Estudo:

Autoamor.

Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim


Trata-se de um trecho de uma música gravada por Ultraje a Rigor, composta por Roger, um dos componentes do grupo. 
A letra retrata alguém que se encontrou ou se reencontrou, depois de uma longa procura. E, quando se encontra, diz que terá uma nova vida, e será feliz, sempre ao meu lado.
Também é um ensinamento bíblico, quando Jesus nos diz: amarás ao seu próximo como a si mesmo. No entanto ninguém ama ao próximo como a si mesmo, senão ama realmente a si mesmo. Amar a si mesmo é se autovalorizar, auto cuidar, auto respeitar e outros "autos", que muitas vezes esquecemos ou negligenciamos.
Amar a si mesmo é ter o cuidado com o corpo e com o espírito, além da mente e dos relacionamentos. É saber cuidar da própria saúde física, com alimentos adequados, sem vícios ou quaisquer outros meios de autodestruição. Afinal, quem se ama, não se auto destrói, e se mantém longe dos vícios e desregramentos destruidores. É saber cuidar da saúde do espírito, vivendo de tal forma a não provocar emoções e reações negativas, vivendo sempre para o amor, e não para as dores da alma.
Cuidar da mente, é manter o cérebro em bons trabalhos, jamais negligenciando o aprendizado constante, e o bom uso de cada aprendizado que temos. E nos relacionamentos, deixar de ser aquele que prejudica aos seus semelhantes, e jamais deixar que os seus semelhantes tragam sentimentos negativos.
Sabemos que existem relacionamentos tóxicos, que muitas vezes, consciente ou inconsciente, provocam destruições de caráter, de otimismo, levando à depressão, ou situações ainda piores. Que não sejamos nós, os provocadores dos relacionamentos tóxicos, e que se alguém tiver a intenção de nos prejudicar, que tenhamos nós, um forte portal de amparo a tais destruições. 
Os portais são a nossa ligação direta com Deus, e com quem pode nos levar a um equilíbrio físico emocional.
A prece, conversa sincera com Deus, em todos os ambientes que vivemos, será sempre um fortalecedor de tais portais. E mesmo que não tenhamos o hábito da prece, já nos disse André Luiz, através do nosso amigo Chico Xavier no livro Sinal Verde: Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.
E podemos fazer preces ou formular tais pensamentos em vários momentos de nosso dia-a-dia.
Gratidão também é uma forma de autoamor, pela vida, pelas experiências ou provas, pelas amizades, e por cada benefício que recebemos. Assim estaremos cada vez mais aptos a amar ao próximo, como a nós mesmos.

Texto de Valdo Garcia