Estudo:

Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O VENENOSO ANTAGONISTA - Capítulo 40

HORA DO EVANGELHO NO LAR
 

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João, 16:33)
 
PRECE 
Senhor Jesus, Amado Mestre. 
Somos devedores do passado e trabalhadores da última hora e, assim rogamos humildemente, que nos ajude a ficar livre de toda sorte de tentações, que não nos permita ceder a ira e ao ódio, ao egoísmo, a luxúria e a tristeza, que nos livre da vaidade e do orgulho destruidor, e que nos ensine a praticar a caridade e o perdão. 
Senhor, que possamos vibrar na Tua frequência, para que as nossas preces ultrapassem as ondas pesadas da inferioridade e avancem em direção a Ti.  
Buscamos em Ti, Senhor, a renovação constante, rogamos que nos ajude a cumprir a parte que nos cabe nessa etapa evolutiva, dando-nos sempre força, coragem e discernimento. 
E assim, Senhor, plenos de Tua bondade, não fraquejaremos na esperança, não nos desviaremos das instruções abençoadas da doutrina consoladora e da Tua misericórdia. 
Permita Mestre Jesus que nossos benfeitores espirituais nos auxiliem neste momento de estudo e reflexão, a fim de termos a inspiração necessária para assimilarmos Teus ensinamentos e aplica-los em nossas ações do dia-a-dia. 
Abençoe Mestre a todos nós, presentes e aos ausentes, encarnados e desencarnados, e assim, sentindo-nos envolvidos e protegidos pelo Teu infinito amor, iniciamos nossos estudos. 
Graças vos damos por tudo que recebemos.
Permaneça conosco Senhor, 
Que assim seja. 
  
MENSAGEM INICIAL
TEXTO ANTIDEPRESSIVO 
 
Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. 
Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras. 
Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. 
Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias. 
Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual. 
Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos. 
Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando. 
Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas. 
Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento. 
Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum. 
 
Mensagem extraída da obra "Busca e Acharás" - André Luiz/Chico Xavier  
 
 
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – O VENENOSO ANTAGONISTA - Capítulo 40.

 
Diante da noite, refrescada de brisas acariciantes, Filipe, das mãos calejadas, falou das angústias que lhe povoavam a alma, com tanta emotividade e amargura que aflitivas notas de dor empolgaram a assembleia. E interpelado pelo respeitoso carinho de Pedro, que voltou a tanger o problema das tentações, o Mestre contou, pausadamente:
— O Senhor, Nosso Pai, precisou de pequeno grupo de servidores numa cidade revoltada e dissoluta e, para isso, localizou no centro dela uma família de cinco pessoas, pai, mãe e três filhos que o amavam e lhe honravam as leis sábias e justas.
Aí situados, os felizes colaboradores começaram por servi-lo, brilhantemente.
Fundaram ativo núcleo de caridade e fé transformadora que valia por avançada sementeira de vida celeste; e tanto se salientaram na devoção e na prática da bondade que o Espírito das Trevas passou a mover-lhes guerra tenaz.
A princípio, flagelou-os com os morcegos da maledicência; todavia, os servos sinceros se uniram na tolerância e venceram.
Espalhou ao redor deles, logo após, as sombras da pobreza; contudo, os trabalhadores dedicados se congregaram no serviço incessante e superaram as dificuldades.
Em seguida, atormentou-os com as serpentes da calúnia; entretanto, os heróis desconhecidos fizeram construtivo silêncio e derrotaram o escuro perseguidor.
Depois de semelhantes ataques, o Gênio Satânico modificou as normas de ação e enviou-lhes os demônios da vaidade, que revestiram os servos fiéis do Senhor de vastas considerações sociais, como se houvessem galgado os pináculos do poder de um momento para outro; entretanto, os cooperadores previdentes se fizeram mais humildes e atribuíam toda a glória que os visitava ao Pai que está nos Céus.
Foi então que os seres escarninhos e perversos encheram-lhes a casa de preciosidades e dinheiro, de modo a entorpecer lhe a capacidade de trabalhar; mas o conjunto amoroso, robustecido na confiança e na prece, recebia moedas e dádivas, passando-as para diante, a serviço dos desalentados e dos aflitos.
Exasperado, o Espírito das Trevas mandou-lhes, então, o Demônio da Tristeza que, muito de leve, alcançou a mente do chefe da heroica família e disse-lhe, solene:
— És um homem, não um anjo... Não te envergonhas, pois, de falar tão insistentemente no Senhor, quando conheces, de perto, as próprias imperfeições? Busca, antes de tudo, sentir a extensão de tuas fraquezas na carne!... Chora teus erros, faze penitência perante o Eterno! Clama tuas culpas, tuas culpas!...
Registrando a advertência, o infeliz alarmou-se, esqueceu-se de que o homem só pode ser útil à grandeza do Pai, através do próprio trabalho na execução dos celestes desígnios e, entristecendo-se profundamente, acreditou-se culpado e criminoso para sempre, de maneira irremediável. Desde o instante em que admitiu a incapacidade de reerguimento, recusou a alimentação do corpo, deitou-se e, decorridos alguns dias, morreu de pesar.
Vendo-o desaparecer, sob compacta onda de lamentações e lágrimas, a esposa seguiu lhe os passos, oprimida de inominável angústia, e os filhos, dentro de algumas semanas, trilharam a mesma rota.
 
