desfrutar? Algum objeto mágico que nos possa favorecer?
Jesus pousou na matrona os olhos penetrantes e falou, risonho:
— Realmente, conheço um talismã de maravilhoso poder. Usando-lhe os milagrosos recursos, é possível iniciar a aquisição de todos os dons de Nosso Pai. Oferece a descoberta dos tesouros do amor que resplandecem ao redor de nós, sem que lhes vejamos, de pronto, a grandeza. Descortina o entendimento, onde a desarmonia castiga os corações. Abre a porta às revelações da arte e da ciência. Estende possibilidades de luminosa comunhão com as fontes divinas da vida. Convida à bênção da meditação nas coisas sagradas. Reata relações de companheiros em discordância. Descerra passagens de luz aos espíritos que se demoram nas sombras. Permite abençoadas sementeiras de alegria. Reveste-se de mil oportunidades de paz com todos. Indica vasta rede de trilhos para o trabalho salutar. Revela mil modos de enriquecer a vida que vivemos. Facilita o acesso da alma ao pensamento dos grandes mestres. Dá comunicações com os mananciais celestes da intuição.
— Que mais? — disse o Senhor, imprimindo ênfase à pergunta.
E após sorrir, complacente, continuou:
— Sem esse divino talismã, é impossível começar qualquer obra de luz e paz na Terra.
Os olhos dos ouvintes permutavam expressões de assombro, quando a esposa de Zebedeu inquiriu, espantada:
— Mestre, onde poderemos adquirir semelhante bênção? Dize-nos. Precisamos desse acumulador de felicidade.
O Cristo, então, acrescentou, bem-humorado:
— Esse bendito talismã, Isabel, é propriedade comum a todos. É “a hora que estamos atravessando”... Cada minuto de nossa alma permanece revestido de prodigioso poder oculto, quando sabemos usá-lo no Infinito Bem, porque toda grandeza e toda decadência, toda vitória e toda ruína são iniciadas com a colaboração do dia.
E diante da perplexidade de todos, rematou:
— Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado
 
REFLEXÕES –  Em Eclesiastes (3:1-8), temos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer ...”
No Capítulo XI, do O Evangelho Segundo o Espiritismo, Mateus 7:12, Jesus diz: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”
Mais tarde, em Mateus, quando perguntado sobre qual é o maior mandamento, Jesus respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37-40).
Jesus é o exemplo mais fiel do Amor. Ensinou-nos que o amor nos liberta de nossas fraquezas, que devemos amar a todos, ensinou-nos a perdoar, a sermos indulgentes, a praticar a caridade, entre tantas outras lições que nos deixou.
Uma maneira prática de amar os outros é imaginar-nos em suas circunstâncias. Quando paramos para pensar em como gostaríamos de ser tratados em uma determinada situação, criamos empatia por aqueles que realmente vivem naquela situação.
Gostamos de ser tratados com amor e respeito? Então devemos dar esse presente para os outros. Aproveitemos o tempo a nosso favor e amemos mais e sempre.
Pensemos nisto!
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  


"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Vamos neste momento, unindo nossos pensamentos e sentimentos e fazermos nossas doações, pois é dando que se recebe.
Senhor Jesus ampara nosso propósito de servir, que em teu nome e com o auxílio dos bons espíritos, possamos ajudar a quem está mais necessitado do que nós. 
Que através de nossas vibrações - todos aqueles que estejam sofrendo, que estejam infelizes, recebam a suavização de suas dores
Que todos os irmãos que estão nos vícios, nos crimes, recebam o estimulo para que se reequilibrem e possam buscar amparo e se corrigirem a tempo,
Que os enfermos que se encontram nos hospitais, nos asilos, no seu próprio lar, nos albergues... recebam um lenitivo para seus males. 
Que as crianças e os jovens, sejam envolvidos em proteção e que não lhes falte nunca o amparo material e o amparo espiritual.
Que os governantes de todas as nações, especialmente os do nosso país, tenham tua proteção e que suas ações sejam sempre com justiça e amor em favor do nosso povo.
Que todas criaturas, cheias de amor e boa vontade, que querem praticar o bem, trabalhar em favor do próximo, consigam realizar todo o bem que desejam fazer.
E assim, vibramos agora, fraternalmente, por todas as Casas Espíritas, que nos possibilitam o conhecimento, o estudo edificante, especialmente por nossa Casa Espírita, por seus dirigentes, trabalhadores e assistidos, que todos sejam sempre protegidos, amparados e fortalecidos para continuarem amparando e consolando os corações aflitos. Que nossa Casa Espírita continue sendo o porto seguro de nossos corações.
Vibramos amorosamente por todos os lares, inclusive o nosso, para que haja sempre compreensão e amor entre os familiares.
E finalmente, vibramos por nós mesmos, rogando ao Mestre Jesus que permita que os fluidos divinos sejam depositados em nossas águas e que através deles possamos adquirir equilíbrio físico, espiritual e mental, para as lutas de todos os dias.
Graças Vos damos Senhor, pelo privilégio do trabalho no bem, pelo estudo edificante e principalmente pela Tua presença em nossas vidas. Esteja conosco Senhor, mas, sobretudo que nós possamos estar contigo, hoje e sempre.
Que assim seja, graças ao Bom Deus.
 
Paz e Bem!