Estudo:

Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O SANTO DESILUDIDO – Cap. 11 - 01/01/2024

HORA DO EVANGELHO NO LAR
  
“Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem”. (Mateus, 13:16) 
  
PRECE   
Que as vibrações de Paz e Amor de Jesus nos envolva a todos. Vamos orar: Mestre Jesus, Senhor das Nossas vidas, neste momento estamos unidos para mais um estudo do Teu Evangelho de Luz, queremos Te agradecer por tudo que nos deixou, pelos Teus ensinamentos e pelo Amor com que nos envolve sempre. Mestre Jesus, Te pedimos que permita a presença de nossos benfeitores espirituais para nos amparar, proteger e nos auxiliar o entendimento da lição de hoje.  
Senhor Jesus, que Tua Luz afaste do nosso caminho as trevas que se projetam de nós mesmo; que Tua inspiração nos guie nas decisões que devemos tomar a cada dia; que nós não sejamos instrumentos do mal para ninguém; que Tua bondade nos ensine a sermos melhores e que Teu perdão nos incline à misericórdia para com os nossos semelhantes … Mestre Amado, tem misericórdia de todos nós; não nos deixes entregue aos próprios impulsos; que não nos falte alegria e ânimo na tarefa que nos confiaste; não permitas nossa queda no comprometimento com o trabalho no bem; que a cada dia, possamos nos tornar mais dignos da confiança da espiritualidade superior, compreendendo os Teus ensinamentos e aplicando-os em cada uma de nossas ações em nossos dias.   
Auxilia-nos Senhor, a termos mãos operosas e a sermos merecedores do Teu Amor. 
E assim em Teu nome, em nome dos benfeitores responsáveis por este estudo, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos nossas reflexões de hoje. 
Que assim seja, graças ao bom Deus. 
 
 
MENSAGEM INICIAL 
VENCERÁS

Não desanimes. 
Persiste mais um tanto.
Não cultives pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
Não te impressiones nas dificuldades.
Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia-a-dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realizações sem esforço.
Silêncio para a injúria
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.
Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para quem se te faz a luz na vida intima.
Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.
Age auxiliando.
Serve sem apego.
E assim vencerás.

Livro “Astronautas do Além” - Pelo Espírito Emannuel/Chico Xavier.  
  
 
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier 
– O SANTO DESILUDIDO – Cap. 11. 
 
Inclinara-se a palestra, no lar humilde de Cafarnaum, para os assuntos alusivos à devoção, quando o Mestre narrou com significativo tom de voz: 
— Um venerado devoto retirou-se, em definitivo, para uma gruta isolada, em plena floresta, a pretexto de servir a Deus. Ali vivia, entre orações e pensamentos que julgava irrepreensíveis, e o povo, crendo tratar-se de um santo Messias, passou a reverenciá-lo com intraduzível respeito. Se alguém pretendia efetuar qualquer negócio do mundo, dava-se pressa em buscar-lhe o parecer. Fascinado pela alheia consideração, o crente, estagnado na adoração sem trabalho, supunha dever situar toda gente em seu modo de ser, com a respeitável desculpa de conquistar o paraíso. 
Se um homem ativo e de boa-fé lhe trazia à apreciação algum plano de serviço comercial, ponderava, escandalizado: 
— É um erro. Apague a sede de lucro que lhe ferve nas veias. Isto é ambição criminosa. Venha orar e esquecer a cobiça. 
Se esse ou aquele jovem lhe rogava opinião sobre o casamento, clamava, aflito: 
— É disparate. A carne está submetendo o seu espírito. Isto é luxúria. Venha orar e consumir o pecado. 
Quando um ou outro companheiro lhe implorava conselho acerca de algum elevado encargo, na administração pública, exclamava, compungido: 
— É um desastre. Afaste-se da paixão pelo poder. Isto é vaidade e orgulho. Venha orar e vencer os maus pensamentos. 
Surgindo pessoa de bons propósitos, reclamando-lhe a opinião quanto a alguma festa de fraternidade em projeto, objetava, irritadiço: 
— É uma calamidade. O júbilo do povo é desregramento. Fuja à desordem. Venha orar subtraindo-se à tentação. 
E assim, cada consulente, em vista da imensa autoridade que o santo desfrutava, se entristecia de maneira irremediável e passava a partilhar-lhe os ócios na soledade, em absoluta paralisia da alma. 
O tempo, todavia, que todo transforma, trouxe ao preguiçoso adorador a morte do corpo físico. 
Todos os seguidores dele o julgaram arrebatado ao Céu e ele mesmo acreditou que, do sepulcro, seguiria direto ao paraíso.  
Com inexcedível assombro, porém, foi conduzido por forças das trevas a terrível purgatório de assassinos. Em pranto desesperado indagou, à vista de semelhante e inesperada aflição, dos motivos que lhe haviam sitiado o espírito em tão pavoroso e infernal torvelinho, sendo esclarecido que, se não fora homicida vulgar na Terra, era ali identificado como matador da coragem e da esperança em centenas de irmãos em humanidade
Silenciou Jesus, mas João, muito admirado, considerou: 
— Mestre, jamais poderia supor que a devoção excessiva conduzisse alguém a infortúnio tão grande! 
O Cristo, porém, respondeu, imperturbável: 
— Plantemos a crença e a confiança entre os homens, entendendo, entretanto, que cada criatura tem o caminho que lhe é próprio. A fé sem obras é uma lâmpada apagada. Nunca nos esqueçamos de que o ato de desanimar os outros, nas santas aventuras do bem, é um dos maiores pecados diante do Poderoso e Compassivo Senhor
 
