Estudo:
HORA DO EVANGELHO NO LAR - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – NO MUNDO AFETIVO - Capítulo 3
HORA DO EVANGELHO NO LAR
"Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos amar uns aos outros". - JOÃO (I João, 4:11.)
PRECE
Mestre Jesus que conheceis todas as nossas imperfeições, que nos ama profundamente, auxiliai-nos a compreender as leis divinas. Faz-nos entender Teu Evangelho de Luz, ensina-nos a aplicá-lo em nossas vidas, afim de que sejamos cada dia melhores do que fomos ontem.
Auxilia-nos Mestre a reconhecermos e corrigirmos nossas falhas, nossas imperfeições. Dai-nos força e coragem para sermos humildes e mostrai-nos o caminho da iniciativa para solucionarmos nossas dificuldades; mostrai-nos o caminho da persistência, para evitarmos o desânimo; o caminho da caridade, para evitarmos o egoísmo e podermos dividir os benefícios que recebemos em todos os dias de nossas vidas.
Que possamos ter o auxílio de nossos benfeitores para termos um melhor entendimento da lição de hoje e aplica-la em nossos dias.
Assim em Teu nome Mestre Amado, em nome da espiritualidade amiga e, sobretudo em nome de Deus, iniciamos os estudos de hoje.
Permaneça conosco Mestre Jesus por hoje, amanhã e sempre.
Que assim seja.
MENSAGEM INICIAL
AMOR FRATERNAL
“Permaneça o amor fraternal.” — Paulo. (Hebreus, 13-1)
As afeições familiares, os laços consanguíneos, as simpatias naturais podem ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso das inclinações próprias.
O equilíbrio é a posição ideal.
Por demasia de cuidado, inúmeros pais prejudicam os filhos.
Por excesso de preocupações, muitos cônjuges descem às cavernas do desespero, defrontados pelos insaciáveis monstros do ciúme que lhes aniquilam a felicidade.
Em razão da invigilância, belas amizades terminam em abismo de sombra.
O apelo evangélico, por isto mesmo, reveste-se de imensa importância.
A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas.
O homem que se sente filho de Deus e sincero irmão das criaturas não é vítima dos fantasmas do despeito, da inveja, da ambição, da desconfiança.
Os que se amam fraternalmente alegram-se com o júbilo dos companheiros; sentem-se felizes com a ventura que lhes visita os semelhantes.
As afeições violentas, comumente conhecidas na Terra, passam vulcânicas e inúteis.
Na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente.
É que o amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno.
Livro: Pão Nosso – Emmanuel/Chico Xavier.
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – NO MUNDO AFETIVO - Capítulo 3.
Reprovamos a violência e clamamos contra a violência; no entanto, na vida de relação, muito raramente nos acomodamos sem ela, quando se trate de nossos caprichos.
Muito comum, principalmente quando amamos alguém, exigimos que esse alguém se nos condicione ao modo de ser.
Se os entes queridos não nos compartilham gostos e opiniões, eis-nos irritadiços ou estomagados, reclamando contra a vida; todavia, a paz da alma requisita compreensão e a compreensão conhecem que cada um de nós tem a sua área própria de interesse e de ideais.
A Natureza é um mostruário dos recursos polimórficos com que a Sabedoria Divina plasmou a Criação.
Todas as flores são flores, mas o gerânio não tem as características do cravo e nem a rosa as da violeta.
Todos os frutos são frutos, mas a laranja não guarda semelhança com a pêra. Além disso, cada flor tem o seu perfume original, tanto quanto cada fruto não amadurece fora da época prevista.
Assim, também, as criaturas.
Cada pessoa respira em faixa diversa de evolução.
Junto nos detenhamos na companhia daqueles que sentem e pensam como nós, usufruindo os valores da afinidade: entretanto, sempre que amarmos alguém que comunga a onda de nossas ideias e emoções, abstenhamo-nos de lhe violentar a cabeça com os moldes em que se nos padroniza a vida espiritual.
Deus não dá cópias.
Cada criatura vive em determinado plano da criação, segundo as leis do criador.
Amparemos-nos para que em nosso setor de ação pessoal venhamos a ser nós mesmos. Respeitemo-nos mutuamente e ajudemo-nos a ser uns para os outros o que o Supremo Senhor espera que nós sejamos:
- uma benção.
