Estudo:

Mensagem da Criança

Dizes que sou o futuro
Não me desampare no presente
Dizes que sou a luz dos teus olhos
Não me abandone às trevas
Não espero somente o teu pão
Dá-me luz e entendimento
Não desejo tão só a festa do teu caminho
Suplico-te amor com que me eduques
Não te rogo apenas brinquedos
Peço-te bons exemplos e boas palavras
Não sou simples ornamento do teu carinho
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo
Corrige-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra
Ajuda-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar


***************
Este texto, escrito por Meimei no livro Antologia da Criança, psicografada por Francisco Cândido Xavier nos traz um apelo inquestionável, com relação à educação dos pequenos.
Muitos, senão todos, sabemos da importância do bom relacionamento com filhos, como a melhor forma de criar cidadãos conscientes, adultos empáticos, mas principalmente cristãos.
Hoje, em nosso mundinho cheio de tecnologia, é muito mais fácil entregar ao filho ou filha um smartphonetablet ou similar, bem como presentes caros, tecnológicos, muitas vezes com o propósito de ter "babás eletrônicas", que muitos pensam que podem substituir a presença dos ou educadores diretos. Também temos aqueles que "terceirizam" a educação, em escolas, cuidadores, ou familiares próximos. 
Quando a opção são os familiares próximos, como avós, tios ou irmãos, o dano é menor, porem o melhor mesmo é a presença constante daqueles que são os reais e legais responsáveis pela criação dos pequenos.
O ensino na hora certa, a correção e valorização de comportamentos no momento exato e principalmente a presença, mesmo que por um curto tempo, mas intensa, ajuda de sobremaneira no crescimento comportamental e emocional daqueles que Deus confiou à nossa guarda.
Vinícius de Morais, o "poetinha", escreveu em seu Soneto de Fidelidade que "... que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Embora ele dissesse de um dos amores que teve, podemos pensar esses dois versos como uma grande mensagem: esteja junto com os filhos quando puderem, mas quando puderem estejam com seus filhos. Mesmo que tenham que mudar algumas rotinas diárias.
Leia com seus filhos, não para seus filhos. 
Vá passear com seus filhos, não leve seus filhos para passear.
Vá pescar com seus filhos, não leve seus filhos para pescar. 
Faça pipa e outros brinquedos com seus filhos. É mais importante que comprá-los prontos.
Assim estaremos plantando o bem nos pequenos corações, para que tenhamos um mundo melhor para nossos filhos, mas também filhos melhores para nosso mundo presente e futuro.
Afinal, amar é muito mais que dizer que ama.

   Redação de Valdo Garcia, evangelizador.