Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – EM TORNO DA HUMILDADE - Capítulo 17


HORA DO EVANGELHO NO LAR
Despertai, meus irmãos, meus amigos! Que a voz dos Espíritos vos toque o coração. Sede generosos e caridosos, sem ostentação.”  (ESE - Cap. VII – item 11)
 
PRECE
Mestre Jesus, que o estudo de hoje possa nos iluminar e nos fazer refletir com clareza sobre nossas ações de cada dia, lembrando-nos sempre que, cada gesto de amor que realizarmos em favor de nossos semelhantes é mais um passo na direção de nossa evolução espiritual. 
Permita Senhor, que nossos benfeitores espirituais nos deem assistência, nos auxiliem nos esclarecimentos necessários para assimilarmos Teus ensinamentos e aplicá-los em nossas vidas. Que sejamos amparados e fortalecidos na fé e no amor
Obrigada Senhor, por mais este dia, por nossa família, pela oportunidade do estudo edificante e sobretudo, pela Tua Presença em nossas vidas. 
E assim Mestre Jesus, em nome de Deus, nosso Pai e em Teu Nome, iniciamos nossas reflexões de hoje. 
Permaneça conosco Senhor e que assim seja! 
 
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – EM TORNO DA HUMILDADE
 - Capítulo 17.
"Toda boa dádiva a todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. - TIAGO. (Tiago, 1:17.).
 
Afinal, que possuímos que não devemos a Deus?
A própria vida de que dispomos se reveste de tanta grandeza e de tanta complexidade, que só a loucura ou a ignorância não reconhecem a Divina Sabedoria em seus fundamentos.
Para a consideração disso, basta que o homem reflita no usufruto inegável de que se vale na mobilização dos bens que o felicitam no mundo.
O corpo que lhe serve de transitória moradia é uma doação dos Poderes Superiores, por intermédio do santuário genético das criaturas.
Os familiares se lhe erigem como sendo apoios de empréstimo.
A inteligência se lhe condiciona a determinados fatores de expressão.
O ar que respira é patrimônio de todos.
As conquistas da ciência, sobre as quais baseia o progresso, são realizações corretas, mas provisórias, porquanto se ampliam consideravelmente, de século para século.
Os seus elementos de trabalho são alteráveis de tempo a tempo.
A saúde física é uma dádiva em regime de comodato.
A fortuna é um depósito a título precário.
A autoridade é uma delegação de competência, obviamente transferível.
Os amigos são mutáveis na troca incessante de posições, pela qual são frequentemente chamados a prestação de serviço, segundo os ditames que os princípios de aperfeiçoamento ou de evolução lhes indiquem.
Os próprios adversários, a quem devemos preciosos avisos, são substituídos periodicamente.
Os mais queridos objetos de uso pessoal passam de mão em mão.
Em qualquer plano ou condição de existência, estamos subordinados à lei da renovação.
À vista disso, sempre que nos vejamos inclinados a envaidecer-nos por alguma coisa, recordemos que nos achamos inelutavelmente ligados à Vida de Deus que, a benefício de nossa própria vida, ainda hoje tudo pode rearticular, refundir, refazer ou modificar.
 
REFLEXÕES: Jesus Cristo nunca se cansou de combater o orgulho e de enaltecer a humildade, virtude da qual Ele, o Mestre, deu vários exemplos, conforme os evangelhos. A humildade, um dos valores essenciais da Alma, estimula-nos a examinar nossas fraquezas enquanto o orgulho, ou sentimento de amor-próprio exagerado, evita observá-las. “Pobreza de espírito”, ou “humildade de espírito”, ou “humildade de coração”, quer dizer: modéstia, simplicidade, pureza, daí, Jesus ter priorizado esse dispositivo.
A humildade e caridade, segundo o Espírito Lacordaire (ESE, item 11, capítulo VII): “é virtude muito esquecida entre vós... Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo?” Assim, em sua opinião, apresentar-se com uma, e sem a outra, é o mesmo que vestir belo traje de corte perfeito para ocultar uma deformidade física. Disse ainda: “Sem humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís”
Humildade, força moral por excelência, nivela todos os homens como irmãos e os estimula à prática mútua do bem; orgulho, ao contrário, uma fraqueza: dispersa, odeia, revida e faz o homem sucumbir ante a menor das contrariedades, sentindo-se permanentemente infeliz.
A falta de humildade, conforme citação de Emmanuel no livro Pensamento e vida, “converte a própria alma em cidadela de ilusão, dentro da qual se recusa ao contato com as realidades fundamentais da vida”. A criatura crê que tudo possui, e com esse pensamento facilmente acolhe o desespero, a inveja, o ciúme, o despeito e a intemperança, que, por sua vez, geram tensão psíquica desencadeando perigosos prejuízos para a sua saúde.
Ser humilde é ser corajoso durante os reveses da vida, é perseverar no combate às próprias más tendências, é vencer os obstáculos naturais, mas sem revolta, sem violência, perdoando a quem nos ofenda, trabalhando e servindo incessantemente — isso é ser humilde conforme Jesus.
Pensemos nisto! 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES – 
  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
E assim, agradecidos, com nosso ambiente tranquilo e com nossos pensamentos elevados vamos doar e vibrar por todos aqueles que necessitam de um gesto amigo, de um bálsamo para suas dores.
Que em teu Nome Mestre Jesus e com o auxílio dos bons Espíritos, possamos ajudar àqueles que estão mais necessitados do que nós.
De toda a alma te rogamos: abençoa a todos os que sofrem. Dá a cada um a suavização para suas dores, um bálsamo para suas tristezas! 
Nos hospitais, nos lares, nos abrigos, pelas ruas ou em casas de repouso, os enfermos esperam um conforto e querem sarar. Senhor, que nossas vibrações levem até eles o alívio para seus males e se for permitido, que recuperem a saúde. 
Vibramos pelas crianças e pelos jovens: que não lhes falte o amparo material e espiritual, o amor e a orientação da alma. 
Vibramos por todos os que partiram e por seus familiares, para que tenham força, fé e coragem para prosseguirem cada um em sua jornada rumo a evolução espiritual. 
Abençoa, Senhor, os dirigentes de todas as nações, especialmente os do nosso país, nosso Brasil. Que sob a Tua proteção, governem com amor e justiça, em favor dos povos. 
Abençoa, Senhor, aos dirigentes e trabalhadores de casas espíritas e aos dirigentes religiosos que levam a todos os lugares o Teu Evangelho de Luz. Que Tua paz e a Luz do Teu Evangelho, se expandam sempre mais. 
Que Tua proteção divina se estenda a todos os lares, ao nosso também, que neles reinem o respeito, a harmonia, a ajuda mútua e o amor. 
Quanto a nós, Senhor, pedimos o perdão de nossas falhas e Te suplicamos, auxilia-nos a desenvolvermos as virtudes que colocaste dentro de nossas almas. Auxilia-nos a sermos mais serenos, humildes, compreensivos e fraternos uns com os outros, ainda que caiamos por diversas vezes. 
E assim Mestre, rogamos que os fluidos divinos sejam depositados em nossas águas e que através deles possamos adquirir equilíbrio físico e espiritual, força e coragem para as lutas de todos os dias. 
Graças Vos damos Senhor, por chegarmos ao final de nossas reflexões, ajudando e sendo ajudados.  
Graças Vos damos Senhor, pelo privilégio do trabalho no bem, pelo estudo edificante e principalmente pela Tua presença em nossas vidas. 
Esteja conosco Senhor, hoje e sempre. 
Que assim seja! 
 
 
Paz e Bem!