Estudo:

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O EDUCADOR CONTURBADO - Capítulo 47

HORA DO EVANGELHO NO LAR
 

  “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações”  
(ESE – Cap. XVII - item 4.) 
 
 
PRECE 
Senhor Jesus, Mestre e Amigo de todas a horas, ao iniciarmos nossos estudos de hoje, pedimos a assistência dos Benfeitores Espirituais e de nossos Mentores Espirituais, a fim de que nos esclareçam, nos deem o discernimento que necessitamos para compreendermos os Teus ensinamentos e aplicá-los em nosso dia-a-dia. 
Mestre Jesus nos dê sempre força, coragem e perseverança para podermos reprimir em nós, toda tendência ao mal.  
Fazei com que compreendamos que podemos melhorar e aproveitar as inúmeras oportunidades que nos oferece para trilharmos os caminhos do bem. 
E assim, protegidos e amparados, em nome de nosso Mestre Jesus, iniciamos as nossas reflexões, o estudo do Evangelho. 
Que assim seja.  
 
 
  
MENSAGEM INICIAL
NO BURILAMENTO ÍNTIMO 
 
Suspiramos por burilamento pessoal; entretanto, para atingi-lo, urge não esquecer as disciplinas que lhe antecedem a formação.
À vista disso, recordemos que a essência da educação reside nas diretrizes de vida superior que adotamos para nós mesmos.
 
Daí, o impositivo de cultivar-se o hábito:
de ser fiel ao desempenho dos próprios deveres;
de fazer o melhor que pudermos, no setor de ação em que a vida nos situe;
de auxiliar a outrem, sem expectativa de recompensa;
de aperfeiçoar as palavras que nos escapem da boca;
de desculpar incondicionalmente quaisquer ofensas;
de nunca prejudicar a quem quer que seja;
de buscar a “boa parte” das situações e das pessoas, olvidando tudo o que tome a feição de calamidade ou de sombra;
de procurar o bem com a disposição de realizá-lo;
de nunca desesperar;
de que os outros, sejam quais forem, são nossos irmãos e filhos de Deus, constituindo conosco a família da Humanidade.
 
Para isso, é forçoso lembrar, sobretudo, que a alavanca da sustentação dos hábitos enobrecedores está em nós e somente vale se manejada por nós.
 
XAVIER, Francisco Cândido. Ceifa de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. 
 
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O EDUCADOR CONTURBADO
 - Capítulo 47.
 
Comentava André, o apóstolo prestativo, as dificuldades para afeiçoar-se às verdades novas, quando Jesus narrou para a edificação de todos:
— Um homem, singularmente forte, que se especializara em variados serviços de reparação e reajustamento, foi convidado por um anjo a consertar um aleijado que aspirava ao ingresso no paraíso e aceitou a tarefa.
Avizinhou-se do enfermo, de martelo em punho, e, não obstante os gritos e lágrimas que a sua obra arrancava do infeliz, aprimorando-o, dia a dia, cumpriu o prometido.
O mensageiro divino, satisfeito, rogou-lhe a contribuição no aperfeiçoamento de uma velha coxa que desejava ardentemente a entrada na Corte Celeste.
O trabalhador robusto, indiferente aos gemidos da anciã, impôs-lhe a disciplina curativa e, gradativamente, colocou-a em condições de subir às Esferas Sublimes.
O ministro do Alto, jubiloso, solicitou-lhe o concurso no refazimento de um homem chagado e aflito que anelava a beatitude edênica.
O consertador não hesitou.
Absolutamente inacessível aos petitórios do infortunado, queimou-lhe as úlceras com atenção e rigor, pondo-o em posição de elevar-se.
Terminada a tarefa, o anjo retornou e requisitou-lhe a cooperação em benefício de um jovem perdido em maus costumes.
O restaurador tomou o rapaz à sua conta e deu-lhe trabalho e contenção, com tamanho tirocínio, que, em tempo breve, a tarefa se fazia completa.
E, assim, o emissário de Cima pediu-lhe colaboração em diversos casos complexos de reestruturação física e moral, até que, um dia, o emérito educador, entediado da existência imperfeita na Terra, implorou ao administrador angélico a necessária permissão para seguir em companhia dele, na direção do Céu.
O embaixador sublime revistou-o, minuciosamente, e informou que também ele devia preparar-se com vistas ao grande cometimento; mostrou-lhe os pés irregulares, os braços deficientes e os olhos defeituosos e rogou, dessa vez, reajustasse ele a si mesmo, a fim de elevar-se.
O disciplinador começou a obra de autoaprimoramento, esperançoso e otimista; entretanto, o seu antigo martelo lhe feria agora tão rudemente a própria carne que ele, ao invés de consertar os pés, os braços e os olhos, caiu a contorcer-se no chão, desditoso e revoltado, proferindo blasfêmias e vomitando injúrias contra Deus e o mundo, quase paralítico e quase cego.
Ele mesmo não suportara o regime de salvação que aplicara aos outros e o próprio anjo amigo, ao reencontrá-lo, com extrema dificuldade o identificou, tão diferente se achava.
Findo o longo exame a que submeteu o infortunado, o mensageiro do Eterno não teve outro recurso senão confiá-lo a outros educadores para que o reajustamento necessário se fizesse, com o mesmo rigor salutar com que funcionara para os outros, a fim de que o notável consertador se aperfeiçoasse, convenientemente, para, então, ingressar no Paraíso.
Diante da estranheza que senhoreara o ânimo dos presentes, o Senhor concluiu:
— Usemos de paciência e amor em todas as obras de corrigenda e aprendamos a suportar as medidas com que buscamos melhorar a posição daqueles que nos cercam, porque para cada espírito chega sempre um momento em que deve ser burilado, com eficiência e segurança, para a Luz Divina.
 
