Estudo:

CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO - A Caridade Segundo São Paulo – itens 6 e 7

HORA DO EVANGELHO NO LAR 
“Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou.” (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-2 
 
 
PRECE INICIAL  
Mestre Jesus, agradecemos a Tua presença em nossas vidas, aos Teus ensinamentos e a oportunidade do estudo edificante. Rogamos que nos envolva com Teu Amor, Tua Proteção e Tua Luz tornando nossos dias mais leves e serenos, auxiliando-nos a compreendermos e aplicarmos os Teus ensinamentos em nossas vidas. Rogamos Senhor que nos ensine a amarmos nossos semelhantes como nos amou, dividindo o afeto e carinho que trazemos em nós.  
Auxilia-nos Senhor, a diminuirmos a distância que o nosso egoísmo estabelece em relação aos nossos irmãos de caminhada e nos dê sempre a oportunidade do trabalho bendito.  
Dai-nos, especialmente neste momento, inspiração e luz para o necessário entendimento dos Teus ensinamentos.  
Em Teu Nome, Mestre Jesus, com Teu amparo e proteção, iniciamos os estudos de hoje. 
Permaneça conosco, agora e sempre. 
Que assim seja! 
 
 
MENSAGEM INICIAL 
CARIDADE
Caridade é, sobretudo, amizade. 
Para o faminto - é o prato de sopa. 
Para o triste - é a palavra consoladora. 
Para o mau - é a paciência com que nos compete auxiliá-lo 
Para o desesperado - é o auxílio do coração. 
Para o ignorante - é o ensino despretensioso. 
Para o ingrato - é o esquecimento. 
Para o enfermo - é a visita pessoal. 
Para o estudante - é o concurso no aprendizado. 
Para a criança - é a proteção construtiva. 
Para o velho - é o braço irmão. 
Para o inimigo - é o silêncio. 
Para o amigo - é o estímulo. 
Para o transviado - é o entendimento. 
Para o orgulhoso - é a humildade. 
Para o colérico - é a calma. 
Para o preguiçoso - é o trabalho. 
Para o impulsivo - é a serenidade. 
Para o leviano - é a tolerância. 
Para o deserdado da Terra - é a expressão de carinho.
Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, por que, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro. 
 
De “Viajor” - Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel 
 
LEITURA DO EVANGELHO  
CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – 
A Caridade Segundo São Paulo – itens 6 e 7. 
 
6 – Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada. E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se, todavia, não tiver caridade, nada disto me aproveita. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar às profecias, ou cessem as línguas, ou seja, abolida a ciência. 
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13). 
 
7 – São Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade, que diz: “Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”. Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular. 
E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo. 
 
REFLEXÕES: Paulo nessa passagem mostra aos Cristãos de Corintos e a todos nós que a caridade é algo muito mais profundo e importante do que apenas darmos o que nos sobra aos carentes, embora isso também seja um ato caritativo.  
Paulo alerta a todos de que nada adianta ser belo nas palavras e pobre nas ações.  
Se tivéssemos essas palavras sempre em nossas mentes e em nossos corações, seríamos muito melhores do que somos, pois, estaríamos sendo constantemente estimulados ao exercício da caridade.  
Diz-nos J. Herculano Pires no cap. 1 do livro Astronautas do Além que “a caridade – que é o amor em ação – deve eliminar as arestas do nosso personalismo, ensinando-nos que todos somos importantes na busca e na conquista da verdade”.  
Pensemos nisto! 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Caminhando para o encerramento de nossas reflexões, vamos unindo nossos corações, nossos pensamentos e sentimentos, agradecendo a Jesus por estes momentos de paz e reflexão, pedindo a Ele que estenda suas mãos misericordiosas sobre todos nós, sobre nossos familiares, e que nos abençoe, renovando nossas energias de acordo com a necessidade de cada um. Que suas bênçãos cheguem até nossas águas, fluidificando-as, para que através delas possamos adquirir saúde e vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias, para nossa transformação moral e espiritual, para vivermos em harmonia com tudo e com todos. 
E assim, abençoados e fortalecidos, protegidos e amparados, vamos juntos vibrando para que a Paz Mundial e a harmonia entre os povos se estabeleçam.  
Vibremos pelo nosso Brasil e por todos os nossos governantes. 
Vibremos por todos os que estão em sofrimento neste momento, encarnados e desencarnados, que recebam um lenitivo para suas dores e sê possível a cura de seus males; 
Vibremos, amorosamente pelos suicidas, que suas dores e aflições sejam amenizadas, que sejam esclarecidos e amparados, que se perdoem e aceitem seus erros e que o amor de Jesus os envolva. 
Vibremos por todos aqueles que se encontram presos aos vícios para que encontrem o caminho da libertação.  
Tenha piedade de todos os que sofrem Senhor. Por aqueles que sofrem nas noites frias dormindo ao relento, por aqueles que nas noites frias sofrem a friagem e as dores de um hospital, dos cativos, daqueles que se aprisionam aos vícios, daqueles que estão na solidão, deprimidos, tristes e sozinhos com seus pensamentos doentios e sofridos.  
Vibremos em benefício de todos aqueles que estão desempregados e que estão em busca de um caminho digno para sua sobrevivência e a de seus familiares. Que todos tenham força, fé e coragem para enfrentarem os desafios da vida.  
Abençoe Mestre Jesus aos que convivem conosco, os nossos entes queridos e nossos amigos, mas especialmente Senhor, aqueles que se consideram nossos inimigos. 
Divino Amigo esteja sempre ao nosso lado dando-nos discernimento em nossas ações e oportunidade de corrigirmos nossas fragilidades. 
Agradecemos a Ti, Senhor pelo privilégio do estudo edificante, do trabalho no bem e principalmente pela Tua presença em nossas vidas. 
Permaneça sempre conosco Senhor e que assim seja! 
 
 
Paz e Bem.