Estudo:

LEITURA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - EXPLICAÇÃO

“Creio que a importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física.” Chico XavierLEITURA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - EXPLICAÇÃOQueridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva neste momento.

Mestre Jesus, neste momento em que nos reunimos para o estudo do Teu Evangelho de Luz, roteiro para nossas vidas, nós Te pedimos:

Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da viagem de ascensão, conduzindo-nos com a bússola do Vosso afável coração apontando-nos o rumo certo a seguir.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai de Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que somos quase todos nós.(*)

E assim, protegidos e amparados, em Teu nome, iniciamos os estudos de hoje. Permaneça conosco agora e sempre!
Que assim seja!
Graças a Deus, Graças a Jesus.CRISTO EM CASASe desejas extinguir

A sombra que aflige e atrasa,

Não olvides acender

A luz do Evangelho em casa.

Quanto possível, nas horas

De doce união no lar,

Estende a Lição Divina

Ao grupo familiar.

Na chama viva da prece,

‘O culto nobre inicia,

Rogando discernimento

À Eterna Sabedoria.

Logo após, lê, meditando

O Texto Renovador

Da Boa Nova sublime,

Que é fonte de todo o amor.

Verás a tranquilidade,

Vestida em suave brilho,

Irradiando esperança

Em todo o teu domicílio.

Ante a palavra do Mestre,

Generosa, clara e boa,

A experiência na Terra

É luta que aperfeiçoa.

Mentiras da vaidade,

Velhos crimes da avidez,

Calúnia e maledicência

Desaparecem de vez...

Serpentes envenenadas

Do orgulho torvo e escarninho,

Sob o clarão da verdade,

Esquecem-nos o caminho.

Dificuldades e provas,

Na dor amargosa e lenta,

São recursos salvadores

Com que o Céu nos apascenta.

E o trabalho por mais rude,

No campo de cada dia,

É dádiva edificante

Do bem que nos alivia.

É que, na Bênção do Cristo,

Clareia-se-nos a estrada

E a nossa vida ressurge,

Luminosa e transformada.

Conduze, pois, tua casa

À inspiração de Jesus.

O Evangelho em tua mesa

É pão da Divina Luz.

Livro: Luz no Lar. Lição nº 42. Página 109 - Casimiro Cunha/ Francisco Cândido Xavier.LEITURA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - EXPLICAÇÃOEste livro foi publicado, inicialmente, com o título de Imitação do Evangelho. Kardec explica o seguinte: Mais tarde, por força das observações reiteradas do Sr. Didier e de outras pessoas, mudei-o para Evangelho Segundo o Espiritismo”. Trata-se do desenvolvimento dos tópicos religiosos de O Livro dos Espíritos, e representa um manual de aplicação moral do Espiritismo.

A 9 de agosto de 1863, Kardec recebeu uma comunicação dos seus Guias, sobre a elaboração deste livro. A comunicação assinalava o seguinte: “Esse livro de doutrina terá influência considerável, porque explana questões de interesse capital. Não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas de que necessita, como as nações, em sua vida prática, dele haurirão instruções excelentes. Fizeste bem ao enfrentar as questões de elevada moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos”.

Em comunicação posterior, a 14 de setembro de 1863, declaravam os Guias de Kardec: “Nossa ação, principalmente a do Espírito da Verdade, é constante ao teu redor, e de tal maneira, que não a podes negar. Assim não entrarei em detalhes desnecessários, sobre o plano da tua obra, que, segundo os meus conselhos ocultos, modificaste tão ampla e completamente”. Logo adiante acentuavam: “Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes, e já podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte”.

Estas comunicações, cuja leitura completa pode ser feita em Obras Póstumas, revelam-nos a importância fundamental de O Evangelho Segundo o Espiritismo, na Codificação Kardeciana. Enquanto O Evangelho dos Espíritos nos apresenta a Filosofia Espírita em sua inteireza e O Livro dos Médiuns, a Ciência Espírita em seu desenvolvimento, este livro nos oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Livro de cabeceira, de leitura diária obrigatória, de leitura preparatória de reuniões doutrinárias, deve ser encarado também como livro de estudo, para melhor compreensão da Doutrina. A comunicação do Espírito da Verdade, colocada como prefácio, deve ser lida atentamente pelos estudiosos, pois cada uma de suas frases tem um sentido mais profundo do que parece à primeira leitura.

A Introdução e o Capítulo I constituem verdadeiro estudo sobre a natureza, o sentido e a finalidade do Espiritismo. Devem ser estudados atenciosamente, e não apenas lidos. Formam uma peça de grande valor para a verdadeira compreensão da Doutrina.

