Estudo:
Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI - Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas – itens 6 e 7.
“Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitamos no Universo seria pôr em dúvida a sabedoria de Deus...”(Comentário de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos – questão 55)Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI - Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas – itens 6 e 7. Queridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva. Vamos Orar:
Senhor Jesus, nos dê Tua Inspiração em nosso Estudo de hoje e nos sustente durante toda a reunião através de Teus mensageiros.
Que os benfeitores espirituais nos auxiliem a compreender com inteligência as Palavras do Teu Evangelho de Luz e, com o coração, colocá-las em prática no nosso dia-a-dia.
Que as provas e expiações sejam por nós aceitas como lições importantes para nossa evolução espiritual; que as experiências positivas e felizes sejam vivenciadas com equilíbrio e gratidão e as negativas sejam compreendidas como necessárias à conquistas de novas virtudes.
Que nosso Protetor Espiritual esteja sempre ao nosso lado, fortalecendo-nos e inspirando-nos.
E assim Mestre Jesus, em Teu Nome, em Nome de Francisco de Assis, da espiritualidade amiga e responsável por este trabalho de amor, mas acima de tudo em nome de Nosso Pai de Amor e Bondade, iniciamos os estudos de hoje.
Que assim seja. A TERRA - NOSSA ESCOLA Contempla a beleza da Terra - a nossa Escola - para que o pessimismo não te obscureça a estrada, anulando-te o tempo na regeneração do destino.
Não será fazer lirismo inoperante, mas sim descerrar os olhos no painel das realidades objetivas.
Pensa no Sol que é luz infatigável;
No céu a constelar-se em turbilhões de estrelas, novas pátrias de luz exaltando a esperança;
Na fonte que se entrega, mitigando-te a sede;
Na árvore generosa a proteger-te os passos;
Na semente minúscula abrindo-se em flor e pão;
No lar aconchegante a guardar-te, promissor...
Tudo no altar da natureza é prazer de auxiliar e privilégio de servir.
Entretanto, muitas vezes, trazemos em nós próprios, tristeza e crueldade por tóxicos do caminho...
E renascentes de ontem cujos minutos gastamos na edificação do próprio infortúnio, temos o coração qual vaso de fel, aniquilando em nós as bênçãos da alegria.
Não podemos negar a condição de espíritos prisioneiros, quando se nos desdobra a experiência no corpo físico, entretanto, é nessa segregação oportuna que recapitulamos as nossas lições perdidas.
É na veste física que tornamos ao adversário do pretérito, à afeição mal vivida e ao obstáculo que se fez resultado de nossa própria incúria.
Não há mal na Terra, senão em nós mesmos - mãe de nossa rebeldia multimilenária diante da Eterna Lei, do Amor - gerando os males que nos marcam a imprevidência.
Descerremos as portas da alma à luz da grande compreensão e, buscando aprender com os recursos do mundo, que nos amparam em nome da Divina Providência, reajustemo-nos no amor que entende e socorre, abençoa e serve sempre, na certeza de que, refletindo em nós os Propósitos Divinos, encontraremos, desde agora, nas complexidades e nevoeiros do mundo, a preciosa trilha de acesso ao Eterno Bem.
XAVIER, Francisco Cândido. FAMÍLIA. Lição nº 22. Página 138. Pelo Espírito Emmanuel. FEB.Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI - Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas – itens 6 e 7. 6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa ideia do conjunto. É necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.
7 – Faríamos uma ideia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.
Ora, da mesma maneira que, numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.Vivemos em um mundo de expiação e de provas; fazemos parte de uma humanidade ainda muito presa aos valores e prazeres materiais, com dificuldades de perceber os prazeres espirituais. O bem e o mal estão tão mesclados e o mal é tão evidenciado e difundido, que muitas pessoas não conseguem visualizar as coisas boas da Terra e renegam até a existência de Deus. Entregam-se muitos a um pessimismo ou a uma acomodação aos seus males e misérias, nada fazendo para diminuí-los e eliminá-los. Vivem na busca das suas satisfações pessoais. Explica Kardec que isso é decorrente "de uma visão muito estreita que dá uma falsa ideia do conjunto." Essas pessoas se esquecem que a espécie humana não está contida somente neste mundo, que o Universo é infinito, que se expande continuamente e que nele há muitos mundos habitados por seres dotados de razão, que fazem parte de espécie humana. A vida não se resume a uma existência na Terra e a espécie humana não se resume aos habitantes da Terra.
