Estudo:

CAPÍTULO 17 – SEDE PERFEITOS - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS – II– A VIRTUDE – item 8.

HORA DO EVANGELHO NO LAR
“A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.” (François-Nicolas-Madeleine - Paris, 1863)
 
PRECE 
Jesus, Te agradecemos por tudo que tem nos proporcionado, por nos envolver tão doce e firmemente em Teu Amor, em Tua Luz, nos dando dias mais leves e serenos, fazendo com que, através de Teus ensinamentos edificantes, nos transformemos em pessoas melhores dia após dia.
Mestre Amigo de todas as horas, pedimos a Ti que nos abençoe, nos proteja em todos os momentos de nossas vidas, em especial, neste momento em que nos preparamos para o Estudo do Teu Evangelho de Luz.
Rogamos Mestre que permita a assistência dos Benfeitores Espirituais, dos Mentores Espirituais que conduzem este trabalho de amor, para que possam nos dar o discernimento necessário para assimilarmos Teus Ensinamentos e aplicá-los em nossos dias.
Que assim seja!
 
 
LEITURA DO EVANGELHO
CAPÍTULO 17 – SEDE PERFEITOS - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS – II– A VIRTUDE – item 8.

 
FRANÇOIS-NICOLAS-MADELEINE - Paris, 1863
 
8 – A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, são quase sempre acompanhadas de pequenas falhas morais, que as deslustram e enfraquecem. Aquele que faz alarde de sua virtude não é virtuoso, pois lhe falta a principal qualidade: a modéstia, e sobra-lhe o vício mais oposto: o orgulho.  A virtude realmente digna desse nome não gosta de exibir-se. Temos de adivinhá-la, mas ela se esconde na sombra, foge à admiração das multidões. São Vicente de Paulo era virtuoso. O digno Cura de Ars era virtuoso. E assim muitos outros, pouco conhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus. Todos esses homens de bem ignoravam que eram virtuosos. Deixavam-se levar pela corrente das suas santas inspirações, e praticavam o bem com absoluto desinteresse completo esquecimento de si mesmos.
É para essa virtude, assim compreendida e praticada, que eu vos convido, meus filhos. Para essa virtude realmente cristã e verdadeiramente espírita, que eu vos convido a consagrar-vos. Mas afastai de vossos corações o sentimento do orgulho, da vaidade, do amor próprio, que deslustram sempre as mais belas qualidades. Não imiteis esse homem que se apresenta como modelo e se gaba das próprias qualidades, para todos os ouvidos tolerantes. Essa virtude de ostentação esconde, quase sempre, uma infinidade de pequenas torpezas e odiosas fraquezas.
O homem que se exalta a si mesmo, que eleva estátuas à sua própria virtude, em princípio aniquila, por essa única razão, todos os méritos que efetivamente podia ter. E que direi daquele cujo valor se reduz a parecer o que não é? Compreendo perfeitamente que aquele que faz o bem sente uma satisfação íntima, no fundo do coração. Mas desde o momento em que essa satisfação se exterioriza, para provocar elogios, degenera em amor-próprio.
Oh, vós todos, a quem a fé espírita reanimou os seus raios, e que sabeis quanto o homem se encontra longe da perfeição, jamais vos entregueis a essa estultícia! A virtude é uma graça, que desejo para todos os espíritas sinceros, mas com esta advertência: Mais vale menos virtude na modéstia, do que muitas no orgulho. Foi pelo orgulho que as humanidades se perderam sucessivamente. É pela humildade que elas um dia deverão redimir-se.
 
REFLEXÕES: A palavra virtude (do latim virtus), de acordo com o dicionário, designa excelência ou qualidade, disposição firme e constante para a prática do bem. A lição de hoje, nos diz que a virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. FRANÇOA-NICOLAS-MADELENE, convida os espíritas, que compreendem que o homem está longe da perfeição, que é o objetivo de Deus em relação a seus filhos, a não cederem aos vícios da alma, que levam o homem a agir de forma tola e pretensiosa.
 
PRECE E VIBRAÇÕES –
 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
 
E assim, agradecendo a Jesus pelos ensinamentos de hoje, por mais esta oportunidade de aprendizado, vamos encerrando nossas reflexões, pedindo ainda que nos auxilie a executarmos alegremente as próprias obrigações, a nos silenciarmos diante das ofensas, a não nos esquecermos do favor prestado, a emudecermos a nossa agressividade, a treinarmos a paciência ouvindo fraternalmente os companheiros necessitados. 
Auxilia-nos Mestre a buscarmos sempre a melhor parte das pessoas que compartilham a existência conosco.
Rogamos e vibramos Mestre Amado, por nosso Orbe Terrestre; por todos os povos de todos os Países; pelo nosso Brasil, nossa Pátria Amada, para que possa haver sempre justiça e paz a toda a humanidade.
Vibramos, neste momento, por todos aqueles que se encontram enfermos do corpo físico ou do espírito, encarnados e desencarnados, em especial pelos suicidas, depressivos, desempregados, desvalidos. 
Vibramos por nossos idosos; por nossos jovens; por todas as nossas crianças; por todos os lares da terra, para que tenham sempre harmonia e amor; por todos aqueles, que através da internet ou pessoalmente, buscam alívio e amparo para suas dores e necessidades.
Vibramos muito especialmente, por nossos familiares e amigos e, por todos aqueles que nos consideram inimigos, que sejam abençoados e envolvidos na Luz do Teu Divino Amor.
Vibramos carinhosamente pela nossa Casa Espírita. Que seus dirigentes, colaboradores e assistidos sejam envolvidos em doces vibrações de amor e de paz.
Que nossas preces sejam atendidas e que nossas águas sejam fluidificadas para que, através delas, possamos receber o medicamento que nos fortalece.
Graças Vos damos Senhor por estes momentos de aprendizado, reflexões e prece.
Que Tuas vibrações amorosas nos envolvam e que permaneçam sempre conosco.
Que assim seja. 
 
Paz e Bem!