Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – A VISITA DA VERDADE - Capítulo 25

HORA DO EVANGELHO NO LAR
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
 
PRECE  
Senhor, concede-nos a consciência dos nossos muitos erros. Não me consintas vivermos iludido a nosso próprio respeito. Que tenhamos suficiente lucidez para sabermos quem realmente somos. Que possamos conseguir detectar as nossas fragilidades e nossas imperfeições. Conceda-nos, Senhor Jesus, forças para que possamos superarmos as nossas fraquezas, luz para não caminharmos nas trevas de nossa própria ignorância e nas lutas internas que nos afligem nos envolva em Tua Paz. Mestre, que possamos ser sempre sinceros em nossos propósitos, humilde em nossas atitudes, verdadeiro em nossas palavras e fiel aos nossos compromissos. Senhor, seja sempre nosso abrigo, nossa inspiração, especialmente, neste momento em que, em Teu nome, iniciamos nossos estudos.
Permaneça conosco Mestre Jesus e que assim seja.
Graças a Deus, Graças a Jesus.
 
MENSAGEM INICIAL
PELOS FRUTOS

Nem pelo tamanho.
Nem pela configuração.
Nem pelas ramagens.
Nem pela imponência da copa.
Nem pelos rebentos verdes.
Nem pelas pontas ressequidas.
Nem pelo aspecto brilhante.
Nem pela apresentação desagradável.
Nem pela antiguidade do tronco.
Nem pela fragilidade das folhas.
Nem pela casca rústica ou delicada.
Nem pelas flores perfumadas ou inodoras.
Nem pelo aroma atraente.
Nem pelas emanações repulsivas.
Árvore alguma será conhecida ou amada pelas aparências exteriores, mas sim pelos frutos, pela utilidade, pela produção.
Assim também nosso Espírito em plena jornada...
Ninguém que se consagre realmente à verdade dará testemunho de nós pelo que parecemos, pela superficialidade de nossa vida, pela epiderme de nossas atitudes ou expressões individuais percebidas ou apreciadas de passagem, mas sim pela substância de nossa colaboração no progresso comum, pela importância de nosso concurso no bem geral.
"Pelos frutos os conhecereis" - disse o Mestre.
"Pelas nossas ações seremos conhecidos" - repetiremos nós.
 
Do cap. 7 de Fonte Viva, de Emmanuel, obra psicografada de Francisco Cândido Xavier.
 
LEITURA DO EVANGELHO Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – A VISITA DA VERDADE - Capítulo 25.
 
Certa feita, disse o Mestre que só a Verdade fará livre o homem; e, talvez porque lhe não pudesse apreender, de imediato, a vastíssima extensão da afirmativa, perguntou-lhe Pedro, no culto doméstico:
— Senhor, que é a Verdade?
Jesus fixou no rosto enigmática expressão e respondeu:
— A Verdade total é a Luz Divina total; entretanto, o homem ainda está longe de suportar-lhe a sublime fulguração.
Reparando, porém, que o pescador continuava faminto de esclarecimentos novos, o Amigo Celeste meditou alguns minutos e falou:
— Numa caverna escura, onde a claridade nunca surgira, demorava-se certo devoto, implorando o socorro divino. Declarava-se o mais infeliz dos homens, não obstante, em sua cegueira, sentir-se o melhor de todos. Reclamava contra o ambiente fétido em que se achava. O ar empestado sufocava-o — dizia ele em gritos comoventes. Pedia uma porta libertadora que o conduzisse ao convívio do dia claro. Afirmava-se robusto, apto, aproveitável. Por que motivo era conservado ali, naquele insulamento doloroso? Chorava e bradava, não ocultando aflições e exigências. Que razões o obrigavam a viver naquela atmosfera insuportável?
Notando Nosso Pai que aquele filho formulava súplicas incessantes, entre a revolta e a amargura, profundamente compadecido enviou-lhe a Fé.
A sublime virtude exortou-o a confiar no futuro e a persistir na oração.
O infeliz consolou-se, de algum modo, mas, a breve tempo, voltou a lamuriar.
Queria fugir ao monturo e, como se lhe aumentassem as lágrimas, o Todo-Poderoso mandou-lhe a Esperança.
A emissária afagou-lhe a fronte suarenta e falou-lhe da eternidade da vida, buscando secar-lhe o pranto desesperado. Para isso, rogou-lhe calma, resignação, fortaleza.
O pobre pareceu melhorar, mas, decorridas algumas horas, retomou a lamentação.
Não podia respirar — clamava, em desalento.
Condoído, determinou o Senhor que a Caridade o procurasse.
A nova mensageira acariciou-o e alimentou-o, endereçando-lhe palavras de carinho, qual se lhe fora abnegada mãe.
Todavia, porque o mísero prosseguisse gritando, revoltado, o Pai Compassivo enviou-lhe a Verdade.
Quando a portadora de esclarecimento se fez sentir na forma de uma grande luz, o infortunado, então, viu-se tal qual era e apavorou-se. Seu corpo era um conjunto monstruoso de chagas pustulentas da cabeça aos pés e, agora, percebia, espantado, que ele mesmo era o autor da atmosfera intolerável em que vivia. O pobre tremeu cambaleante, e, notando que a Verdade serena lhe abria a porta da libertação, horrorizou-se de si mesmo; sem coragem de cogitar da própria cura, longe de encarar a visitadora, frente a frente, para aprender a limpar-se e a purificar-se, fugiu, espavorido, em busca de outra furna onde conseguisse esconder a própria miséria que só então reconhecia.
O Mestre fez longa pausa e terminou:
— Assim ocorre com a maioria dos homens, perante a realidade. Sentem-se com direito à recepção de todas as bênçãos do Eterno e gritam fortemente, implorando a ajuda celestial.
Enquanto amparados pela Fé, pela Esperança ou pela Caridade, consolam-se e desconsolam-se, creem e descreem, tímidos, irritadiços e hesitantes; todavia, quando a Verdade brilha diante deles, revelando-lhes a condição em que se encontram, costumam fugir, apressados, em busca de esconderijos tenebrosos, dentro dos quais possam cultivar a ilusão.
 