REFLEXÕES: Na Instrução do Espíritos: A Lei do Amor, itens 08 e 10, do Capítulo 11, do Evangelho Segundo o Espiritismo, os espíritos: Lázaro, o “ressuscitado” por Jesus, Fenelon e Sansão nos trazem mensagens sublimes sobre a Lei Maior, a Lei Do Amor.
“O amor resume toda a Doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos”.
Nessas frases, Lázaro resume de uma forma simples e sábia, toda a lei de evolução espiritual do homem.
Fenelon nos diz que esse sentimento “é de essência divina”, visto que todos os homens possuem “a centelha desse fogo sagrado” em si. Lembra que o mais abjeto dos homens, o mais criminoso, sente uma afeição, frequentemente, “atingindo alturas sublimes”, por alguém, por algum objeto.
O amor ao próximo como a si mesmo, determinismo divino, deve ser o objetivo de quem quer a verdadeira felicidade, e a verdadeira paz interior.
Fénelon escreve: “Nos mundos superiores, é o amor recíproco que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam. E o vosso planeta, destinado a um progresso que se aproxima, para a sua transformação social, verá seus habitantes praticarem essa lei sublime, reflexo da própria Divindade”.
Sansão, inicia a mensagem com humildade, dizendo que os Espíritos presentes falam pela sua voz: “Amai muito para serdes amados”.
Lembra-nos Sansão que também devemos elevar-nos bem alto, sem as restrições da matéria, buscando a visão de toda a trajetória do Espírito imortal, dirigindo nossos pensamentos a Deus, antes de julgarmos os outros. Isso é um ato de amor ao próximo.
“Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo”.
Para isso é preciso olhar para o outro como a um irmão, um ser igual a si próprio, com qualidades, defeitos, sonhos de felicidade... É ver o outro como membro de uma grande família, a humanidade, caminhando todos os seus membros para se elevarem em direção a planos mais puros e sublimes.
Assim vendo e compreendendo, os homens serão capazes de somente fazer aos outros o que desejam para si, buscando aliviar os sofrimentos alheios, no combate às causas que os provocam e dirigindo-se aos sofredores com palavras de ajuda e esperança.
Busquemos, meus irmãos, fazermos o melhor que pudermos em favor do bem, desenvolvendo o amor dentro de nós, no esforço de usar o que já temos em benefício dos nossos próximos, porque, na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente. Respeitemo-nos mutuamente e ajudemo-nos a ser uns para os outros, uma benção.
Pensemos nisto!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Senhor Jesus, depositamos diante de Ti, todos os nossos sonhos, todas as lágrimas derramadas e as esperanças contidas em nossos corações.
Pedimos Senhor, por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Suplicamos por tantos que gritam Paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa Senhor, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração a Tua Luz de Paz, de Amor, de Esperança. Luz que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Que possamos esquecer as tristezas do ano e fazermos com amor uma prece com alegria.
Que possamos acreditar em um mundo melhor e fazermos por ele uma prece de paz e de amor.
Obrigada Senhor por termos alimentos em nossas mesas, quando tantos passam fome o ano inteiro.
Por termos saúde, quando tantos sofrem neste momento.
Por termos um lar, quando tantos dormem nas ruas.
Por termos momentos felizes, quando tantos choram na solidão e na depressão.
Por termos amor, quando tantos vivem no ódio.
Obrigada Senhor, pela paz que nos envolve, quando tantos estão vivendo e sofrendo os horrores da guerra.
Obrigada pelos dias ensolarados que nos envolvem e também pelos nublados e tristes que nos trazem o despertamento, a reflexão.
Obrigada pelos nossos familiares, nossos entes queridos.
Obrigada pela saúde e pela doença, pelas dores e alegrias, pelos Teus ensinamentos de amor, pela Tua presença em nossas vidas, muito obrigada Senhor!
Que saibamos compreender, respeitar e valorizar nossos semelhantes, pois assim estaremos amando-os verdadeiramente.
Esteja sempre ao nosso lado, Mestre Jesus, auxiliando e dando-nos o amparo que ainda necessitamos, nos fortalecendo e nos esclarecendo através dos ensinamentos edificantes do Teu Evangelho de Amor e de Luz, roteiro para nossas vidas.
Que neste momento, Teus Mensageiros da Paz depositem em nossas águas os medicamentos de que tanto necessitamos para nosso equilíbrio físico, emocional e espiritual.
Que Tua presença amorosa permaneça conosco Senhor.
Que assim seja hoje e sempre!
Paz e Bem!
"Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos amar uns aos outros". - JOÃO (I João, 4:11.)
PRECE
Mestre Jesus que conheceis todas as nossas imperfeições, que nos ama profundamente, auxiliai-nos a compreender as leis divinas. Faz-nos entender Teu Evangelho de Luz, ensina-nos a aplicá-lo em nossas vidas, afim de que sejamos cada dia melhores do que fomos ontem.
Auxilia-nos Mestre a reconhecermos e corrigirmos nossas falhas, nossas imperfeições. Dai-nos força e coragem para sermos humildes e mostrai-nos o caminho da iniciativa para solucionarmos nossas dificuldades; mostrai-nos o caminho da persistência, para evitarmos o desânimo; o caminho da caridade, para evitarmos o egoísmo e podermos dividir os benefícios que recebemos em todos os dias de nossas vidas.
Que possamos ter o auxílio de nossos benfeitores para termos um melhor entendimento da lição de hoje e aplica-la em nossos dias.
Assim em Teu nome Mestre Amado, em nome da espiritualidade amiga e, sobretudo em nome de Deus, iniciamos os estudos de hoje.
Permaneça conosco Mestre Jesus por hoje, amanhã e sempre.
Que assim seja.
MENSAGEM INICIAL
AMOR FRATERNAL
“Permaneça o amor fraternal.” — Paulo. (Hebreus, 13-1)
As afeições familiares, os laços consanguíneos, as simpatias naturais podem ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso das inclinações próprias.
O equilíbrio é a posição ideal.
Por demasia de cuidado, inúmeros pais prejudicam os filhos.
Por excesso de preocupações, muitos cônjuges descem às cavernas do desespero, defrontados pelos insaciáveis monstros do ciúme que lhes aniquilam a felicidade.
Em razão da invigilância, belas amizades terminam em abismo de sombra.
O apelo evangélico, por isto mesmo, reveste-se de imensa importância.
A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas.
O homem que se sente filho de Deus e sincero irmão das criaturas não é vítima dos fantasmas do despeito, da inveja, da ambição, da desconfiança.
Os que se amam fraternalmente alegram-se com o júbilo dos companheiros; sentem-se felizes com a ventura que lhes visita os semelhantes.
As afeições violentas, comumente conhecidas na Terra, passam vulcânicas e inúteis.
Na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente.
É que o amor fraternal, sublime e puro, representando o objetivo supremo do esforço de compreensão, é a luz imperecível que sobreviverá no caminho eterno.
Livro: Pão Nosso – Emmanuel/Chico Xavier.
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – NO MUNDO AFETIVO - Capítulo 3.
Reprovamos a violência e clamamos contra a violência; no entanto, na vida de relação, muito raramente nos acomodamos sem ela, quando se trate de nossos caprichos.
Muito comum, principalmente quando amamos alguém, exigimos que esse alguém se nos condicione ao modo de ser.
Se os entes queridos não nos compartilham gostos e opiniões, eis-nos irritadiços ou estomagados, reclamando contra a vida; todavia, a paz da alma requisita compreensão e a compreensão conhecem que cada um de nós tem a sua área própria de interesse e de ideais.
A Natureza é um mostruário dos recursos polimórficos com que a Sabedoria Divina plasmou a Criação.
Todas as flores são flores, mas o gerânio não tem as características do cravo e nem a rosa as da violeta.
Todos os frutos são frutos, mas a laranja não guarda semelhança com a pêra. Além disso, cada flor tem o seu perfume original, tanto quanto cada fruto não amadurece fora da época prevista.
Assim, também, as criaturas.
Cada pessoa respira em faixa diversa de evolução.
Junto nos detenhamos na companhia daqueles que sentem e pensam como nós, usufruindo os valores da afinidade: entretanto, sempre que amarmos alguém que comunga a onda de nossas ideias e emoções, abstenhamo-nos de lhe violentar a cabeça com os moldes em que se nos padroniza a vida espiritual.
Deus não dá cópias.
Cada criatura vive em determinado plano da criação, segundo as leis do criador.
Amparemos-nos para que em nosso setor de ação pessoal venhamos a ser nós mesmos. Respeitemo-nos mutuamente e ajudemo-nos a ser uns para os outros o que o Supremo Senhor espera que nós sejamos:
- uma benção.
REFLEXÕES: Na Instrução do Espíritos: A Lei do Amor, itens 08 e 10, do Capítulo 11, do Evangelho Segundo o Espiritismo, os espíritos: Lázaro, o “ressuscitado” por Jesus, Fenelon e Sansão nos trazem mensagens sublimes sobre a Lei Maior, a Lei Do Amor.