   
REFLEXÕES – Encontramos em O Evangelho segundo o Espiritismo, o seguinte: (…) “O desânimo é uma falta. Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.” (O Evangelho Segundo do Espiritismo, FEB. 112ª edição, cap. V, item 18.). 
A vida nos propõe trabalhar por todos os meios, e possibilidades objetivando nosso aperfeiçoamento a caminho da felicidade e da perfeição a que estamos destinados, e o desânimo pode influir negativamente para retardar essa nossa conquista. 
Isso porque pela ignorância, ou mesmo pelo desprezo aos ensinamentos das Leis Divinas inscritas em nossa consciência, agimos em sentido contrário levados pelos impulsos inferiores, criando aflição e sofrimento para nós mesmos e para os outros, esquecidos de que a “plantação é livre mas a colheita é obrigatória.”  
Antigamente muitos de nós achávamos que a morte seria o fim dos nossos problemas, ou mesmo nos acreditávamos privilegiados da Infinita Bondade de Deus, por que exibíamos atitudes de superfície, nos templos religiosos, o que constatamos mais tarde, é que somos imortais, e dessa forma estaremos sempre sob os efeitos positivos ou negativos das nossas próprias obras. Nossos pensamentos, nossas palavras e nossos atos desenvolvem em nós as asas de libertação ou as algemas de cativeiro, facilitando ou dificultando nossa elevação a planos superiores no processo evolutivo, conduzindo-nos à vitória ou perda da paz e da harmonia interior. Pensemos como estamos conduzindo nossas ações em relação a nós próprios e aos nossos irmãos de caminho. Estamos sendo destruidores da fé e das esperanças de nossos irmãos ou estamos, com base no Evangelho de Jesus, plantando a crença e a confiança. Pensemos nisto! 
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  

 
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]  
  
E assim, agradecidos pelas reflexões de hoje, com nosso ambiente tranquilo, com nossos pensamentos elevados, vamos às nossas doações de amor.  
Que em teu Nome, Mestre Jesus e com o auxílio dos benfeitores espirituais, possamos ajudar àqueles que estão mais necessitados do que nós.
De todo nosso coração te rogamos: abençoa Senhor a todos os que sofrem! Dá a cada um a suavização de suas dores, dê o fortalecimento, a fé, o bálsamo para suas tristezas!  
Jesus, Divino Amigo, somos todos espíritos doentes, revelando as chagas que trazemos na alma ...  
Cura-nos, Senhor, com Teu Amor, como curaste outrora os cegos e os paralíticos, os leprosos e os desequilibrados mentais!  
Cicatriza-nos as feridas de nossos muitos erros … não nos deixeis sem o remédio da Tua Proteção, para que não venhamos a nos tornarmos mais doentes ainda… 
Rogamos Mestre amado por todos os enfermos, por aqueles que estão nos hospitais, nos abrigos, nas ruas ou em casas de repouso. Senhor, que nossas vibrações levem até eles o alívio para seus males e se for permitido, que recuperem a saúde. 
Rogamos pelas crianças e pelos jovens: que não lhes falte o amparo material e espiritual, o amor e a orientação da alma! 
Abençoa, Senhor, os dirigentes de todas as nações, especialmente os do nosso país. Que sob tua proteção, governem com amor e justiça, em favor de todos os povos. 
Rogamos Senhor, com muito amor por todos os nossos entes queridos que já estão do outro lado da vida, que recebem nosso amor, nosso carinho e nossa saudade. Que tenham a Tua Paz e todas as bênçãos que necessitam para seguirem rumo a evolução. 
Abençoa, Senhor, aos dirigentes de casas espíritas, aos colaboradores, aos assistidos e a todos aqueles que levam Teus ensinamentos a todos os lugares, para que a paz e a luz do Teu Evangelho, se expandam sempre mais. 
Que Tua Proteção Mestre Jesus se estenda a todos os lares, ao nosso também, que entre os familiares nunca falte o respeito, a harmonia, a compreensão e o amor. 
Que através de nossas mãos, Senhor, ampare nossos irmãos em humanidade, os tristes e desconsolados, os que estejam pensando em morrer e aqueles que, a todo instante, temem sucumbir ao peso da cruz …. Que tenhamos a palavra certa para encorajá-los e o sorriso amigo que incentive na luta que todos travamos contra nossas próprias deficiências.  
Que, em Teu Nome, doemos o pão e o agasalho, o remédio e a esperança ... que onde estivermos sejamos um humilde traço da Tua presença junto àqueles que se desesperam. 
Quanto a nós, Senhor, pedimos: que nos auxilie a desenvolvermos a fé e a caridade; que não nos permitas cair sob o assédio constante dos pensamentos infelizes … que aqueles a quem ferimos se compadeçam de nós e nos perdoem o mal que lhes tenhamos feito outrora; que nossas águas sejam fluidificadas, trazendo-nos o equilíbrio físico, espiritual e mental. 
Hoje, ao iniciarmos mais um ano, queremos Te dizer obrigado por tudo aquilo que recebemos de Ti no ano que se findou.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo o que não foi.
Te oferecemos tudo o que fizemos no ano que se findou, o trabalho que realizamos, as coisas que passaram pelas nossas mãos e o que com elas construímos.
Mas também Senhor, hoje queremos Te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil, pelo tempo que não usamos, pelo o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fomos adiando e que agora Te apresentamos, e assim Senhor, por todos os nossos descuidos e silêncios novamente Te pedimos perdão.
Estamos iniciando um Ano Novo e, diante do novo calendário, Te apresentamos nossos dias, na esperança de recebermos em todos eles o Teu amor e reparti-lo com os nossos irmãos de jornada. 
E assim agradecidos, Graças vos damos pelo privilégio do trabalho no bem, pelo estudo edificante e principalmente pela Tua presença em nossas vidas.  
Que assim seja 
 
Feliz Ano Novo a todos! 
Paz e Bem.