A Terra é um mundo para espíritos imperfeitos e rebeldes, que aqui encontram as condições ideais para continuarem seu desenvolvimento espiritual nos caminhos do amor, transformando os sentimentos negativos em positivos. Por ser um mundo de contrastes, onde convivemos tanto com o bem quanto com o mal, ele nos oferece campo para novos raciocínios, novas experiências e novos aprendizados.
A Terra, nosso planeta de “provas e expiações” é assim denominado pelas enfermidades morais que trazemos. Assim como um enfermo e um preso, nós um dia também estaremos curados e reabilitados das nossas enfermidades morais, e estaremos aptos para vivermos em mundos mais evoluídos. "Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa ideia do conjunto. É necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.
7 – Faríamos uma ideia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.
Ora, da mesma maneira que, numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.E assim, agradecidos por mais esta oportunidade de estudo e, com nosso ambiente harmonizado, vamos rogando a Jesus que suas vibrações amorosas nos envolvam revigorando nossas energias, reequilibrando nossa saúde física, espiritual e mental e nos auxilie a doarmos de nós mesmos em favor de nossos irmãos mais necessitados.
Unindo nossos pensamentos e nossos sentimentos vamos envolvendo nosso planeta em uma luz de amor, de paz e de saúde.
Vamos rogando pela Paz Mundial e pela harmonia entre todos os povos, rogando especialmente pelo nosso Brasil, por seus dirigentes e por todo o povo brasileiro para que sejam abençoados e esclarecidos. Que Tuas Luzes, Mestre, ilumine todas as Nações para que tenhamos entre todos os povos mais compreensão, mais amor e menos sofrimentos.
Vibramos por todas as casas religiosas, que bênçãos de harmonia e fortalecimento recaiam sobre seus dirigentes, líderes religiosos e que a Luz dos Teus ensinamentos, Mestre, brilhe em todos os lugares da terra.
Vibramos e Te rogamos neste momento Mestre Jesus, que estenda suas mãos misericordiosas sobre todos aqueles que, encarnados ou desencarnados, estejam em sofrimento, que todos recebam o bálsamo, o lenitivo para suas dores e sofrimentos.
Vibramos e rogamos por todos aqueles que se encontram em depressão, desconsolados e desamparados de si mesmos;
Vibramos pela saúde de todos os enfermos, especialmente por aqueles que estão lutando pela vida e por todos os que se preparam para uma nova caminhada;
Vibramos pelos que estão desempregados, buscando alternativas para suas vidas, que possam encontrar a esperança de seus ideais e que todos recebam a Luz do Teu amor consolador e esclarecedor, refrigério para as almas cansadas.
Rogamos Senhor para que a Paz, o Amor e a Compreensão estejam sempre presentes em todos os lares da Terra, no nosso também.
Que Teu amparo e a proteção do Teu Amor envolva nossos familiares e amigos, especialmente aqueles que se antecederam a nós e que já se encontram em outra dimensão, que sintam nosso carinho, nosso amor e nossa gratidão.
Senhor, pedimos que nos auxilie a termos sempre força, coragem e resignação em todos os momentos de nossas vidas; que nos inspire a vermos em tudo e em todos somente o bem e nos ajude a reprimirmos em nós as inclinações para o mal.
Permita Senhor Jesus, que neste momento, nossas águas sejam fluidificadas, que seja depositado nelas os medicamentos necessários para nosso equilíbrio físico, mental e espiritual.
E assim, agradecidos, encerramos nossas reflexões de hoje.
Que Tuas doces vibrações, Mestre Jesus, continuem a nos envolver e que a Tua Paz, através dos benfeitores espirituais, se estenda por todo nosso lar, higienizando cada canto e recanto, fazendo com que Tuas vibrações amorosas permaneçam sempre conosco dando-nos bom ânimo e alegria de viver.
