Estudo:
HORA DO EVANGELHO NO LAR - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – SERES AMADOS - Capítulo 4
HORA DO EVANGELHO NO LAR
"Aquele que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço". (I João 2:10.)
PRECE
Pai de Infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste. Infunde-nos o desejo de ajudarmos àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique em nós. Dai-nos força para lutarmos pela nossa própria regeneração nos círculos de trabalho em que fomos situados por teus sábios desígnios.
Auxilia-nos a contermos nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.
Ensina-nos a reconhecermos a Tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as coisas.
Concede-nos, sobretudo, a graça de compreendermos Tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em Teu nome e para que sejamos filhos dignos de Teu infinito amor.
E assim, com as Tuas bençãos Pai, iniciamos nossos estudos de hoje com a oração que Jesus nos ensinou:
“Pai Nosso, que estais nos céus...”
Que assim seja!
MENSAGEM INICIAL
VIDA EM FAMÍLIA
Os filhos não são cópias Xerox dos pais, que apenas produzem o corpo, graças aos mecanismos do atavismo biológico.
As heranças e parecenças físicas são decorrências dos gametas, no entanto, o caráter, a inteligência e o sentimento procedem do Espírito que se corporifica pela reencarnação, sem maior dependência dos vínculos genéticos com os progenitores.
Atados por compromissos anteriores, retornam, ao lar, não somente aqueles seres a quem se ama, senão aqueloutros a quem se deve ou que estão com dívidas....
Cobradores empedernidos surgem na forma fisiológica, renteando com o devedor, utilizando-se do processo superior das Leis de Deus para o reajuste de contas, no qual, não poucas vezes, se complicam as situações, por indisposições dos consortes...
Adversários reaparecem como membros da família para receber amor, no entanto, na batalha das afinidades padecem campanhas de perseguição inconsciente, experimentando o pesado ônus da antipatia e da animosidade.
A família é, antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura.
Nem é o grupo da bênção, nem o élan da desdita.
Antes é a escola de aprendizagem e redenção futura.
Irmãos que se amam, ou se detestam, pais que se digladiam no proscênio doméstico, genitores que destacam uns filhos em detrimento dos outros, ou filhos que agridem ou amparam pais, são Espíritos em processo de evolução, retornando ao palco da vida física para a encenação da peça em que fracassaram, no passado.
A vida é incessante, e a família carnal são experiências transitórias em programação que objetiva a família universal.
Abençoa, desse modo, com a paciência e o perdão, o filho ingrato e calceta.
Compreende com ternura o genitor atormentado que te não corresponde às aspirações.
Desculpa o esposo irresponsável ou a companheira leviana, perseverando ao seu lado, mesmo que o ser a quem te vinculas queira ir-se adiante.
Não o retenhas com amarras de ódio ou de ressentimento. Irá além, sim, no entanto, prossegue tu, fiel, no posto, e amando...
Não te creias responsável direto na provação que te abate ante o filho limitado, física ou mentalmente. Tu e ele sois comprometidos perante os códigos Divinos pelo pretérito espiritual. O teu corpo lhe ofereceu os elementos com que se apresenta, porém, foi ele, o ser espiritual, quem modelou a roupagem na qual comparece para o compromisso libertador. Ante o filhinho deficiente não te inculpes. Ama-o mais e lhe complete as limitações com os teus recursos, preenchendo os vazios que ele experimenta. Suas carências são abençoados mecanismos de crescimento eterno. Faze por ele, hoje, o que descuidaste antes.
A vida em família é oportunidade sublime que não deve ser descuidada ou malbaratada. Com muita propriedade e irretorquível sabedoria, afirmou Jesus, ao doutor da Lei: “Ninguém entrará no reino dos céus, se não nascer de novo...
E a Doutrina Espírita estabelece com segurança:
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre — é a lei. Fora da caridade não há salvação.”
Da obra: S.O.S. Família – ditado por Joana de Angelis e Diversos Espíritos / Divaldo Franco
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – SERES AMADOS - Capítulo 4.
Os seres que amamos!... Com que enternecimento desejaríamos situá-los nos mais elevados planos do mundo!... Se possível, obteríamos para cada um deles um nicho de santidade ou um título de herói!...
Entretanto, qual ocorre a nós mesmos, são eles seres humanos, matriculados no educandário da vida. E nos círculos das experiências em que se debatem, como nos acontece, erram e acertam, avançam na estrada ou se interrompem para pensar, solicitando-nos apoio e compreensão.
Assim como estamos em luta a fim de sermos, um dia o que devemos ser, aprendamos a amá-los como são, na certeza de que precisam, tanto quanto nós, de auxílio e encorajamento para a necessária ascensão espiritual.
Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade. A face disso, e levando em consideração que nos achamos individualmente em marcos diferentes da estrada, se queremos auxiliar aqueles a quem amamos, e abençoá-los com nosso afeto, cultivemos, à frente deles, a coragem de compreender e a paciência de esperar.
REFLEXÕES: No Cap. 12, itens 01 a 05, do Evangelho Segundo o Espiritismo, Jesus conclama o amor aos inimigos, algo difícil para nós Espíritos em desenvolvimento ainda, mais próximos da animalidade do que da angelitude, como disse Emmanuel.
Mas quem são esses inimigos?
Podem ser os nossos próximos mais próximos, as pessoas com as quais não nos simpatizamos, às vezes até mesmo sem saber porque, com as quais temos relacionamentos difíceis, às vezes uma mescla de amor e ódio, num antagonismo de sentimentos e de emoções.
Podem fazer parte da nossa família, do grupo de trabalho, da vizinhança, do clube de recreação...
Muitas vezes, são esses, os adversários do passado, que estão conosco para que transformemos a antipatia em simpatia, a aversão em amizade, o desamor em amor, através da boa vontade em uma convivência ou relacionamento mais agradável, na busca das qualidades boas nossas e dos outros, e na tolerância aos defeitos e imperfeições alheias.
A convivência íntima com pessoas a quem se odiou em vidas passadas, é sempre uma prova difícil e a transformação dos sentimentos negativos em positivos, vai depender da manutenção das boas intenções, criadas e desenvolvidas no plano espiritual.
Nossos filhos são Espíritos, filhos de Deus que estão sob nossos cuidados e, Santo Agostinho (ESE – Cap. 14, item 9), faz um apelo à missão educativa dos pais em relação a todos os filhos, especialmente dos filhos mais difíceis, que vêm para perdoar as dívidas do passado e serem perdoados, para amar e serem amados, transformando relacionamentos antipáticos em simpáticos, desagradáveis em agradáveis, de ódio em amor. Façamos o que se espera de nós dando o melhor que temos nessa missão, rogando a Jesus que nos auxilie a termos a coragem de compreender e a paciência de esperar.
Lembremos que: “Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade.”
Aproveitemos esta existência para compreendermos os ensinamentos de Jesus, aceitá-los e tê-los como alvo.
Pensemos nisto!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Mestre Jesus, agradecidos por estes momentos de paz e reflexão, por mais este dia em nossas vidas, encerramos este nosso encontro rogando que ampare nosso propósito de servir.
De toda a alma Te rogamos: abençoa os que sofrem. Dê a cada um deles a suavização para suas dores, um bálsamo para suas tristezas.
Senhor, rogamos por todos os que estão nos hospitais, nos lares, nos abrigos, pelas ruas ou em casas de repouso, por todos os enfermos, que as nossas vibrações possam levar até eles um pouco de alívio para seus males e se for permitido, que recuperem a saúde.
Vibramos por todas as crianças, pelos jovens, por todos aqueles que estão em busca de um emprego, para que tenham sempre o amparo e a orientação espiritual que necessitam.
Vibramos por todas as criaturas que querem praticar o bem, trabalhar em favor do próximo, para que consigam realizar todo o bem que desejam e que saibamos ampará-las e cooperar com elas em suas tarefas caridosas.
Que a proteção divina se estenda a todos os lares, ao nosso também, para que neles reinem o respeito, a harmonia, a ajuda mútua e o amor.
Que todos os pais e mães, encarnados e desencarnados, e todos os filhos sejam envolvidos por Teu carinho, e que todos saibamos valorizar aqueles que nos abrem as portas da reencarnação e saibamos envolvê-los em nossas vibrações de gratidão.
Rogamos Senhor que nos ensine a Te oferecermos o coração puro e o pensamento elevado na oração. Auxiliando-nos a desenvolvermos as virtudes que colocaste dentro de nossas almas. Ajudando-nos a sermos mais serenos, compreensivos e fraternos uns com os outros. Afastando de nossas mentes a negatividade para deixarmos fluir o amor, para que nosso sorriso seja puro, nosso olhar seja compassivo, nossa língua silencie a toda maldade e para que nossos gestos estejam impregnados de ternura, principalmente para com aqueles que compartilham de nossa jornada dia-a-dia.
Senhor, que nossos sentimentos se harmonizem com a Tua vontade e que possamos, a cada dia, sermos instrumentos vivos e operosos da paz e do amor, do aperfeiçoamento e da alegria de acordo com Tua Lei.
Te agradecemos por mais esta oportunidade de aprendizado, pedindo permissão para que os Benfeitores Espirituais fluidifiquem nossas águas, proporcionando-nos o medicamento necessário ao equilíbrio físico, mental e espiritual.
Obrigada Mestre Jesus por Tua existência em nossas vidas e por tudo que nos proporciona.