E assim o venenoso antagonista venceu os denodados colaboradores da crença e do amor, um a um, sem necessidade de outra arma que não fosse pequena sugestão de tristeza.
 
Interrompeu-se a palavra do Mestre, por longos instantes, mas nenhum dos presentes ousou intervir no assunto.
Sentindo, assim, que os companheiros preferiam guardar silêncio, o Divino Amigo concluiu expressivamente:
 
— Enquanto um homem possui recursos para trabalhar e servir com os pés, com as mãos, com o sentimento e com a inteligência, a tristeza destrutiva em torno dele não é mais que a visita ameaçadora do Gênio das   Trevas em sua guerra desventurada e persistente contra a luz.
 
 
REFLEXÕES: Muitas vezes sentimos uma certa inquietação mostrando que a vida não está seguindo conforme planejamos e nos leva a uma certa melancolia, tristeza e, até mesmo, depressão. Outras vezes a tristeza e a melancolia aparecem do nada, sem motivo aparente, afeta nossa vida e não sabemos por que isso acontece. A melancolia se apresenta como uma vaga tristeza que se apodera do coração, quase de maneira imperceptível, levando a pessoa a considerar amarga a existência. Se não combatida no íntimo do Ser, pode desencadear estados de angústia profunda e depressão.
O espiritismo, pelos seus princípios, mostra que a felicidade para a qual fomos criados não se encontra na obtenção ou no uso de coisas externas ao homem, como muita gente ainda hoje admite, sofrendo por obtê-la, chegando muitas vezes a perder-se em infrações graves, sem contudo alcança-la.
Felicidade é um estado interior, provocado por sentimentos e emoções que se originam na consciência do dever cumprido, de ter feito todo o bem que lhe foi possível, de não ter feito mal a ninguém. Felicidade está dentro de cada um, na maneira como valoriza seu viver na Terra, seus companheiros de jornada evolutiva e faz do seu viver um prazer. 
O entendimento de si mesmo e de seus limites, uma boa leitura, a meditação, a visualização terapêutica, o diálogo fraterno, palestras edificantes, os passes magnéticos, a água fluidificada e as preces nos ajudam a vencer tais dificuldades e, se bem realizadas com a disciplina necessária e colaboração, vai nos permitir uma mudança passo a passo.   
A prece, o amor, o perdão, principalmente o auto perdão, a consciência espiritual, a esperança, são instrumentos que ajudam a vencermos esses sentimentos que querem nos derrubar.
O Espíritos de FRANÇOIS DE GENÉVE, no item 25, do Capítulo V do Evangelho Segundo o Espiritismo, nos diz assim:
“Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes de vossos corações, e vos faz sentir a vida tão amarga? É o vosso Espírito que aspira à felicidade e à liberdade, ...”
“Acreditai no que vos digo e resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade...”
“sede fortes e corajosos para os suportar. Enfrentai-os decisivamente, pois são de curta duração e devem conduzir-vos junto aos amigos que chorais, que se alegrarão com a vossa chegada e vos estenderão os braços, para vos conduzirem a um lugar onde não tem acesso as amarguras terrenas.”
Essa mensagem é um convite ao estudo constante para nosso autoconhecimento e somente assim, aliando conhecimento, recolhimento, prece e muito trabalho, é que vamos descortinar um mundo novo dentro de nós para obter a verdadeira Paz, Alegria e Felicidade. 
Kardec ainda nos diz que: “A calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena, e a fé no futuro, dão ao Espírito serenidade...”
Precisamos nos esforçar para o bem viver, cumprindo nossos deveres, não fazendo o mal e nem prejudicando ninguém, e assim, um dia, a Terra será um mundo mais feliz, mais solidário, mais prazeroso de se viver.
Lembremo-nos sempre do que nos disse Jesus: "Tende bom ânimo, Eu venci o mundo." 
Pensemos nisto!
 