Que assim seja!!! Paz e Bem.
Senhor Jesus, nos dê Tua Inspiração em nosso Estudo de hoje e nos sustente durante toda a reunião através de Teus mensageiros.
Que os benfeitores espirituais nos auxiliem a compreender com inteligência as Palavras do Teu Evangelho de Luz e, com o coração, colocá-las em prática no nosso dia-a-dia.
Que as provas e expiações sejam por nós aceitas como lições importantes para nossa evolução espiritual; que as experiências positivas e felizes sejam vivenciadas com equilíbrio e gratidão e as negativas sejam compreendidas como necessárias à conquistas de novas virtudes.
Que nosso Protetor Espiritual esteja sempre ao nosso lado, fortalecendo-nos e inspirando-nos.
E assim Mestre Jesus, em Teu Nome, em Nome de Francisco de Assis, da espiritualidade amiga e responsável por este trabalho de amor, mas acima de tudo em nome de Nosso Pai de Amor e Bondade, iniciamos os estudos de hoje.
Que assim seja. A TERRA - NOSSA ESCOLA Contempla a beleza da Terra - a nossa Escola - para que o pessimismo não te obscureça a estrada, anulando-te o tempo na regeneração do destino.
Não será fazer lirismo inoperante, mas sim descerrar os olhos no painel das realidades objetivas.
Pensa no Sol que é luz infatigável;
No céu a constelar-se em turbilhões de estrelas, novas pátrias de luz exaltando a esperança;
Na fonte que se entrega, mitigando-te a sede;
Na árvore generosa a proteger-te os passos;
Na semente minúscula abrindo-se em flor e pão;
No lar aconchegante a guardar-te, promissor...
Tudo no altar da natureza é prazer de auxiliar e privilégio de servir.
Entretanto, muitas vezes, trazemos em nós próprios, tristeza e crueldade por tóxicos do caminho...
E renascentes de ontem cujos minutos gastamos na edificação do próprio infortúnio, temos o coração qual vaso de fel, aniquilando em nós as bênçãos da alegria.
Não podemos negar a condição de espíritos prisioneiros, quando se nos desdobra a experiência no corpo físico, entretanto, é nessa segregação oportuna que recapitulamos as nossas lições perdidas.
É na veste física que tornamos ao adversário do pretérito, à afeição mal vivida e ao obstáculo que se fez resultado de nossa própria incúria.
Não há mal na Terra, senão em nós mesmos - mãe de nossa rebeldia multimilenária diante da Eterna Lei, do Amor - gerando os males que nos marcam a imprevidência.
Descerremos as portas da alma à luz da grande compreensão e, buscando aprender com os recursos do mundo, que nos amparam em nome da Divina Providência, reajustemo-nos no amor que entende e socorre, abençoa e serve sempre, na certeza de que, refletindo em nós os Propósitos Divinos, encontraremos, desde agora, nas complexidades e nevoeiros do mundo, a preciosa trilha de acesso ao Eterno Bem.
XAVIER, Francisco Cândido. FAMÍLIA. Lição nº 22. Página 138. Pelo Espírito Emmanuel. FEB.Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI - Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas – itens 6 e 7. 6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa ideia do conjunto. É necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.
7 – Faríamos uma ideia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.
Ora, da mesma maneira que, numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.Vivemos em um mundo de expiação e de provas; fazemos parte de uma humanidade ainda muito presa aos valores e prazeres materiais, com dificuldades de perceber os prazeres espirituais. O bem e o mal estão tão mesclados e o mal é tão evidenciado e difundido, que muitas pessoas não conseguem visualizar as coisas boas da Terra e renegam até a existência de Deus. Entregam-se muitos a um pessimismo ou a uma acomodação aos seus males e misérias, nada fazendo para diminuí-los e eliminá-los. Vivem na busca das suas satisfações pessoais. Explica Kardec que isso é decorrente "de uma visão muito estreita que dá uma falsa ideia do conjunto." Essas pessoas se esquecem que a espécie humana não está contida somente neste mundo, que o Universo é infinito, que se expande continuamente e que nele há muitos mundos habitados por seres dotados de razão, que fazem parte de espécie humana. A vida não se resume a uma existência na Terra e a espécie humana não se resume aos habitantes da Terra.
