Estudo:

Capítulo VI – O CRISTO CONSOLADOR – O JUGO LEVE – itens 1 e 2

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” — Jesus. (MATEUS, capítulo XI:28.)Capítulo VI – O CRISTO CONSOLADOR – O JUGO LEVE – itens 1 e 2Queridos irmãos...que Jesus nos abençoe em mais um estudo do evangelho.

Vamos acalmando nossos corações, colocando nossas angustias e nossas aflições nas Mãos Misericordiosas de Jesus e suplicando a Deus, nosso Pai e a Jesus, nosso Irmão Maior, que nos ampare, fortaleça e abençoe nossa caminhada rumo a evolução.

Vamos deixando fluir em nossa mente, em nossos corações a Paz que Jesus nos deu, e vamos orar.

“Pai de Infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste!

Infunde-nos o desejo de ajudar àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique entre nós.

Dá-nos a força de lutar pela nossa própria regeneração, nos círculos de trabalho em que fomos situados, por Teus sábios desígnios.

Auxilia-nos a conter as nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.

Pai não deixe que a alegria nos enfraqueça e nem permitas que a dor nos sufoque.

Ensina-nos a reconhecer Tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as coisas da vida.

Nos dias de aflição, faze-nos contemplar Tua luz, através de nossas lágrimas e nas horas de reconforto, auxilia-nos a estender Tuas bênçãos aos nossos semelhantes.

Dá-nos conformação no sofrimento, paciência no trabalho e socorro nas tarefas difíceis. Concede-nos, sobretudo, a graça de compreender a Tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em Teu nome e para que sejamos filhos dignos de Teu infinito amor.

Pedimos ao Pai e aos bons amigos espirituais que nos acompanhem ao retornarmos às nossas atividades cotidianas...

Assim seja!” (Extraída do livro Temas da Vida, do espírito Agar/Chico Xavier)


Graças a Deus, Graças a Jesus. LÁGRIMAS Ninguém como Cristo espalhou na Terra tanta alegria e fortaleza de ânimo.

Reconhecendo isso, muitos discípulos amontoam argumentos contra a lágrima e abominam as expressões de sofrimento.

O Paraíso já estaria na Terra se ninguém tivesse razões para chorar.

Considerando assim, Jesus, que era o Mestre da confiança e do otimismo, chamava ao seu coração todos os que estivessem cansados e oprimidos sob o peso de desenganos terrestres. Não amaldiçoou os tristes: convocou-os à consolação.

Muita gente acredita na lágrima como sintoma de fraqueza espiritual.

No entanto, Maria soluçou no Calvário; Pedro lastimou-se, depois da negação; Paulo mergulhou-se em pranto às portas de Damasco; os primeiros cristãos choraram nos circos de martírio... mas, nenhum deles derramou lágrimas sem esperança.

Prantearam e seguiram o caminho do Senhor, sofreram e anunciaram a Boa Nova da Redenção, padeceram e morreram leais na confiança suprema.

O cansaço experimentado por amor ao Cristo converte-se em fortaleza, as cadeias levadas ao seu olhar magnânimo transformam-se em laços divinos de salvação.

Caracterizam-se as lágrimas através de origens específicas.

Quando nascem da dor sincera e construtiva, são filtros de redenção e vida; no entanto, se procedem do desespero, são venenos mortais.


Emmanuel - do livro: Caminho, Verdade e Vida/Chico Xavier. Capítulo VI – O CRISTO CONSOLADOR – O JUGO LEVE – itens 1 e 21 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)


2 – Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente dúvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.

Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade. Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois.

No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão. No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas, etc.

O jugo referido por Jesus é a observância da lei divina que Ele trouxe, que uma vez entendida e aceita, estabelece um vínculo de submissão e obediência a Deus, que deve levar o homem ao esforço de praticá-la no dia-a-dia.

