Estudo:

Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier – OS SINAIS DE RENOVAÇÃO - Capítulo 24.

HORA DO EVANGELHO NO LAR

“...Buscai e achareis”. – Jesus.
(Marcos, 7:7)
 
PRECE  
Elevando nossos pensamentos, nos conectando com o alto e vamos rogando que a Luz do Mestre Jesus adentre nosso lar, adentre nosso coração, trazendo uma brisa suave que tranquiliza e que harmoniza todo nosso ser e nosso ambiente.
Vamos rogando a presença de nossos mentores espirituais para auxiliar-nos na compreensão dos ensinamentos que o Mestre Jesus nos deixou, e assim, nos tornarmos pessoas melhores a cada dia, sermos mais amáveis, pacientes e resignados perante as provações que precisamos viver.
Que Jesus nos ampare, ilumine e nos fortaleça.
Que seja sempre, nossa força e nossa inspiração.
 
“Pai Nosso que estais nos céus...”
 
 
 
MENSAGEM INICIAL
AJUDA-TE HOJE
 
Sim, nas leis da reencarnação, quase todos nós, os filhos da Terra, temos o passado a resgatar, o presente a viver e o futuro a construir.
Lembremo-nos, assim, de que, nas concessões da Providência Divina, o nosso mais precioso lugar de trabalho chama-se “aqui” e o nosso melhor tempo chama-se “agora”.
Detenhamo-nos, por isso, na importância das horas de hoje.
Ontem, perturbação.
Hoje, reequilíbrio.
Ontem, o poder transviado.
Hoje, a subalternidade edificante.
Ontem, a ostentação.
Hoje, o anonimato.
Ontem, a incompreensão.
Hoje, o entendimento.
Ontem, o desperdício.
Hoje, a parcimônia.
Ontem, a ociosidade.
Hoje, a diligência.
Ontem, a sombra.
Hoje, a luz.
Ontem, o arrependimento.
Hoje, a reconstrução.
Ontem, a violência.
Hoje, a harmonia.
Ontem, o ódio.
Hoje, o amor.
Diz-nos a sabedoria de todos os tempos — “Ajuda-te que o Céu te ajudará” —, afirmativa sublime que nos permitimos parafrasear, acentuando: “Ajuda-te hoje, que o Céu te ajudará sempre”.
 
Da obra: Coragem. André Luiz/Chico Xavier.
 
LEITURA DO EVANGELHO
Jesus no Lar - Pelo Espírito Neio Lúcio psicografia de Francisco Cândido Xavier 
– OS SINAIS DE RENOVAÇÃO - Capítulo 24. 
 
Ante a assembleia familiar, o Mestre tomou a palavra e falou, persuasivo:
 
— E quando o Reino Divino estiver às portas dos homens, a alma do mundo estará renovada.
 
O mais poderoso não será o mais desapiedado e, sim, o que mais ame. 
O vencedor não será aquele que guerrear o inimigo exterior até à morte em rios de sangue, mas o que combater a iniquidade e a ignorância, dentro de si mesmo, até à extinção do mal, nos círculos da própria natureza.
O mais eloquente não será o dono do mais belo discurso, mas, sim, o que aliar as palavras santificantes aos próprios atos, elevando o padrão da vida, no lugar onde estiver.
O mais nobre não será o detentor do maior número de títulos que lhe conferem a transitória dominação em propriedades efêmeras da Terra, mas aquele que acumular, mais intensamente, os créditos do amor e da gratidão nos corações das mães e das crianças, dos velhos e dos enfermos, dos homens leais e honestos, operosos e dignos, humildes e generosos.
O mais respeitável não será o dispensador de ouro e poder armado e, sim, o de melhor coração.
O mais santo não será o que se isola em altares do supremo orgulho espiritual, evitando o contacto dos que padecem, por temer a degradação e a imundície, mas sim, aquele que descer da própria grandeza, estendendo mãos fraternas aos miseráveis e sofredores, elevando-lhes a alma dilacerada aos planos da alegria e do entendimento.
O mais puro não será o que foge ao intercâmbio com os maus e criminosos confessos, mas aquele que se mergulha no lodo para salvar os irmãos decaídos, sem contaminar-se.
O mais sábio não será o possuidor de mais livros e teorias, mas justamente aquele que, embora saiba pouco, procura acender uma luz nas sombras que ainda envolvem o irmão mais próximo...
O Amigo Divino pousou os olhos lúcidos na noite clara que resplandecia, lá fora, em pleno coração da Natureza, fez longo intervalo e acentuou:
— Nessa época sublime, os homens não se ausentarão do lar em combate aos próprios irmãos, por exigências de conquista ou pelo ódio de raça, em tempestades de lágrimas e sangue, porquanto estarão guerreando as trevas da ignorância, as chagas da enfermidade, as angústias da fome e as torturas morais de todos os matizes... Quando o arado substituir o carro suntuoso dos triunfadores, nas exibições públicas de grandeza coletiva; quando o livro edificante absorver o lugar da espada no espírito do povo; quando a bondade e a sabedoria presidirem às competições das criaturas para que os bons sejam venerados; quando o sacrifício pessoal em proveito de todos constituir a honra legítima da individualidade, a fim de que a paz e o amor não se percam, dentro da vida — então uma Nova Humanidade estará no berço luminoso do Divino Reino...
Nesse ponto, a palavra doce e soberana fez branda pausa e, lá fora, na tepidez da noite suave, as estrelas fulgentes, a cintilarem no alto, pareciam saudar essa era distante...
 