REFLEXÕES – Disse Jesus: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará": dos preconceitos, do apego material, da vaidade, do orgulho, etc. De que modo? Perdoando as ofensas, sendo indulgentes, amando aos inimigos.
Jesus ensinou o caminho para alcançar a verdadeira libertação: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".
Essa liberdade é conquistada gradativamente, com muito esforço, muito trabalho no bem, muita abnegação. É conquista individual, que caminha ao lado da responsabilidade.
Libertar-se com Jesus, é crescer em compreensão, em entendimento.
Aprendamos com Jesus o senso de disciplina, porque se quisermos ser livres precisamos aprender a obedecer às leis naturais do Amor que regem a Vida nas relações entre todos.
Pensemos nisto!
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  


"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
Com nossos pensamentos elevados, envolvidos em vibrações de amor e paz, pedimos:
Mestre Jesus abençoe e suavize as dores de todos aqueles que estão sofrendo internados nos hospitais, muitos em suas próprias casas, outros nos asilos ou pelas ruas, sofrendo dores físicas e espirituais, que eles tenham o lenitivo para suas dores.
Guia Senhor a todos aqueles que se acham perdidos em meio aos vícios, a solidão, a depressões, desconsolados e desamparados de si mesmos. Tenha piedade deles Senhor. Que Teu roteiro de amor os guie para os caminhos da recuperação.
Que as crianças e os jovens recebam sempre amor e orientação que os conduza sempre pelos caminhos do bem.
Abençoe e Proteja nossa Casa Espírita e todos seus colaboradores, para que possa continuar sendo o porto seguro das almas aflitas que buscam o socorro e amparo espiritual e material.
Abençoe nossos familiares, aos amigos e principalmente Mestre, abençoe aqueles que ainda não te conhecem e não aceitam teus ensinamentos.
Que a Proteção Divina se estenda por todos os lares, ao nosso também. Que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor. Que em cada lar não falte a Tua presença e nem o pão de cada dia, que não falte a doçura das palavras e nem mesmo a amabilidade dos gestos, pois um lar regado a amor, tudo se torna mais doce e suave, e os problemas ficam pequenos em relação a sabedoria e ao discernimento que temos para conduzi-los.
E quanto a nós Senhor, Te pedimos: abençoe nossos caminhos, ilumina nossas escolhas e nos livra de todo mal. Conceda-nos uma jornada tranquila, regada de paz, harmonia, amor e alegrias, fazendo-nos perceber sempre que o trabalho do bem nos aguarda em toda parte.
Não nos permitas perder tempo através de indagações inúteis.
Lembra-nos por misericórdia, que estamos no caminho da evolução, com nossos semelhantes, não para consertá-los e sim para atender a nossa própria melhoria.
Induza-nos a respeitarmos os direitos alheios, afim de que os nossos sejam preservados. Dê-nos consciência do lugar que nos compete, para que não estejamos a exigir da vida aquilo que não nos pertence.
Não nos permita sonhar com realizações incompatíveis com nossos recursos, entretanto por acréscimo de bondade fortaleça-nos para execução das pequeninas tarefas ao nosso alcance. Apaga-nos os melindres pessoais, de modo que não nos transforme em estorvo diante dos irmãos com os quais convivemos cooperando.
Auxilia-nos a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-nos em pessoas intratáveis.
Mostra-nos por piedade Senhor, o quanto podemos fazer nas obras usando a verdade, a paciência e coragem.
Concede-nos forças para irradiarmos a paz e o amor que nos ensinastes, e sobretudo Senhor, perdoa nossas fragilidades e sustenta nossa fé para que possamos estar sempre em junto a Ti, servindo aos nossos semelhantes, nossos irmãos.
Que Tua paz e Teu amor nos envolvam sempre a todos nós.
Seja Senhor, nossa companhia e que assim seja.

Paz e Bem!