Permaneça conosco, Senhor e que assim seja.
Paz e Bem!
"Aquele que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço". (I João 2:10.)
PRECE
Pai de Infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste. Infunde-nos o desejo de ajudarmos àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique em nós. Dai-nos força para lutarmos pela nossa própria regeneração nos círculos de trabalho em que fomos situados por teus sábios desígnios.
Auxilia-nos a contermos nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.
Ensina-nos a reconhecermos a Tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as coisas.
Concede-nos, sobretudo, a graça de compreendermos Tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em Teu nome e para que sejamos filhos dignos de Teu infinito amor.
E assim, com as Tuas bençãos Pai, iniciamos nossos estudos de hoje com a oração que Jesus nos ensinou:
“Pai Nosso, que estais nos céus...”
Que assim seja!
MENSAGEM INICIAL
VIDA EM FAMÍLIA
Os filhos não são cópias Xerox dos pais, que apenas produzem o corpo, graças aos mecanismos do atavismo biológico.
As heranças e parecenças físicas são decorrências dos gametas, no entanto, o caráter, a inteligência e o sentimento procedem do Espírito que se corporifica pela reencarnação, sem maior dependência dos vínculos genéticos com os progenitores.
Atados por compromissos anteriores, retornam, ao lar, não somente aqueles seres a quem se ama, senão aqueloutros a quem se deve ou que estão com dívidas....
Cobradores empedernidos surgem na forma fisiológica, renteando com o devedor, utilizando-se do processo superior das Leis de Deus para o reajuste de contas, no qual, não poucas vezes, se complicam as situações, por indisposições dos consortes...
Adversários reaparecem como membros da família para receber amor, no entanto, na batalha das afinidades padecem campanhas de perseguição inconsciente, experimentando o pesado ônus da antipatia e da animosidade.
A família é, antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura.
Nem é o grupo da bênção, nem o élan da desdita.
Antes é a escola de aprendizagem e redenção futura.
Irmãos que se amam, ou se detestam, pais que se digladiam no proscênio doméstico, genitores que destacam uns filhos em detrimento dos outros, ou filhos que agridem ou amparam pais, são Espíritos em processo de evolução, retornando ao palco da vida física para a encenação da peça em que fracassaram, no passado.
A vida é incessante, e a família carnal são experiências transitórias em programação que objetiva a família universal.
Abençoa, desse modo, com a paciência e o perdão, o filho ingrato e calceta.
Compreende com ternura o genitor atormentado que te não corresponde às aspirações.
Desculpa o esposo irresponsável ou a companheira leviana, perseverando ao seu lado, mesmo que o ser a quem te vinculas queira ir-se adiante.
Não o retenhas com amarras de ódio ou de ressentimento. Irá além, sim, no entanto, prossegue tu, fiel, no posto, e amando...
Não te creias responsável direto na provação que te abate ante o filho limitado, física ou mentalmente. Tu e ele sois comprometidos perante os códigos Divinos pelo pretérito espiritual. O teu corpo lhe ofereceu os elementos com que se apresenta, porém, foi ele, o ser espiritual, quem modelou a roupagem na qual comparece para o compromisso libertador. Ante o filhinho deficiente não te inculpes. Ama-o mais e lhe complete as limitações com os teus recursos, preenchendo os vazios que ele experimenta. Suas carências são abençoados mecanismos de crescimento eterno. Faze por ele, hoje, o que descuidaste antes.
A vida em família é oportunidade sublime que não deve ser descuidada ou malbaratada. Com muita propriedade e irretorquível sabedoria, afirmou Jesus, ao doutor da Lei: “Ninguém entrará no reino dos céus, se não nascer de novo...
E a Doutrina Espírita estabelece com segurança:
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre — é a lei. Fora da caridade não há salvação.”
Da obra: S.O.S. Família – ditado por Joana de Angelis e Diversos Espíritos / Divaldo Franco
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – SERES AMADOS - Capítulo 4.
Os seres que amamos!... Com que enternecimento desejaríamos situá-los nos mais elevados planos do mundo!... Se possível, obteríamos para cada um deles um nicho de santidade ou um título de herói!...
Entretanto, qual ocorre a nós mesmos, são eles seres humanos, matriculados no educandário da vida. E nos círculos das experiências em que se debatem, como nos acontece, erram e acertam, avançam na estrada ou se interrompem para pensar, solicitando-nos apoio e compreensão.
Assim como estamos em luta a fim de sermos, um dia o que devemos ser, aprendamos a amá-los como são, na certeza de que precisam, tanto quanto nós, de auxílio e encorajamento para a necessária ascensão espiritual.
Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade. A face disso, e levando em consideração que nos achamos individualmente em marcos diferentes da estrada, se queremos auxiliar aqueles a quem amamos, e abençoá-los com nosso afeto, cultivemos, à frente deles, a coragem de compreender e a paciência de esperar.