REFLEXÕES – O Evangelho Segundo o Espiritismo, em seu capítulo XXV, nos convida a uma reflexão do eterno melhorar-se a que podemos nos submeter, exemplificando as leis do trabalho e do progresso, como caminho seguro que devemos seguir na busca da evolução: vivência dos ensinamentos de Jesus, contidos no seu Evangelho de amor e luz. Assim como qualquer trabalho terrestre pede a sincera dedicação a que a ele se dedicam, o autoconhecimento exige constância mental de esforço no bem e disciplina para que possamos nos aprimorar. Só com o autoconhecimento poderemos compreender e melhorar nossos aspectos pessoais, sociais, profissionais e também espirituais. Podemos com esta tarefa contínua não só conhecer nossas limitações, lidar com nossas emoções e sentimentos, pois ela nos abre a possibilidade de termos um novo olhar para o mundo, de nos libertarmos das nossas prisões interiores, de transformarmos o homem velho em homem novo. Em outras palavras, colocar em prática a reforma íntima como propulsora de uma nova alma, aberta ao novo, ao bem e à evolução que tanto almejamos.
Importante também lembrar em não sermos imediatistas, pois crendo na pluralidade da vida estamos abertos às existências pregressas e futuras como forma de compreender a transitoriedade a que tudo e todos estamos sujeitos e assim, ampliamos nosso olhar sobre a pequenez de vícios como a prepotência, o orgulho, a vaidade, entre outros.
Para nos autoconhecer é necessário um mergulho em nós mesmos. Como citou Santo Agostinho, uma revista de nosso dia, de nossos pensamentos, de nossas ideias ou em suas palavras: “O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual”.
Allan Kardec nos dá importante orientação em O Evangelho segundo o Espiritismo: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.
Pensemos nisto!
 
PRECE E VIBRAÇÕES –  


"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Senhor Jesus, com nossos pensamentos elevados, envolvidos em vibrações de amor e paz, ao finalizarmos nossos estudos de hoje, queremos te pedir auxílio para que, juntos, possamos vibrar em favor de todos aqueles que hoje Senhor estão passando por sofrimentos, dores e aflições.
Que as nossas mentes e os nossos corações, unidos nesta oração, estejam sendo banhados pela Luz Divina que emana de Teu Poder e assim, unidos, rogamos pelo Bem Universal, pela Paz Mundial, mas principalmente pela saúde de todos os povos.
Sabemos que no mundo há muitas aflições, que possamos com os nossos pensamentos cheios de amor auxiliar a alguém. Que o Teu amor nos leve a afetividade, a paz mundial, ao perdão, ao respeito pelo nosso semelhante, conscientizando a cada um sobre a importância do respeito pela vida, pelos direitos, pela solidariedade, justiça e amor.
Que Tua Luz Divina se infiltre em todos os lares, harmonizando e equilibrando os sentimentos, tornando as pessoas mais fraternas, mais honestas, mais justas e mais sensíveis ao sofrimento alheio, 
Que Tua Luz, repleta de amor infinito, envolva todos aqueles que sofrem, por todos aqueles que estão num leito de hospital, quer seja por enfermidades físicas, espirituais, sociais e morais, aliviando a carga que carregam, dando esperança e confiança em Ti.
Que Tua Luz envolva aqueles que se afundam nos abismos das drogas, para que possam perceber o mal que fazem a si e aos entes queridos que os rodeiam, procurando ajuda e repelindo as más influências. 
Que Tua Luz envolva aos depressivos, desempregados, desesperançados, solitários e desesperados dando força e coragem para que tenham a certeza de que o auxílio virá.
Que Tua Luz envolva a todos aqueles que clamam por Ti, que sejam atendidos em suas súplicas mais intimas.
Que Tua Luz amorosa e protetora envolva todas as crianças, frágeis e delicadas em seu desenvolvimento. Que recaiam também sobre os animais de forma especial.
Ampara Mestre a natureza, a fim de que ela possa se recompor e se recuperar dos danos causados pela atuação do homem sobre ela.
Que o homem reconheça a Natureza como mãe generosa que tem, no passar dos tempos, nos alimentado, abrigado e matado a nossa sede.
Queremos pedir por nosso Brasil. Ilumina Senhor, o coração e a mente de nossos governantes, para que olhem pelo nosso povo com olhos mais doces, dirigindo nosso país com equilíbrio, honestidade, ponderação e justiça.
Que Teu coração generoso Mestre Jesus, envolva a todos nós em Luzes de Misericórdia e Amor, especialmente nossos entes queridos, que Tua Paz e Teus ensinamentos sejam roteiros de nossas vidas.
Permita Senhor que, neste momento, os espíritos consoladores derramem em toda a parte a Paz e a Esperança. que nossas águas recebam a medicação salutar que nos protegerá, nos dando força e vitalidade.
Agradecemos, Senhor, por nos dar a oportunidade de reunidos num só pensamento, estarmos vibrando pela vida, por nosso planeta, por nossa cidade, por nossos lares e entes queridos e, principalmente por Tua presença constante em nossas vidas, em nossos corações.
Que Tuas vibrações amorosas nos envolvam e permaneçam sempre conosco, nos auxiliando no autoconhecimento e na transformação de nossos sentimentos.
Graças Vos damos Senhor pela Tua presença em nossas vidas.
Que assim seja. 
 
 
Paz e Bem!