Quem assim o faz, percebe que esse jugo, entendido, aceito e exercitado, alivia e consola, tornando o fardo bem mais leve e mais fácil de carregar. Isso acontece porque o sofredor, confiando nas leis de Deus, na Sua justiça, no Seu amor; sabe que tem o que merece e o de que precisa para poder prosseguir seu processo evolutivo. Isso o leva a confiar no futuro, a perceber as lições que ele pode aproveitar nessas atribulações, podendo até vivê-las com alegria, tão leve o fardo se torna, evitando também, novas infringências.

Kardec escreve que "esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõem como dever o amor e a caridade."

Amor e caridade, jamais, em momento algum, podem ser um fardo pesado. Assim, esse jugo torna a vida bonita e estimulante, exaltando o valor do Bem, em tudo e em todos, levando os homens a transcenderem a tudo que é material, grosseiro, ilusório. "Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 1 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)


2 – Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente dúvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.

Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade. Com nossos pensamentos e sentimentos fortalecidos, harmonizados e elevados a Deus nosso Pai, vamos vibrar em favor de nossos irmãos.

Vamos vibrar pela Paz Mundial e harmonia entre todos os povos.
Por todas as religiões que divulgam o Evangelho de Jesus e por todos os espíritos com tarefas Evangélicas.

Vibremos pelo nosso Brasil, imaginando o seu contorno todo iluminado, que essa luz se faça mais e mais forte, trazendo energias salutares para todo o povo brasileiro e que seja forte o suficiente, para iluminar o nosso Presidente, envolvendo a ele e a todo seu ministério com muito amor e justiça.

Vibremos por todos aqueles que sofrem, que se encontram enfermos da alma ou do corpo físico, pelos encarcerados, pelos órfãos, pelas casas de repouso, asilos e manicômios.

Vibremos especialmente por todos os profissionais da saúde e por todos que trabalham, direta ou indiretamente, pela saúde e bem estar de toda a população do mundo. Vibremos por todos que foram atingidos pela pandemia do covide-19, pelos que partiram e por aqueles que se encontram lutando pela vida nas UTIs dos hospitais. Que sejam todos confortados, amparados, fortalecidos e esclarecidos em suas necessidades.
Vibremos por nossa Casa Espírita, que acolhe e reconforta a todos que procuram ali o balsamo para suas dores.

Vibremos pelos jovens, para que possamos ter cada dia mais a presença deles em nossas Casas Espíritas.
Vibremos por todos os lares da Terra, principalmente por aqueles que se encontram em desarmonia.

Vibremos pelo nosso lar e pelos nossos queridos, imaginando a figura meiga de Jesus entrando pela porta principal, deixando em todos os aposentos, um rastro de luz, que ilumina e envolve a todos, fazendo com que a união e o amor estejam sempre presente em nossas vidas.

E assim pedimos a Deus, permissão para vibrarmos por nós mesmos, criaturas ainda tão necessitadas do amparo e da misericórdia Divina.

Renova, Senhor, as nossas esperanças para que, não nos desesperemos diante das dificuldades a serem enfrentadas em nossos dias.
Enxuga as nossas lágrimas quando fraquejarmos e realmente pensarmos em desistir;

Mostra-nos uma luz a nos guiar quando nos encontrarmos perdidos pelos caminhos dos desentendimentos;
Dai-nos a paciência diante dos conflitos que nascerem a nossa frente e dai-nos também o pão da vida que alimenta nosso Espírito;
Abençoa nossos passos para que não se tornem vacilantes diante dos espinhos que encontrarão;
Envolve-nos em Teu amparo nos instantes em que mais nos sentirmos sozinhos, inspirando-nos diante dos momentos de indecisão;
Perdoa os nossos erros e novamente, multiplica nossas forças para que possamos reconhecer o verdadeiro caminho da salvação;
Livra-nos das garras do medo, auxiliando-nos a combater o mal que tenta nos dominar.

Envolve-nos em Tua Luz de proteção, fazendo assim com que nosso caminhar, em Tua direção, seja sempre seguro.

Rogamos Senhor que nossas águas sejam fluidificadas e que nelas sejam depositados os medicamentos abençoados que aliviam nossas dores e o bálsamo que suaviza nossas inquietações.
Graças Vos damos por todas as bênçãos.

Permaneça conosco Senhor, por hoje e sempre.
Que assim seja!Paz e Bem!