“O amor resume toda a Doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos”.
Nessas frases, Lázaro resume de uma forma simples e sábia, toda a lei de evolução espiritual do homem.
Fenelon nos diz que esse sentimento “é de essência divina”, visto que todos os homens possuem “a centelha desse fogo sagrado” em si. Lembra que o mais abjeto dos homens, o mais criminoso, sente uma afeição, frequentemente, “atingindo alturas sublimes”, por alguém, por algum objeto.
O amor ao próximo como a si mesmo, determinismo divino, deve ser o objetivo de quem quer a verdadeira felicidade, e a verdadeira paz interior.
Fénelon escreve: “Nos mundos superiores, é o amor recíproco que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam. E o vosso planeta, destinado a um progresso que se aproxima, para a sua transformação social, verá seus habitantes praticarem essa lei sublime, reflexo da própria Divindade”.
Sansão, inicia a mensagem com humildade, dizendo que os Espíritos presentes falam pela sua voz: “Amai muito para serdes amados”.
Lembra-nos Sansão que também devemos elevar-nos bem alto, sem as restrições da matéria, buscando a visão de toda a trajetória do Espírito imortal, dirigindo nossos pensamentos a Deus, antes de julgarmos os outros. Isso é um ato de amor ao próximo.
“Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo”.
Para isso é preciso olhar para o outro como a um irmão, um ser igual a si próprio, com qualidades, defeitos, sonhos de felicidade... É ver o outro como membro de uma grande família, a humanidade, caminhando todos os seus membros para se elevarem em direção a planos mais puros e sublimes.
Assim vendo e compreendendo, os homens serão capazes de somente fazer aos outros o que desejam para si, buscando aliviar os sofrimentos alheios, no combate às causas que os provocam e dirigindo-se aos sofredores com palavras de ajuda e esperança.
Busquemos, meus irmãos, fazermos o melhor que pudermos em favor do bem, desenvolvendo o amor dentro de nós, no esforço de usar o que já temos em benefício dos nossos próximos, porque, na teia das reencarnações, os títulos afetivos modificam-se constantemente. Respeitemo-nos mutuamente e ajudemo-nos a ser uns para os outros, uma benção.
Pensemos nisto!
PRECE E VIBRAÇÕES –
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]
Senhor Jesus, depositamos diante de Ti, todos os nossos sonhos, todas as lágrimas derramadas e as esperanças contidas em nossos corações.
Pedimos Senhor, por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Suplicamos por tantos que gritam Paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa Senhor, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração a Tua Luz de Paz, de Amor, de Esperança. Luz que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Que possamos esquecer as tristezas do ano e fazermos com amor uma prece com alegria.
Que possamos acreditar em um mundo melhor e fazermos por ele uma prece de paz e de amor.
Obrigada Senhor por termos alimentos em nossas mesas, quando tantos passam fome o ano inteiro.
Por termos saúde, quando tantos sofrem neste momento.
Por termos um lar, quando tantos dormem nas ruas.
Por termos momentos felizes, quando tantos choram na solidão e na depressão.
Por termos amor, quando tantos vivem no ódio.
Obrigada Senhor, pela paz que nos envolve, quando tantos estão vivendo e sofrendo os horrores da guerra.
Obrigada pelos dias ensolarados que nos envolvem e também pelos nublados e tristes que nos trazem o despertamento, a reflexão.
Obrigada pelos nossos familiares, nossos entes queridos.
Obrigada pela saúde e pela doença, pelas dores e alegrias, pelos Teus ensinamentos de amor, pela Tua presença em nossas vidas, muito obrigada Senhor!
Que saibamos compreender, respeitar e valorizar nossos semelhantes, pois assim estaremos amando-os verdadeiramente.
Esteja sempre ao nosso lado, Mestre Jesus, auxiliando e dando-nos o amparo que ainda necessitamos, nos fortalecendo e nos esclarecendo através dos ensinamentos edificantes do Teu Evangelho de Amor e de Luz, roteiro para nossas vidas.
Que neste momento, Teus Mensageiros da Paz depositem em nossas águas os medicamentos de que tanto necessitamos para nosso equilíbrio físico, emocional e espiritual.
Que Tua presença amorosa permaneça conosco Senhor.
Que assim seja hoje e sempre!
Paz e Bem!