REFLEXÕES: No Cap. 12, itens 01 a 05, do Evangelho Segundo o Espiritismo, Jesus conclama o amor aos inimigos, algo difícil para nós Espíritos em desenvolvimento ainda, mais próximos da animalidade do que da angelitude, como disse Emmanuel.
Mas quem são esses inimigos?
Podem ser os nossos próximos mais próximos, as pessoas com as quais não nos simpatizamos, às vezes até mesmo sem saber porque, com as quais temos relacionamentos difíceis, às vezes uma mescla de amor e ódio, num antagonismo de sentimentos e de emoções.
Podem fazer parte da nossa família, do grupo de trabalho, da vizinhança, do clube de recreação...
Muitas vezes, são esses, os adversários do passado, que estão conosco para que transformemos a antipatia em simpatia, a aversão em amizade, o desamor em amor, através da boa vontade em uma convivência ou relacionamento mais agradável, na busca das qualidades boas nossas e dos outros, e na tolerância aos defeitos e imperfeições alheias.
A convivência íntima com pessoas a quem se odiou em vidas passadas, é sempre uma prova difícil e a transformação dos sentimentos negativos em positivos, vai depender da manutenção das boas intenções, criadas e desenvolvidas no plano espiritual.
Nossos filhos são Espíritos, filhos de Deus que estão sob nossos cuidados e, Santo Agostinho (ESE – Cap. 14, item 9), faz um apelo à missão educativa dos pais em relação a todos os filhos, especialmente dos filhos mais difíceis, que vêm para perdoar as dívidas do passado e serem perdoados, para amar e serem amados, transformando relacionamentos antipáticos em simpáticos, desagradáveis em agradáveis, de ódio em amor. Façamos o que se espera de nós dando o melhor que temos nessa missão, rogando a Jesus que nos auxilie a termos a coragem de compreender e a paciência de esperar.
Lembremos que: “Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade.”
Aproveitemos esta existência para compreendermos os ensinamentos de Jesus, aceitá-los e tê-los como alvo.
Pensemos nisto!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Mestre Jesus, agradecidos por estes momentos de paz e reflexão, por mais este dia em nossas vidas, encerramos este nosso encontro rogando que ampare nosso propósito de servir.
De toda a alma Te rogamos: abençoa os que sofrem. Dê a cada um deles a suavização para suas dores, um bálsamo para suas tristezas.
Senhor, rogamos por todos os que estão nos hospitais, nos lares, nos abrigos, pelas ruas ou em casas de repouso, por todos os enfermos, que as nossas vibrações possam levar até eles um pouco de alívio para seus males e se for permitido, que recuperem a saúde.
Vibramos por todas as crianças, pelos jovens, por todos aqueles que estão em busca de um emprego, para que tenham sempre o amparo e a orientação espiritual que necessitam.
Vibramos por todas as criaturas que querem praticar o bem, trabalhar em favor do próximo, para que consigam realizar todo o bem que desejam e que saibamos ampará-las e cooperar com elas em suas tarefas caridosas.
Que a proteção divina se estenda a todos os lares, ao nosso também, para que neles reinem o respeito, a harmonia, a ajuda mútua e o amor.
Que todos os pais e mães, encarnados e desencarnados, e todos os filhos sejam envolvidos por Teu carinho, e que todos saibamos valorizar aqueles que nos abrem as portas da reencarnação e saibamos envolvê-los em nossas vibrações de gratidão.
Rogamos Senhor que nos ensine a Te oferecermos o coração puro e o pensamento elevado na oração. Auxiliando-nos a desenvolvermos as virtudes que colocaste dentro de nossas almas. Ajudando-nos a sermos mais serenos, compreensivos e fraternos uns com os outros. Afastando de nossas mentes a negatividade para deixarmos fluir o amor, para que nosso sorriso seja puro, nosso olhar seja compassivo, nossa língua silencie a toda maldade e para que nossos gestos estejam impregnados de ternura, principalmente para com aqueles que compartilham de nossa jornada dia-a-dia.
Senhor, que nossos sentimentos se harmonizem com a Tua vontade e que possamos, a cada dia, sermos instrumentos vivos e operosos da paz e do amor, do aperfeiçoamento e da alegria de acordo com Tua Lei.
Te agradecemos por mais esta oportunidade de aprendizado, pedindo permissão para que os Benfeitores Espirituais fluidifiquem nossas águas, proporcionando-nos o medicamento necessário ao equilíbrio físico, mental e espiritual.
Obrigada Mestre Jesus por Tua existência em nossas vidas e por tudo que nos proporciona.
Permaneça conosco, Senhor e que assim seja.
Paz e Bem!