Estudo:

Pessoas tóxicas - Parentes.

Existem pessoas que convivem conosco, que podem ser consideradas pessoas tóxicas.
Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, como violência física ou emocional. Em geral são pessoas com agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação, gerando desequilíbrio das mais diversas formas.
Grande parte dos desequilíbrios são de forma emocional, influenciando negativamente as pessoas ao seu redor.
Podem ser falsas, gerando sentimento ruim a quem manipula e agradável aos outros, escondendo uma realidade íntima que pode levar ainda mais ao desequilíbrio aqueles que são manipulados.
Em geral, os "analistas comportamentais" recomendam o afastamento total de tais pessoas. Porém nem sempre é possível, devido à convivência necessária, dependência nas áreas de saúde, financeira ou até mesmo de relacionamento.
Então, mais uma vez é recomendado uma melhor análise da situação atual, sabendo que a mesma pode ser gerada por algo muito anterior ao relacionamento atual.
André Luiz, no livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier nos passa algumas informações importantes, no capítulo 7: Parentes Difíceis.
É importante que tenhamos em mente que convivemos na nossa atual reencarnação com pessoas que já convivemos em existências anteriores, sendo que muitas vezes o parente difícil está nos cobrando dívidas contraídas no passado, as quais temos que aprender a resgatar o relacionamento. Então, não é recomendado o afastamento total, mesmo que seja em casas de recuperação, pois o aprendizado da convivência vai acontecer, pois pode estar muito bem programado, e às vezes por nossa própria solicitação. No entanto é importante que busquemos o apoio de outros familiares e até profissionais nas áreas de análise psicológica, ou até mesmo de órgãos de segurança e justiça, quando se tratar de insegurança física.
Lembremo-nos ainda que o parente-problema muitas vezes, além do resgate e da necessidade da convivência harmônica, pode ser também um teste ou prova, para que consigamos trabalhar na nossa evolução espiritual
E, muitas vezes, explica André Luiz, estamos pagando pelo sistema de prestações dívidas contraídas por atacado.
Se Jesus nos orienta amar nossos inimigos, devemos atender a essa recomendação, mesmo que o possível inimigo esteja em nosso círculo de relacionamento direto.
Para isso, além dos profissionais nas áreas de psicologia, segurança ou justiça, muitas casas espíritas dispõem de atendimento fraterno, e outros trabalhos que possam ajudar a aprendermos e melhorarmos nossos relacionamentos.
Só não podemos nos conformar ou acomodar de forma totalmente passiva, pois podem existir situações que a nossa integridade física ou emocional corre sério risco de contraírmos outras dívidas.
Então sempre é hora de "quebrarmos" um círculo vicioso e transformá-lo em um círculo virtuoso.
Muita paz.
 
Valdo Garcia.