REFLEXÕES: Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal? “Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.” (O Livro dos Espíritos, questão 919)
Conhecer a si mesmo nos permite saber o que queremos na vida, seja em grandes projetos ou no dia a dia. Também nos permite gerenciar melhor nossas emoções, mesmo nas situações mais difíceis e permite o desenvolvimento de nosso espírito. O autoconhecimento é fundamental e eficaz para nos melhorarmos nesta vida e resistirmos à atração do mal.
O Capítulo XXV de O Evangelho segundo o Espiritismo, convida-nos para refletirmos sobre o eterno melhorar-se, exemplificando as leis do trabalho e do progresso, como caminho seguro para a vivência dos ensinamentos de Jesus, contidos no seu Evangelho de amor e luz. Assim como qualquer trabalho terrestre pede a sincera dedicação, o autoconhecimento exige constância mental de esforço no bem e disciplina para que possamos nos aprimorar. Só com o autoconhecimento poderemos compreender e melhorar nossos aspectos pessoais, sociais, profissionais e também espirituais. Ao lembrarmos a frase atribuída a Sócrates “conhece-te a ti mesmo” estamos voltados a trabalhar não apenas a existência em que nos encontramos, mas sim trabalharmos no burilamento da nossa alma. E, conforme orientação de Allan Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo (Cap. XVII, item 4): “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. Que possamos buscar no nosso Evangelho a força para aceitar nossas imperfeições, a vontade real para reconhecer nossos erros e a coragem e humildade para nos refazermos, transformando-nos em criaturas melhores a cada instante.
Pensemos nisto! 
 
 
 
PRECE E VIBRAÇÕES – 
  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
  
E assim, agradecendo a Jesus por mais esta oportunidade vamos encerrando nossas reflexões, envolvidos pelas doces vibrações do Mestre e dos Benfeitores Espirituais que nos assistem e, unindo nossos corações vamos intensificando nossos melhores sentimentos, para doar em favor de nossos irmãos. 
Ninguém é tão fraco, que não tenha nada para oferecer e ninguém é tão forte, que não tenha nada a receber. 
Vibremos meus irmãos pelo nosso Planeta, por nosso orbe para que não falte alimento em nossas mesas, nem água em nossos dias. 
Vibremos por nosso Brasil, nossa Pátria, por todos os países, por nosso Estado, por nossa cidade, por todos os povos, nossos irmãos, para que a Paz se estabeleça; 
Vibremos e oremos por todos aqueles que neste momento encontram-se doentes do corpo e do espírito, que estão em sofrimento nos lares, em abrigos, nas ruas ou nos hospitais; 
por nossos jovens, por todas as nossas crianças, para que não lhes faltem a proteção e o encaminhamento na estrada do bem. 
Vibremos por todos os lares da terra, para que tenham sempre harmonia e amor; 
Vibremos por todos os nossos irmãos, que buscam alívio e amparo para suas dores e necessidades, por todos aqueles que se encontram em depressão, desesperançados, com ideações suicidas para que sejam amparados, fortalecidos e que obtenham, através da Misericórdia Divina, o alivio para suas dores e necessidades. 
Vibremos agora amorosamente, pedindo a doce e meiga Maria suas bençãos para aqueles que, desesperançados e desesperados, cometeram o suicídio. Que possam ter o amparo e a força que necessitam para superarem suas angustias, que possam através de seus incansáveis trabalhadores obterem esclarecimentos e que terem aceitação de sua nova condição. Abençoe Senhor Jesus a todos os que estão em sofrimento.
Vibramos por nossa Casa Espírita, por seus dirigentes e por todos os seus colaboradores e assistidos. 
Vibramos por nossos familiares, amigos, vizinhos, companheiros de jornada e especialmente aqueles que se consideram nossos inimigos. 
E finalmente, pedimos por nós Senhor, que aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, que possamos receber sempre os orvalhos de Teu infinito amor e de Tua paz em nossa caminhada. 
Obrigada Jesus, por permitir que Teus Ensinamentos cheguem até nós; por nos dar a esperança de que um dia também poderemos atingirmos a Tua perfeição; pelo Teu amor infinito e dedicação com que nos cuida, nos ampara e nos consola, Te agradecemos Senhor. 
Mestre Amado, rogamos que permita aos Espíritos Consoladores derramarem a Paz sobre nós e depositarem em nossas águas, os medicamentos necessários para nosso restabelecimento físico, mental e espiritual. 
Que as reflexões sobre Teu Evangelho de Luz possam estar sempre em nossas mentes, trazendo-nos renovação de pensamentos, de atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram e transformam nossos Espíritos.
Que esteja sempre junto a nós, Senhor Jesus.
Que assim seja. 
 
 
Paz e Bem!