JOSÉ HERCULANO PIRES

TradutorCerta vez, perguntaram a Chico Xavier: “Qual a importância do Evangelho de Jesus para a Humanidade?” E sua resposta foi a seguinte: “Creio que a importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física.” Então, se temos em nossas mãos, ensinamentos de tanta importância, os mais amplos que Deus deixou para as criaturas humanas, cabe-nos o esforço de tentar entendê-los na sua essência e praticá-los. O Evangelho Segundo o Espiritismo, é o Evangelho de Jesus, estudado por Allan Kardec e complementado pelas comunicações de eminentes Espíritos.

Hoje iniciamos o seu estudo, de forma metódica, sequenciada, como nos propôs Allan Kardec.

Conforme explicação de José Herculano Pires, título da obra em sua primeira edição, em 1864 era Imitação do Evangelho, ao fazer a segunda edição, Kardec altera o título para Evangelho Segundo o Espiritismo, justamente porque sua intenção era estudar o Evangelho de Jesus segundo o espiritismo, mostrar como o espiritismo interpretaria a vida do Mestre.

Encontramos no ESE uma obra muito rica, com 28 capítulos contendo as máximas de Jesus, as considerações de Kardec e instruções dos espíritos, que são mensagens ditadas pelos espíritos mais evoluídos que passaram pelo planeta Terra, mensagens grandiosas e ricas de ensinamentos. Vamos encontrar também no ESE, sete citações do Velho Testamento e cento e trinta e quatro citações do Novo Testamento.

Kardec desenvolveu no ESE quinhentos títulos, ou seja, quinhentos assuntos distintos, relativos à parte moral do homem, assuntos que produzem o crescimento espiritual do ser humano.

Os 28 capítulos que constituem a obra, possuem uma estrutura, não foram elaborados de maneira aleatória. Cada capitulo vai sucedendo ao outro, de maneira que, didaticamente, nós possamos ir aprendendo as lições do Mestre. Então há uma ordem, há uma sequência.

Muitos de nós, adquirimos o hábito de abrir o Evangelho ao acaso, isso é muito positivo para nossas reflexões, pois muitas vezes a espiritualidade nos traz uma mensagem que precisamos naquele momento, mas quando vamos estudar o Evangelho, é importante entendermos que ele está organizado de uma maneira sequenciada para que nós possamos a partir de um capítulo ter a base de entendimento para o capítulo seguinte.

Os Capítulos de I a IV representam a base do Evangelho, é o entendimento desses capítulos que nos proporcionará os elementos necessários para a compreensão dos outros capítulos.

Os Capítulos de V a X analisarão as Bem Aventuranças, ensinamento precioso de Jesus. Esses capítulos representam o processo de redenção individual, ou seja, representam o nosso processo evolutivo, que não é simples.

Os Capítulos de XI a XVII nos traz uma sequência de exercícios diários que precisamos fazer para atingirmos o estado de bem-aventurados. Lembremos que Kardec organizou as máximas de forma metódica, então, no Cap. XI - Amar ao próximo, pois aqui é algo mais fácil e, sequencialmente, no Cap. XII- Amai aos inimigos, algo um pouco mais difícil e a partir daí ele vai nos instruindo até o Cap. XVII – Sede Perfeitos, dando-nos uma base importante para nossa redenção individual e assim atingirmos o estado de bem-aventurados.

Os Capítulos de XVIII a XXVI – trata da Redenção Coletiva, cada capítulo se refere a uma temática de nossa vida coletiva, nossa vida social, pois todos nós interagimos com nossos semelhantes e influenciamos e somos influenciados por todos os que estão ao nosso redor. No Cap. XVIII – Muitos os chamados, poucos os escolhidos - nos mostra que na coletividade, o convite é feito a todos, mas nem todos tem condições de atender, alguns preferem não atender a tarefa da renovação intima e de construção de um mundo melhor.

Depois, Allan Kardec encerra o ESE com dois capítulos muito importantes:

Capítulos XXVII - Pedi e Obtereis e XXVIII – Coletânea de preces – prece para todas as situações.

Mas porque Allan Kardec encerra com essas preces? Porque a prece é o momento em que nós podemos nos unir ao Criador, nos religar e a palavra religião no espiritismo, no seu aspecto religioso, atende esse propósito: unir a criatura ao Criador.

E assim, podemos verificar que essa estrutura do ESE nos lembra a vida de Jesus.