A Terra é um mundo para espíritos imperfeitos e rebeldes, que aqui encontram as condições ideais para continuarem seu desenvolvimento espiritual nos caminhos do amor, transformando os sentimentos negativos em positivos. Por ser um mundo de contrastes, onde convivemos tanto com o bem quanto com o mal, ele nos oferece campo para novos raciocínios, novas experiências e novos aprendizados.
A Terra, nosso planeta de “provas e expiações” é assim denominado pelas enfermidades morais que trazemos. Assim como um enfermo e um preso, nós um dia também estaremos curados e reabilitados das nossas enfermidades morais, e estaremos aptos para vivermos em mundos mais evoluídos. "Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa ideia do conjunto. É necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.
7 – Faríamos uma ideia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.
Ora, da mesma maneira que, numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.E assim, agradecidos por mais esta oportunidade de estudo e, com nosso ambiente harmonizado, vamos rogando a Jesus que suas vibrações amorosas nos envolvam revigorando nossas energias, reequilibrando nossa saúde física, espiritual e mental e nos auxilie a doarmos de nós mesmos em favor de nossos irmãos mais necessitados.
Unindo nossos pensamentos e nossos sentimentos vamos envolvendo nosso planeta em uma luz de amor, de paz e de saúde.
Vamos rogando pela Paz Mundial e pela harmonia entre todos os povos, rogando especialmente pelo nosso Brasil, por seus dirigentes e por todo o povo brasileiro para que sejam abençoados e esclarecidos. Que Tuas Luzes, Mestre, ilumine todas as Nações para que tenhamos entre todos os povos mais compreensão, mais amor e menos sofrimentos.
Vibramos por todas as casas religiosas, que bênçãos de harmonia e fortalecimento recaiam sobre seus dirigentes, líderes religiosos e que a Luz dos Teus ensinamentos, Mestre, brilhe em todos os lugares da terra.
Vibramos e Te rogamos neste momento Mestre Jesus, que estenda suas mãos misericordiosas sobre todos aqueles que, encarnados ou desencarnados, estejam em sofrimento, que todos recebam o bálsamo, o lenitivo para suas dores e sofrimentos.
Vibramos e rogamos por todos aqueles que se encontram em depressão, desconsolados e desamparados de si mesmos;
Vibramos pela saúde de todos os enfermos, especialmente por aqueles que estão lutando pela vida e por todos os que se preparam para uma nova caminhada;
Vibramos pelos que estão desempregados, buscando alternativas para suas vidas, que possam encontrar a esperança de seus ideais e que todos recebam a Luz do Teu amor consolador e esclarecedor, refrigério para as almas cansadas.
Rogamos Senhor para que a Paz, o Amor e a Compreensão estejam sempre presentes em todos os lares da Terra, no nosso também.
Que Teu amparo e a proteção do Teu Amor envolva nossos familiares e amigos, especialmente aqueles que se antecederam a nós e que já se encontram em outra dimensão, que sintam nosso carinho, nosso amor e nossa gratidão.
Senhor, pedimos que nos auxilie a termos sempre força, coragem e resignação em todos os momentos de nossas vidas; que nos inspire a vermos em tudo e em todos somente o bem e nos ajude a reprimirmos em nós as inclinações para o mal.
Permita Senhor Jesus, que neste momento, nossas águas sejam fluidificadas, que seja depositado nelas os medicamentos necessários para nosso equilíbrio físico, mental e espiritual.
E assim, agradecidos, encerramos nossas reflexões de hoje.
Que Tuas doces vibrações, Mestre Jesus, continuem a nos envolver e que a Tua Paz, através dos benfeitores espirituais, se estenda por todo nosso lar, higienizando cada canto e recanto, fazendo com que Tuas vibrações amorosas permaneçam sempre conosco dando-nos bom ânimo e alegria de viver.
Que assim seja!!! Paz e Bem.