  
PRECE E VIBRAÇÕES – 
  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Jesus Mestres dos Mestres, Amigo, Irmão Maior, Protetor de todas a hora, nos envolva e nos aqueça com Teu Amor.  
Envolva nosso Planeta com as Luzes de Tua Bondade Salutar e higienize todos os cantos e recantos de nosso planeta, extinguindo os estragos provocados pelo homem, mas principalmente Senhor, deixando nosso planeta saudável para todos; 
Mestre Jesus, sabemos que está cada dia mais difícil, que estamos em um momento de transição e que a violência, a brutalidade, a fome, a injustiça, dores e doenças estão disseminadas por toda a parte e diante disso nós te pedimos Senhor: Tem Misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Que a amargura e a tristeza de nossas almas se transformem em alegria e gratidão diante de Tuas Bençãos. 
Nesse momento, em que estamos em comunhão Contigo, rogamos que nos auxilie a melhorarmos nosso estado de espírito, a fim de que possamos crescer no comando do nosso próprio ser. 
Faz-nos lembrar que tudo passa, que a nuvem escura irá embora, e que a esperança renascerá em nosso coração e a fé ocupará os espaços ainda vazios. 
Toca Senhor, nosso coração com Tuas Mãos Iluminadas para que a sombra que o envolve seja transformada em claridade, e a tristeza em alegria de viver;  para que nossos olhos vejam como a vida resplandece sob o sol e a natureza festeja a alegria de viver; que nossas emoções fiquem livres e leves e nossa alma vibre na tranquila e jubilosa paz da consciência voltada para Deus. 
Faz-nos lembrar ainda que o Teu Evangelho foi o maior dos sorrisos na história do pensamento humano, e continua sendo o maior incentivo para que todos nós possamos sorrir também. 
E assim Mestre Jesus, rogamos que nos auxilie a fazermos de Teu Evangelho de Luz o roteiro seguro de nossas vidas. Que nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações sejam sempre norteadas pelos ensinamentos do Teu Evangelho.
E assim, chegando ao final dos nossos estudos de hoje e sabedores do Teu imenso amor, pedimos para que nossas águas sejam fluidificadas, que nelas possam ser depositados os fluidos divinos que reequilibram nosso corpo físico, espiritual e mental e rogamos de forma especial por todos aqueles que estão passando por momentos de tristeza, depressão, solidão. Também pedimos por todos aqueles, encarnados ou desencarnados, que estão passando pelas dores físicas, pelas dores da alma, para que sejam amparados e fortalecidos em suas necessidades. Rogamos que Teu amor envolva a todos, inclusive aos nossos queridos, nossos familiares e amigos, para que juntos possamos estar sempre contigo como estás sempre conosco.
Por tudo com que sempre nos presenteia nós Te agradecemos Senhor
Muito obrigada Jesus por Tua Paz e por Teu imenso amor.
Que assim seja. 
 
Paz e Bem!