- A base como a verdade.

- A redenção Individual – como o Caminho.

- A redenção coletiva – como a Vida.

Jesus nos disse Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e é com base nesse ensinamento que Kardec elabora a estrutura do Evangelho. Essa obra que é o maior Código Moral que a humanidade poderia receber.

Ao estudar o ESE, vamos compreendendo que todos nós temos condições internas para seguir os exemplos de Jesus.

Com este estudo aprendemos a desenvolver nosso potencial divino e compreendemos que seguir esses exemplos não é só para os santos. Não é preciso ser pessoa especial para vive-los. Todos nós somos filhos de Deus, todos podemos ser sábios e bons. Se assim não fora, Jesus não teria dito: "Sede perfeitos!". E Ele o disse para todos nós, que fazemos parte da humanidade terrestre.

A Doutrina Espírita torna clara e inteligível a mensagem de Jesus, auxiliando-nos no entendimento, no esforço de colocá-la dentro de nós, para que nos tornemos pessoas dignas e úteis a todos.

Iniciamos hoje um estudo de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" esperando a participação e colaboração dos que se dispuserem a fazê-lo conosco, nessa busca para melhor compreendê-lo e vivenciá-lo no nosso dia-a-dia.

Na próxima semana estudaremos o Prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo. (**) "Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente." Jesus. (MATEUS, 18:20.)Este livro foi publicado, inicialmente, com o título de Imitação do Evangelho. Kardec explica o seguinte: Mais tarde, por força das observações reiteradas do Sr. Didier e de outras pessoas, mudei-o para Evangelho Segundo o Espiritismo”. Trata-se do desenvolvimento dos tópicos religiosos de O Livro dos Espíritos, e representa um manual de aplicação moral do Espiritismo.

A 9 de agosto de 1863, Kardec recebeu uma comunicação dos seus Guias, sobre a elaboração deste livro. A comunicação assinalava o seguinte: “Esse livro de doutrina terá influência considerável, porque explana questões de interesse capital. Não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas de que necessita, como as nações, em sua vida prática, dele haurirão instruções excelentes. Fizeste bem ao enfrentar as questões de elevada moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos”.

Em comunicação posterior, a 14 de setembro de 1863, declaravam os Guias de Kardec: “Nossa ação, principalmente a do Espírito da Verdade, é constante ao teu redor, e de tal maneira, que não a podes negar. Assim não entrarei em detalhes desnecessários, sobre o plano da tua obra, que, segundo os meus conselhos ocultos, modificaste tão ampla e completamente”. Logo adiante acentuavam: “Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes, e já podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte”.

Estas comunicações, cuja leitura completa pode ser feita em Obras Póstumas, revelam-nos a importância fundamental de O Evangelho Segundo o Espiritismo, na Codificação Kardeciana. Enquanto O Evangelho dos Espíritos nos apresenta a Filosofia Espírita em sua inteireza e O Livro dos Médiuns, a Ciência Espírita em seu desenvolvimento, este livro nos oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Livro de cabeceira, de leitura diária obrigatória, de leitura preparatória de reuniões doutrinárias, deve ser encarado também como livro de estudo, para melhor compreensão da Doutrina. A comunicação do Espírito da Verdade, colocada como prefácio, deve ser lida atentamente pelos estudiosos, pois cada uma de suas frases tem um sentido mais profundo do que parece à primeira leitura.

A Introdução e o Capítulo I constituem verdadeiro estudo sobre a natureza, o sentido e a finalidade do Espiritismo. Devem ser estudados atenciosamente, e não apenas lidos. Formam uma peça de grande valor para a verdadeira compreensão da Doutrina.

JOSÉ HERCULANO PIRES

Tradutor"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]


E assim, Senhor Jesus, gratos somos pelos ensinamentos de hoje e por tudo que temos, elevamos nossos pensamentos ao Pai de Bondade com a prece que nos ensinou, rogando por todos aqueles que, encarnados e desencarnados, estão passando por momentos de aflição, dores e sofrimentos. Rogando pelos nossos queridos e nossos lares, pedindo que nossas águas sejam fluidificadas e que nossos lares sejam inundados com tuas bençãos de Luz.

Graças vos damos agora e sempre.

“Pai Nosso que estias nos céus, santificado seja o Vosso Nome...”

Que assim seja.


(*) Oração do Santo de Assis trazida por Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco

(**) Fonte: LE, LM, Obras Póstumas, Cosme Massi, Haroldo Dutra, leda Almeida, entre outros.PAZ E BEM!