Estudo:

Questões 1011 e 1012

CAPÍTULO II - DAS PENAS E GOZOS FUTUROS - Ressurreição da carne - Paraíso, inferno e purgatório.

CAPÍTULO II - DAS PENAS E GOZOS FUTUROS
 
QUESTÃO Sem Número - O LIVRO DOS ESPÍRITOS NOTA: A Questão sem nº Sobre a questão 1011 eis a Nota Especial n° 2, da Editora (FEB) (à 34ª edição, em 1974): “Em edições anteriores a esta, as questões n°s 1012 a 1019 figuraram sob os n°s 1011 a 1018, respectivamente, sem ter sido atribuído número à questão imediatamente seguinte à de n° 1010, mantendo-se, não obstante, o texto em sua incolumidade original. O lapso, nasceu, no passado, de compreensível equívoco, pois na sequência da numeração das questões o Codificador salteou o n° 1011 na 2ª edição francesa, definitiva, de março de 1860. Todavia, o texto foi mantido assim, mesmo nas quatorze edições que se seguiram até a desencarnação de Allan Kardec.” No volume XX da Coleção “Filosofia Espírita”, pág. 119, eis a Nota da Editora, incluída ao pé da página do comentário à questão sem nº: “Acatamos Nota Especial nº 02, da FEB, pág. 494 do “O Livro dos Espíritos”. Este capítulo comenta a pergunta existente entre as de nº 1010 e 1012.”.
 
Ressurreição da carne
 
Questão (sem número) : Haverá no Universo lugares circunscritos para as penas e gozos dos Espíritos segundo seus merecimentos?
 
“Já respondemos a esta pergunta. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado existe especialmente destinado a uma ou outra coisa. Quanto aos encarnados, esses são mais ou menos felizes ou desgraçados, conforme é mais ou menos adiantado o mundo em que habitam.”
ranças e consolações

Paraíso, inferno e purgatório
 
1012. De acordo, então, com o que vindes de dizer, o inferno e o paraíso não existem, tais como o homem os imagina?
 
“São simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos. Entretanto, conforme também há dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem reunir-se onde queiram, quando são perfeitos.”
 
A.K.: A localização absoluta das regiões das penas e das recompensas só na imaginação do homem existe. Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas, cuja essência infinita não lhe é possível compreender.